Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A progressão da doença renal deve-se, frequentemente, a alterações hemodinâmicas e hormonais secundárias. Em se tratando de nefropatia diabética, o controle desses fatores pode retardar a perda progressiva da função renal e o ingresso na diálise. A esse respeito, assinale a opção correta.
O uso de drogas que reduzem a proteinúria, como as inibidoras da enzima de conversão da angiotensina, retarda a progressão da nefropatia diabética.
Tratando-se de diabete tipo II com nefropatia, o uso de sulfonilureias agrava a doença renal.
Bloqueadores de canal de cálcio dihidropiridínicos reduzem a proteinúria e retardam a progressão da nefropatia diabética.
Em se tratando de pacientes com diabetes tipo II e doença renal crônica decorrente de nefropatia diabética, uma dieta restrita em proteínas, com 0,6 a 0,8 g/kg/dia, reduz a progressão da doença.
Há evidências de que a ingestão de proteínas de origem vegetal induz um aumento maior na taxa de filtração glomerular que a ingestão de proteínas de origem animal.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens subsecutivos.
Recomenda-se o tratamento da arritmia com amiodarona por via oral de uso contínuo.
Com relação a patologias diversas que acometem o indivíduo, suas características e sintomas, julgue os itens que se seguem.
Conjuntivite é uma inflamação crônica das bordas livres das pálpebras, geralmente bilateral, classificada, segundo a localização da lesão, em angular e ciliar ou marginal; quanto à forma de acometimento, em escamosa e ulcerosa; e, quanto à causa, em infecciosa, alérgica ou metabólica.
Texto para as questões de 40 a 43
Um paciente com noventa e cinco anos de idade, com demência de Alzheimer na fase grave, recebe atendimentos domiciliares regulares há mais de cinco anos e encontra-se acamado, com síndrome de fragilidade, osteoporose, doença do refluxo gastroesofágico e diabetes melito tipo 2. Faz uso de ácido acetilsalicílico 100 mg por dia, alendronato sódico 70 mg por semana, carbonato de cálcio 500 mg por dia, sinvastatina 10 mg por dia e aspartato de L-arginina 250 mg/dia. Na consulta anterior, a família reiterou a vontade de não mais levá-lo ao hospital se caso complicasse a doença, pois da última vez que isso ocorreu ele ficou internado na unidade de terapia intensiva por quase trinta dias. Após episódios de tosse produtiva e febre, o médico é chamado à residência e confirma o diagnóstico clínico de pneumonia. Não há sinais de hipoxemia evidentes, além de ter sido submetido à vacina pneumocócica polivalente há dois anos.Acerca da prevenção e promoção de saúde em geriatria, assinale a opção correta.
A interrupção do tabagismo, diferentemente dos jovens, não tem impacto na saúde de idosos.
Vitamina C previne câncer de cólon em idosos.
No controle do diabetes em pacientes com demência, as metas estipuladas para hemoglobina glicada são mais flexíveis.
Vitamina A previne a degeneração macular em idosos.
O uso do ácido acetilsalicílico como prevenção primária é indicado a todos idosos.
Assinale a opção que apresenta a característica clínica mais útil na distinção entre a síndrome de Cushing e os estados de pseudo- Cushing.
hirsutismo
estrias violáceas ou purpúricas menos largas do que 1 cm
miopatia proximal afetando, sobretudo, os membros inferiores
giba de búfalo
equimoses surgidas após traumatismo importante
Medicina - Clínica Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Jovem do sexo feminino, 30 anos, apresenta quadro de fraqueza, náuseas, vômitos, perda ponderal, atraso menstrual e anorexia após tratamento recente contra tuberculose pulmonar. Ao exame físico, nota-se paciente com mucosas descoradas, desidratada e com hiperpigmentação da pele nas áreas expostas ao sol. Sua pressão arterial é de 80x50 mmHg e a frequência cardíaca está em 56 bpm. Os exames laboratoriais mostram: Hb = 9,8 g/dL, hiponatremia e hipercalemia.
O tratamento de escolha dessa paciente será comesquema alternativo para tuberculose.
hidratação vigorosa e transfusão sanguínea.
hidrocortisona e fludrocortisona.
diurético e restrição hídrica.
administração de Ddavp nasal.
distúrbios hidroeletrolíticos podem ocorrer no receptor durante ou após transfusão de sangue, sendo menos provável ocorrer:
Hipocalcemia.
Hipernatremia.
Hipocalemia.
Hipercalemia.
O conhecimento dos mecanismos farmacológicos das substâncias com efeitos psicotrópicos é essencial para a prática clínica psiquiátrica. Considerando os aspectos clínicos e terapêuticos, julgue os itens a seguir relativos aos psicofármacos.
A associação de inibidores seletivos da receptação de serotonina e de inibidores da monoaminoxidase pode desencadear a síndrome serotonérgica, cujas manifestações incluem alterações do estado mental e do sistema autonômico e hiper-reatividade neuromuscular. O tratamento dessa síndrome baseia-se em medidas de suporte clínico, mas pode requerer o uso de antídotos específicos, como a ciproeptadina e a bromocriptina.
Medicina - Cirurgia Buco-Maxilo Facial - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Entre os músculos que podem compor um retalho osteomiocutâneo consta
o platisma.
o grande dorsal.
o deltotpeitoral.
o retoabdominal.
o peitoral maior.
Paciente do sexo feminino, de 31 anos, saudável, apresenta um quadro agudo de ataxia de marcha, disartria e dismetria, com melhora após 48 horas. Informa antecedente de neuralgia do trigêmio ocorrido há 2 meses. Esse quadro clínico sugere:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...