Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Malassezia furfur é encontrada em grande quantidade nas lesões de
A pesquisa de luxação congênita do quadril é obrigatória no 1º exame físico. Assinale a assertiva correta?
Adolescente de 13 anos, obeso, negro, refere que jogando bola sentiu dor na face ântero-medial da coxa esquerda e no joelho ipsilateral. No exame físico o sinal de Drehmann é positivo. Diante desse caso clínico, o diagnóstico mais provável é:
Em relação ao eritema nodoso, assinale a opção correta.
Trata-se de nódulo geralmente indolor localizado nos membros superiores e na face.
Histologicamente caracteriza-se como uma paniculite septal.
Ocorre piora das lesões durante o uso de corticoides sistêmicos.
Por ser um quadro de rápida resolução, não é indicada a realização de biopsia das lesões.
Em 80% dos casos, é possível determinar a sua causa.
Julgue os itens a seguir, relativos a transtornos psicóticos.
Considere que um paciente diagnosticado, havia doze anos, com esquizofrenia tenha apresentado, na última avaliação, episódio maníaco, que durou cerca de dois meses. Nessa situação, é correto afirmar que esse paciente apresenta um transtorno esquizoafetivo.
Acerca da esquizofrenia, julgue os itens a seguir.
A prevalência da doença entre gêmeos monozigóticos de paciente com esquizofrenia é de cerca de 20%.
Julgue os próximos itens, referentes a transtorno depressivo em idosos.
Embora seja amplamente prescrito para idosos deprimidos, o citalopram deve ser usado com cautela e em doses menores que as habituais, devido ao risco de prolongamento do intervalo QT do eletrocardiograma nessa população.
A propósito de saúde e segurança do trabalho, julgue os seguintes itens. Fazer uma lista indiscriminada de exames por ocupação não constitui uma boa prática da medicina do trabalho, uma vez que os riscos reais aos quais está exposto um trabalhador dependem do ambiente em que ele trabalha, e não de sua profissão. Assim, se houver, por exemplo, dois pedreiros, e respectivamente um trabalhar em ambiente ruidoso e outro não, o primeiro deverá ser submetido à audiometria, o segundo, não.
Uma adolescente, com dezesseis anos de idade, obesa, com menarca há quatro anos, apresenta ciclos menstruais regulares, hirsutismo moderado e acantose nigrans em pescoço e axilas. Os exames laboratoriais confirmaram o diagnóstico de síndrome de ovários policísticos (SOP).
Com relação a esse caso clínico, assinale a opção correta.Os níveis de LH e FSH são fundamentais para o diagnóstico.
A existência de ciclos menstruais regulares descarta a ocorrência de ciclos anovulatórios.
Tipicamente, essa adolescente deve ter níveis de SHBG aumentados devido ao aumento de testosterona e insulina.
A prevalência de diabetes melito tipo 2 nas mulheres com SOP é igual à de mulheres obesas de mesma idade sem a síndrome.
Nascer pequena para a idade gestacional e ter tido pubarca precoce são fatores associados à síndrome em questão.
Um paciente, com cinquenta e seis anos de idade, tabagista, diagnosticada com diabetes melito há mais de vinte anos, não insulino-dependente, hipertenso controlado, que toma 10 mg/dia de amlodipina e glucoformina 850 mg duas vezes ao dia, relatou na última avaliação médica que sua dieta é irregular. Os exames médicos por ele realizados, durante essa avaliação, evidenciaram os seguintes resultados: microalbuminúria = 60 μg/min; creatinina sérica =1,4 mg/dL; potássio sérico = 4,8 mEq/L e hemoglobina glicosilada = 7,5 %.
A partir desse caso clínico, assinale a opção correta.Os níveis de pressão arterial e o hábito de fumar não são fatores de risco para a progressão da nefropatia.
A utilização de drogas inibidoras da enzima de conversão da angiotensina ou inibidoras do receptor AT1 da angiotensina está contraindicada no caso de tendência à hiperpotassemia.
A ausência de elevada excreção urinária de albumina exclui o diagnóstico de nefropatia diabética.
Em pacientes com diabetes tipo II, o aparecimento da nefropatia diabética é muito raro.
Em pacientes com diabetes tipo II, a presença de microalbuminúria é um marcador de risco para doenças cardiovasculares.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...