Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma mulher de 68 anos com diabetes, hipertensão e hipotireoidismo de longa data, em uso de enalapril, levotiroxina e metformina, é levada à emergência após um quadro de síncope. O marido relata que na última semana a paciente vinha apresentando tonteira, dispneia progressiva e edema de membros inferiores. A síncope ocorrera pela manhã, ao levantar para ir ao banheiro, negando pródromos, dor torácica, traumatismo craniano ou liberação esincteriana. Além disso, estava em uso de diclofenaco 50mg 4 vezes/dia há 2 semanas devido à artralgia no joelho direito. Ao exame: sonolenta, mas facilmente despertável, com lapping induzido, taquipneica em ar ambiente e com leve esforço respiratório. Corada, acianótica, anictérica, afebril. Frequência cardíaca: 35 bpm; pressão arterial: 100x60 mmHg; murmúrio vesicular reduzido nas bases com crepitação nos 1/3 inferiores bilateralmente; ritmo cardíaco regular em 2 tempos, bulhas normofonéticas, sem sopros ou atrito pericárdico, pulso venoso com onda a em canhão, turgência jugular patológica a 60º; abdome lácido, levemente doloroso à palpação profunda do hipocôndrio direito; membros inferiores com edema 2+/4+ simétrico com cacifo até joelhos. O diagnóstico mais provável do quadro acima e o tratamento mais adequado, respectivamente, são:
Em relação à osteoartrite, assinale a opção correta.
Na maioria dos casos, a doença atinge articulações de forma unilateral.
Trata-se da doença articular mais comum.
A maioria dos pacientes portadores de alterações radiológicas apresenta sintomas da doença.
A dor é causada apenas pela degeneração da cartilagem articular.
As articulações mais acometidas são punhos e tornozelos.
Julgue os itens seguintes, acerca da psiquiatria da infância e da adolescência.
Durante o exame psiquiátrico infantil, se houver suspeita de abuso ou negligência, é essencial a coleta de informações com vários informantes, em separado, para avaliação de inconsistências nos relatos, pois frequentemente as crianças não revelam os abusos.
Com relação aos transtornos de ansiedade, julgue os itens a seguir.
A fobia específica é o segundo transtorno mental mais comum entre os homens.
Acerca dos transtornos relacionados ao uso de substâncias psicoativas, julgue os itens a seguir.
Os efeitos comportamentais da cocaína são atribuídos principalmente a seus efeitos nos receptores de dopamina (tipo D1 e D2), embora receptores de serotonina e noradrenalina também sejam implicados.
No que se refere às competências dos médicos que prestam assistência médica ao trabalhador, independentemente de especialidade ou local em que atuem, julgue os itens de 117 a 120. Cabe à empresa informar no perfil profissiográfico previdenciário (PPP) o diagnóstico, conforme Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID), do exame alterado, pois trata-se de notificação compulsória que deve constar na comunicação de acidente do trabalho (CAT), situação para a qual a medicina do trabalho não pode se opor sob quaisquer argumentos, até porque a enfermagem do trabalho poderá fazê-lo também.
Considerando uma criança com cinco anos de idade com quadro de diabetes insípido central (DIC), assinale a opção correta.
O uso concomitante de carbamazepina e DDAVP diminui o efeito deste.
O DDAVP não pode ser usado por via oral.
Leucemia é a doença infiltrativa que mais comumente leva ao diabetes insípido.
Nas mutações conhecidas que levam ao DIC, é mais frequente a alteração da neurofisina.
No DIC idiopático, é comum o achado de hiperprolactinemia.
Um paciente, com trinta e cinco anos de idade, não aderente à prescrição dietética, foi atendido no ambulatório com doença renal crônica. Ele informou que participa de um programa de hemodiálise e que faz uso de carbonato de cálcio 500 mg no desjejum, no almoço e no jantar. Seus últimos exames mostraram cálcio sérico = 10,5 mg/dL, fósforo = 7,5 mg/dL e PTH =300 ng/mL.
Considerando esse caso clínico, assinale a opção correta.O uso de quelantes a base de cálcio tem sido associado à menor incidência de PTH baixo, se comparado ao uso de cloridrato de Sevelamer (quelante de fósforo).
Para o paciente em tela devem-se indicar dieta com baixo consumo de alimentos ricos em fósforo e aumento da dose do quelante em uso.
O referido paciente deve iniciar imediatamente o uso de calcitriol.
O produto cálcio versus fósforo está abaixo do recomendado para a condição clínica do paciente.
Como a taxa de filtração glomerular do paciente é menor que 15 mL/min/1,73 m2 (estágio 5), seu fosfato sérico deve ser mantido entre 3,5 e 5,5 mg/dL.
Em relação ao sistema neurológico e suas doenças, julgue os próximos itens.
No diagnóstico diferencial entre vertigem de origem central e periférica, destaca-se a vertigem paroxística posicional benigna, que é caracterizada por episódios de vertigem de curta duração menos de um minuto , desencadeados por movimentos da cabeça ou por determinadas posições, além de nistagmo do tipo rotatório observado no exame clínico.
Com relação a patologias diversas que acometem o indivíduo, suas características e sintomas, julgue os itens que se seguem.
Os transtornos mentais e do comportamento relacionados ao trabalho resultam não de fatores isolados, mas de contextos de trabalho em interação com o corpo e aparato psíquico dos trabalhadores. Tais ações, implicadas ao ato de trabalhar, podem atingir o corpo do trabalhador, produzindo disfunções e lesões biológicas, além de reações psíquicas às situações de trabalho patogênicas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...