Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A respeito da parada cardiorrespiratória (PCR) e da ressuscitação cardiopulmonar, julgue os itens subsequentes.
A maioria das PCRs em adultos em ambiente hospitalar decorre de ritmos como fibrilação ventricular e taquicardia ventricular sem pulso.
Um servidor público com trinta anos de idade procurou a emergência de um hospital por apresentar, havia duas horas, dispneia associada à tosse seca, chiados no peito e dor torácica. O exame físico mostrou um paciente comunicando-se por meio de frases incompletas, com aumento da frequência respiratória, frequência cardíaca de 120 bpm, uso de musculatura acessória e sibilos expiratórios difusos. A oximetria de pulso revelou saturação de oxigênio de 91%.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens seguintes, levando em consideração as Diretrizes da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia para o Manejo da Asma de 2012.
A realização de exames complementares é de pouca valia para a identificação de comorbidades ou de complicações da asma.Com base na Resolução do Conselho Federal de Medicina n.º 1.942/2010, que estabelece normas seguras para o tratamento cirúrgico da obesidade mórbida, definindo indicações, procedimentos e equipe, assinale a opção correta.
Na nova Resolução, diferentemente da de 2005, não é mais considerado o critério de obesidade estável há pelo menos cinco anos para indicação do tratamento cirúrgico.
Uma das indicações de cirurgia bariátrica é a de pacientes com IMC superior a 35 kg/m2 e afetado por qualquer comorbidade.
Idosos e jovens entre 16 e 18 anos de idade não podem ser operados.
O tempo de tratamento clínico insatisfatório para indicação cirúrgica é de pelo menos 1 ano.
Essa Resolução é apenas para informação sobre a opinião do Brasil em relação ao assunto.
Tendo como base a literatura mundial, os germes abaixo são considerados os principais agentes etiológicos das pneumonias adquiridas na comunidade, EXCETO:
vírus respiratórios.
Chlamydophila pneumoniae.
Staphylococcus aureus.
Streptococcus pneumoniae.
Mycoplasma pneumoniae.
Medicina - Clínica Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Homem, 58 anos, sem antecedentes mórbidos, encontra-se caído no final da escada de seu escritório. Refere que, ao tentar descer, por cerca de 30 degraus, perdeu o equilíbrio e caiu, tendo rolado por toda a escada. Apresenta-se lúcido, orientado, conversando com coerência. Nota-se ferimento cortocontuso em região occipital e refere dor em região lombar, com dificuldade para movimentar as pernas. O membro inferior direito apresenta rotação externa.
Assinale a alternativa correta em relação ao atendimento inicial a esse paciente.Verificar respiração, checar pulsos centrais e colocá-lo em posição de recuperação (sentado com as pernas esticadas) e aguardar que o SAMU seja chamado e chegue ao local do acidente.
Certificar-se de que o paciente está lúcido, orientado, checar se tem pulsos e se está respirando. Solicitar que se sente e, com auxílio, poderá ser colocado em uma cadeira de rodas.
Assegurar-se de que se encontra respirando sem dificuldade e providenciar um colar cervical. Caso este não esteja disponível, não movimentar o paciente, ou movimentá-lo em bloco, sempre estabilizando a coluna cervical.
Transferi-lo prontamente a um centro ortopédico pela alta probabilidade de fraturas. Recomenda-se o transporte por pelo menos dois socorristas, sendo que um dos dois deverá manter o membro inferior direito do paciente sem fletir, enquanto o outro poderá carregá-lo nos braços.
Fazer uma tala com um cabo de vassoura, amarrando- o ao membro inferior direito, e o paciente poderá ser levado ao hospital caminhando com auxílio.
Em politraumatizados a hipotermia, aferida em reto, esôfago e bexiga, deve receber atenção redobrada, uma vez que, com a temperatura abaixo de 28 ºC, pode ocorrer
agitação pelo sistema nervoso central.
aumento do débito cardíaco pelo sistema cardiovascular.
congestão e edema pulmonar pelo sistema respiratório.
hiperreflexia pelo sistema nervoso periférico.
aumento do fluxo sanguíneo e poliúria pelo sistema renal.
Diante de quadro de lesões extensas e complexas da veia cava infrarrenal, a técnica cirúrgica mais indicada para a correção das lesões em paciente instável hemodinamicamente é
ressecção e interposição de enxerto de dacron.
ressecção e interposição de enxerto de safena.
ressecção e interposição de enxerto de safena.
sutura contínua.
remendo de veia.
Com relação ao tratamento clínico e operatório na enterocolite necrosante (EN), assinale a opção correta.
A abordagem para o tratamento cirúrgico da EN, quando indicada, faz-se por laparotomia mediana, para avaliação de todo o intestino delgado e grosso.
A estenose intestinal após tratamento clínico da EN ocorre principalmente no íleo distal (65%).
A presença de pneumoperitônio na radiografia simples de abdome é indicação absoluta de tratamento cirúrgico da EN (laparotomia ou drenagem peritonial).
A síndrome do intestino curto, associada ao tratamento cirúrgico da EN, ocorre em aproximadamente 50% dos sobreviventes.
No paciente com quadro clínico estável de EN, mas com alça fixa, a intervenção operatória é mandatória.
Medicina - Cirurgia de Cabeça e Pescoço - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Texto para as questões de 66 a 69
Um paciente com cinquenta anos de idade, agricultor, com pele clara e olhos claros, chegou ao ambulatório com múltiplos tumores de pele.Assinale a opção que contém a classificação histopatológica do tipo de carcinoma que acomete a pele de pacientes com caso clínico semelhante ao apresentado.
bem diferenciado, moderadamente diferenciado e pouco diferenciado
bem diferenciado, moderadamente diferenciado e papilar
bem diferenciado, medular e pouco diferenciado
oxilílico, moderadamente diferenciado e pouco diferenciado
medular, oxifílico e papilar
Em relação às Demências, constata-se que:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...