Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Paciente de 78 anos, cardiopata, iniciou há 5 dias quadro de rebaixamento do nível de consciência de forma intermitente, pois apresentava períodos de lucidez e agitação motora. Fazia uso regular de medicamentos para o coração, mas nos últimos 10 dias, de forma irregular. Há cerca de 2 semanas estava apresentando polaciúria e inapetência. Sua filha comentou que nos últimos 2 anos estava apresentado um déficit de memória para fatos recentes, mas que não chegava a atrapalhar suas atividades de vida diária. O exame neurológico não apresentava déficits focais. Diante desse quadro, constata-se que:
Idosa de 87 anos foi trazida pela filha ao consultório médico após ter sofrido duas quedas sem maiores consequências traumáticas, enquanto andava de dia dentro de casa. Apresentou IMC = 19, critérios para a síndrome de fragilidade e fazia uso de rivastigmina, memantina, losartan, vitamina D e aspirina. Segundo a filha, o apartamento havia sido adaptado para a maior segurança e conforto da idosa, com colocação de barras de apoio no banheiro e corrimão no corredor. Visando estabelecer estratégias para a redução de riscos relacionados a quedas no futuro, a intervenção mais efetiva a ser indicada é:
A artrite reumatoide está tipicamente presente nas articulações
A hemorragia intraventricular é uma patologia de grande morbi-mortalidade no RN prematuro. Em relação a esta patologia dizemos que:
Ao examinar pacientes com fratura de metacarpais e/ou falanges, devemos estar atentos para possíveis desvios rotacionais. O acidente que serve classicamente como ponto de referência para identificação do desvio, quando flexionamos os dedos em direção a palma da mão é o(a):
Com relação às espondiloartropatias, assinale a opção correta.
Nas doenças inflamatórias intestinais (doença de Crohn e retocolite ulcerativa), o curso clínico das manifestações articulares costuma estar dissociado da atividade da doença intestinal.
A maioria dos pacientes com espondiloartrite indiferenciada permanece com o mesmo diagnóstico após dez anos da avaliação.
As artrites reativas devem ser tratadas com antibióticos mesmo na ausência de identificação de um agente infeccioso.
Cerca de 90% dos casos de artrite reativa evoluem para cronicidade.
A uretrite provocada pela Chlamydia trachomatis nas artrites reativas difere clinicamente da uretrite gonocócica: aparece tardiamente (cerca de duas semanas após a contaminação) e, quando a manifestação articular surge, a secreção uretral costuma estar discreta ou resolvida.
Medicina - Médico Legista/Necrotomista - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Acerca das pneumoconioses, julgue os itens subsecutivos.
A silicose é classificada como doença profissional típica do grupo I de Schilling.
Julgue os itens a seguir, relativos a transtornos psicóticos.
Os sintomas negativos da esquizofrenia incluem anedonia, embotamento afetivo, avolição e redução da atividade social, não estando associados à redução da função executiva e da capacidade intelectual geral.
Acerca da esquizofrenia, julgue os itens a seguir.
Os indivíduos nascidos no inverno e no início da primavera têm mais chance de desenvolver a doença.
A respeito dos fármacos utilizados em psiquiatria, julgue os itens de 61 a 66.
Em paciente clinicamente estável que esteja em tratamento com tioridazina, a substituição da fluoxetina pelo citalopram induz recaída em decorrência da redução do nível sérico do antipsicótico.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...