Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Tendo em vista que o estabelecimento do nexo causal entre risco ocupacional e doenças do trabalho em nível ambulatorial é fundamental para a prevenção e para que o médico do trabalho as diagnostique ainda na fase inicial, julgue os itens seguintes. A radiografia de tórax é um exame complementar obrigatório para todos os casos de emissão de atestado de saúde ocupacional.
Com relação aos resultados práticos das fraturas do quadril, assinale a opção correta.
A mortalidade dos pacientes da sexta década de vida está associada à presença de neoplasias.
O tratamento pelo método da fixação interna proporciona altos índices de pseudoartrose.
Pesquisas sobre artroplastia do quadril pós-fratura em pacientes com menos de sessenta anos de idade fornecem bons resultados.
A osteoporose não é uma alteração metabólica associada às fraturas do quadril.
As fraturas estatisticamente são unimodais e não associadas a outras fraturas.
A respeito de psicopatologia, julgue os próximos itens.
Cataplexia refere-se a um acentuado aumento do tônus postural.
No que se refere aos transtornos por uso de substâncias, julgue os itens que se seguem.
A cafeína é a substância psicoativa mais consumida no mundo e, segundo o DSM-IV-TR, doses acima de 250 mg podem causar intoxicação em pessoas que não costumam fazer uso de bebidas cafeinadas.
Julgue os itens de 81 a 91, considerando a legislação pertinente a saúde e segurança do trabalho, conhecimentos gerais de higiene do trabalho e epidemiologia. Constitui crime de periclitância em relação à vida deixar a empresa de cumprir as normas de segurança e higiene do trabalho, bem como deixar de prestar informações pormenorizadas sobre os riscos da operação a executar e do produto a manipular.
Um menino, com dois anos de idade, em G3P3, com aumento da velocidade de crescimento e idade óssea avançada e sem outros sinais ou sintomas, refere ter dois tios paternos com quadro semelhante na infância. Exames laboratoriais mostram níveis altos de testosterona e LH e FSH impúberes. Não há alterações em outros eixos hormonais. Com relação ao caso clínico relatado, assinale a opção correta.
O exame histopatológico dos testículos mostrará hiperplasia das células de Sertoli, com intensa espermatogênese.
O quadro acima é causado por uma mutação no éxon 3 do receptor do LH.
A mutação responsável pelo caso descrito acima não causa doença em mulheres.
Essa doença geralmente vem acompanhada de fibrose óssea poliostótica.
O tratamento da doença é feito com análogo do LHRH.
O comportamento alimentar se define como respostas comportamentais ou sequenciais associadas ao ato de alimentar, maneiras ou modos de alimentar, padrões rítmicos da alimentação. Esse tipo de comportamento é influenciado por condições sociais, demográficas e culturais, pela percepção individual e dos alimentos, por experiências prévias e pelo estado nutricional. As carências nutricionais são definidas como situações em que a ausência de consumo, ou o consumo em quantidades insuficientes, de um ou mais nutrientes, resultam na instalação de processos orgânicos adversos para a saúde. Os quadros de anorexia, alopecia, lesões cutâneas seborreicas, craniotabes e pressão intracraniana são vistos na(s) seguinte(s) condição(ões)
I. hipovitaminose A;
II. anemia ferropriva;
III.hipervitaminose A.
Está(ão) correta(s) a(s) alternativa(s)
A dor neuropática é decorrente de lesão ou doença, afetando o sistema somatossensitivo. O diagnóstico deve se basear na história, no exame físico, em questionários específicos, testes laboratoriais que utilizam instrumentos quantitativos e medida de respostas objetivas, além do teste sensitivo quantitativo. Os exames laboratoriais necessários irão depender da suspeita diagnóstica. Assinale a alternativa que NÃO relaciona corretamente a suspeita diagnóstica com o exame laboratorial a ser solicitado.
Texto para as questões 69 e 70
Maria, costureira, com cinquenta e cinco anos de idade, apresenta quadro crônico de dor em punhos e mãos, principalmente à direita, com sensação de formigamento no 1.º, 2.º e 3.º quirodáctilos direitos. Eventualmente, a dor acomete todo o membro superior direito, inclusive o ombro.Com base no caso clínico descrito, a hipótese diagnóstica mais provável para essa paciente é
síndrome do túnel do carpo.
síndrome do pronador quadrado.
doença de De Quervain.
síndrome do desfiladeiro torácico.
síndrome do canal de Guyon.
Um paciente, com sessenta e dois anos de idade, com antecedentes de hipertensão arterial sistêmica e dislipidemia, em tratamento com cardiologista, procurou um endocrinologista devido ao diagnóstico recente de diabetes, em avaliação laboratorial de rotina (apresentou glicemia de jejum de 142 mg/dL e, duas semanas depois, com a repetição do exame, o resultado foi de 138 mg/dL). Ao exame físico, apresentou PA de 140 mmHg × 90 mmHg, FC de 88 bpm, IMC de 32 kg/m2, circunferência abdominal de 114 cm, e acantose nigricans cervical. Não foram observadas outras alterações. O paciente foi orientado a respeito da doença, da importância de um bom padrão alimentar e da atividade física, e encaminhado a um nutricionista. Foi iniciado tratamento com antidiabético oral e o paciente foi informado a respeito da importância de se rastrearem complicações microvasculares ao longo do acompanhamento.
Acerca do caso clínico apresentado, assinale a opção correta.A conduta adotada está incorreta, pois para se estabelecer o diagnóstico de diabetes seria necessária a realização de um teste oral de tolerância à glicose.
Esse rastreamento pode ser feito por meio da realização de fundoscopia, microalbuminúria/proteinúria, e avaliação neurológica das extremidades inferiores, iniciados na ocasião do diagnóstico e repetidos anualmente ou com menor frequência de acordo com alterações eventualmente encontradas.
Esse rastreamento pode ser feito por meio da realização de depuração de creatinina (clearance de creatinina), medida da pressão intraocular, e avaliação neurológica das extremidades inferiores, iniciados na ocasião do diagnóstico e repetidos anualmente ou com menor frequência de acordo com alterações eventualmente encontradas.
Esse rastreamento pode ser feito por meio da realização de fundoscopia, microalbuminúria/proteinúria, e avaliação neurológica das extremidades inferiores, iniciados 3 a 5 anos após o diagnóstico e repetidos anualmente ou com menor frequência de acordo com alterações eventualmente encontradas.
Esse rastreamento pode ser feito por meio da aferição da acuidade visual, microalbuminúria/proteinúria, e avaliação neurológica das extremidades inferiores, iniciados na ocasião do diagnóstico e repetidos anualmente independentemente de sintomas, uma vez que as complicações microvasculares são inicialmente assintomáticas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...