Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação a patologias diversas que acometem o indivíduo, suas características e sintomas, julgue os itens que se seguem.
É possível identificar três tipos básicos de resposta ocular às agressões: primária, ocular inflamatória e ocular específica, sendo esta causada por substâncias ativas sistemicamente, como, por exemplo, a neurite óptica associada à ingestão de metanol.
Texto para as questões de 40 a 43
Um paciente com noventa e cinco anos de idade, com demência de Alzheimer na fase grave, recebe atendimentos domiciliares regulares há mais de cinco anos e encontra-se acamado, com síndrome de fragilidade, osteoporose, doença do refluxo gastroesofágico e diabetes melito tipo 2. Faz uso de ácido acetilsalicílico 100 mg por dia, alendronato sódico 70 mg por semana, carbonato de cálcio 500 mg por dia, sinvastatina 10 mg por dia e aspartato de L-arginina 250 mg/dia. Na consulta anterior, a família reiterou a vontade de não mais levá-lo ao hospital se caso complicasse a doença, pois da última vez que isso ocorreu ele ficou internado na unidade de terapia intensiva por quase trinta dias. Após episódios de tosse produtiva e febre, o médico é chamado à residência e confirma o diagnóstico clínico de pneumonia. Não há sinais de hipoxemia evidentes, além de ter sido submetido à vacina pneumocócica polivalente há dois anos.Ainda de acordo com a situação relatada no texto, pode ser considerado um critério para o diagnóstico da síndrome da fragilidade a presença de
doença do refluxo gastroesofágico.
ganho de peso.
sarcopenia.
osteoporose.
polifarmácia.
Formas familiares raras de déficit isolado de GH podem resultar de mutações no gene GH1, responsável pela codificação do GH. Um dos tipos é decorrente de uma macrodeleção do gene GH1, com padrão de herança autossômica recessiva, e leva a ausência completa da produção de GH, com manifestações clínicas desde o nascimento. Além disso, tem como característica a formação de anticorpos anti-rhGH, embora não ocorra em todos os pacientes. Com base nessas informações, assinale a opção que define o tipo descrito acima.
tipo IA
tipo IC
tipo IB
tipo II
tipo III
Medicina - Clínica Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Paciente submetido a tireoidectomia total por quadro de carcinoma papilífero de tireoide é readmitido no hospital no quinto dia de pós-operatório, apresentando rouquidão importante e presença de sinal de Chvostek.
A conduta mais apropriada seráorientar repouso domiciliar. Trata-se de achado comum e benigno no pós-operatório dessa cirurgia.
chamar imediatamente o cirurgião por suspeita de hematoma compressivo da loja operatória.
descomprimir a região da cirurgia com a retirada cuidadosa dos pontos cirúrgicos.
internar o paciente em unidade de terapia intensiva e iniciar reposição intravenosa de cálcio.
iniciar prontamente a reposição de hormônio tireoideano, em ambiente hospitalar.
Em relação às patologias cardiovasculares, seu tratamento medicamentoso e a doação de sangue, assinale a alternativa incorreta.
A insuficiência cardíaca assintomática não contraindica a doação.
Pacientes em uso de diurético podem ser doadores, devendo serem orientados a fazer hidratação oral prévia mais vigorosa.
Pacientes em uso de amiodarona não podem ser doadores enquanto estiverem em uso do medicamento.
Pacientes em uso de clonidina só poderão fazer doação de sangue após 48 horas da suspensão do medicamento pelo médico assistente e avaliação caso a caso.
O conhecimento dos mecanismos farmacológicos das substâncias com efeitos psicotrópicos é essencial para a prática clínica psiquiátrica. Considerando os aspectos clínicos e terapêuticos, julgue os itens a seguir relativos aos psicofármacos.
O uso de glicocorticoides está associado ao aparecimento de sintomas psiquiátricos, e o tratamento com antidepressivos tricíclicos pode atenuar as alterações de humor por eles induzidas.
Medicina - Cirurgia Buco-Maxilo Facial - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A inervação motora do músculo orbicular da boca é causada pelo
ramo bucal do sétimo par craniano.
nervo mentual.
nervo infraorbital.
nervo infratroclear.
ramo marginal da mandíbula do nervo facial.
A Esclerose Múltipla (EM) pode ser definida como uma doença desmielinizante, autoimune e inflamatória do SNC. Nesse sentido,
Recém-nascido de parto normal a termo, sexo masculino, com 56 horas de vida, pesando 3200g, regular estado geral, mamando ao seio, apresentava abdome muito globoso, com palpação mal deinida de alças e sem relato de eliminação de mecônio. Já havia vomitado algumas vezes, sem choro ao achado (sem dor) ou sinais de luta intestinal. A radiograia de abdome não mostrou sinais claros de obstrução nem de edema de alças, mas uma área de cólon descendente parecia dilatada e não havia presença de ar ou fezes abaixo da dilatação. Com estas características, a hipótese diagnóstica mais provável seria:
Em paciente portador de diabetes melito tipo 1. E) Imagem de infarto isquêmico extenso à TC do crânio.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...