Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Medicina - Cirurgia Buco-Maxilo Facial - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Com relação à rinofima, assinale a opção correta.
Os pacientes com rinofima apresentam risco aumentado de desenvolver carcinoma basocelular.
A excisão tangencial associada à enxertia de pele parcial é o tratamento de escolha do rinofama.
Isotretinoína não tem benefício na redução do tamanho do rinofima.
A causa primária do rinofma é o uso abusivo de álcool.
O rinofima é mais comum em mulheres.
Em relação às doenças desmielinizantes, tem-se que:
O hipotireoidismo congênito, geralmente assintomático no período neonatal, pode ter consequências devastadoras no desenvolvimento do recém-nascido e do lactente, o que torna seu diagnóstico precoce imperioso. Portanto, é correto airmar que:
Durante a aplicação do Miniexame do Estado Mental, um idoso não conseguiu responder nenhuma das perguntas sobre orientação espacial. No teste de memória imediata, quando solicitado a repetir as palavras, repetiu todas mas, mais a frente, na evocação, não conseguiu se lembrar de uma delas. O restante do teste foi perfeito. A quantidade de pontos que ele marcou foi:
Um homem de 50 anos com história de ibrilação atrial (FA) crônica, sem outras comorbidades, foi submetido a uma ablação percutânea por radiofrequência da arritmia há cerca de 4 meses. O procedimento foi realizado com sucesso, não havendo recidiva clinicamente manifesta da FA desde então. Há cerca de 3 meses, o paciente vem apresentando dispneia progressiva, edema de membros inferiores e aumento do volume abdominal. Atualmente, encontra-se com dispneia em repouso. Nega febre ou dor torácica durante todo período. Ao exame: lúcido, orientado, taquidispneico em ar ambiente, corado, peristalse presente, ascite, anictérico, afebril. Frequência cardíaca: 96 bpm, PA: 110x60 mmHg. Murmúrio vesicular reduzido nas bases, com crepitação bilateral até nos 2/3 inferiores. Ictus do ventrículo esquerdo impalpável, ictus do ventrículo direito (VD) e choque valvar em foco pulmonar palpáveis. Ritmo cardíaco regular, em 3 tempos (B3 de VD), bulhas normofonéticas, P2>A2, sopro sistólico 3+/6+ em borda esternal esquerda que aumenta com a inspiração, turgência jugular patológica a 90º, com pressão venosa central de 16 cmH20 e onda v gigante no pulso venoso. Abdome: peristalse presente, ascite e, com pulsação hepática palpável, hepatimetria de 15 cm, espaço de Traube timpânico. Membros inferiores com edema bilateral 3+/4+, simétrico, frio, indolor, com cacifo, pulsos pediosos palpáveis. Eletrocardiograma: ritmo sinusal, sobrecarga de átrio e ventrículo direito. Radiograia de tórax: Aumento da área cardíaca, à custa de cavidades direitas. Inversão da trama vascular bilateralmente sugestiva de congestão pulmonar. Derrame pleural bilateral. Mediante o quadro apresentado acima, o diagnóstico mais provável e o exame mais indicado para conirmá-lo são:
Com relação ao tratamento da osteoartrite, assinale a opção correta.
Corticoides intra-articulares são absolutamente contraindicados.
A dor é o sintoma mais comum da doença, devendo ser tratada apenas com anti-inflamatórios não hormonais.
Estabelecer a origem correta da dor (articular ou periarticular) é importante para a escolha do tratamento mais adequado.
A abordagem cirúrgica está contraindicada.
Medidas educativas, controle de peso e exercícios não tem importância para o tratamento da osteoartrite.
Julgue os itens a seguir, referentes às síndromes psiquiátricas do puerpério.
Pacientes que desenvolvem quadros esquizofreniformes no puerpério raramente irão evoluir para esquizofrenia, portanto o tratamento com antipsicóticos não deve ser prolongado.
Com relação aos transtornos de ansiedade, julgue os itens a seguir.
A taxa de resposta ao placebo no transtorno obsessivo compulsivo é comparada à da depressão.
A respeito da esquizofrenia e do transtorno esquizoafetivo, julgue os próximos itens.
Uma das hipóteses mais aceitas para a etiologia do transtorno esquizoafetivo é a de que os pacientes com esse transtorno tenham esquizofrenia e um transtorno de humor, simultaneamente.
Considerando um recém-nascido com quadro de hipocalcemia, assinale a opção correta.
Quanto menor a idade gestacional, mais sintomática é a criança.
No hipoparatireoidismo congênito, é possível controlar a hipocalcemia com dieta rica em cálcio e pobre em fosfato.
Recém-nascidos asfixiados têm risco aumentado de hipocalcemia tardia.
Hipocalcemia precoce em recém-nascidos pré-termos está relacionada a um aumento deficiente na secreção pós-natal de PTH.
Aumento da ingestão de fosfato é causa de hipocalcemia precoce.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...