Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca de melanoma, assinale a opção correta.
Embora o melanoma possa ocorrer na infância, é rara a ocorrência de casos em pacientes com menos de dez anos de idade.
A retirada do linfonodo sentinela é mandatória em todos os casos confirmados de melanoma maligno.
A exposição solar e o histórico de queimadura solar com formação de bolhas não aumenta o risco de melanoma maligno.
Pacientes portadores de múltiplos nevos correm o mesmo risco de desenvolver melanoma maligno que pacientes com poucos nevos.
A forma mais comum de melanoma é a nodular, com pico de incidência aos quarenta anos de idade.
Considere quatro pacientes:
I. Jovem de 23 anos com gengivorragia e exame físico normal exceto pela presença de petéquias em pernas. Laboratorialmente, a única alteração é a contagem de 5.500 plaquetas/mm3. II. Mulher de 35 anos com fraqueza e dispneia. Ao exame físico está descorada. Laboratorialmente há anemia, reticulocitose e teste de Coombs positivo. O fator antinuclear é negativo. III. Homem de 40 anos com fraqueza, febre, confusão mental, icterícia sem colúria e petéquias. Laboratorialmente: anemia, plaquetopenia e grande quantidade de esquizócitos circulantes. IV. Mulher de 48 anos com astenia, equimoses e ataxia de marcha. Laboratorialmente: pancitopenia, volume corpuscular médio de 125 fL e DHL muito elevado. Esplenectomia faz parte das opções terapêuticas APENAS dos pacientesIII e IV.
I e II.
I e III.
II e IV.
I e IV.
São características dos nódulos tireoideanos malignos, EXCETO
paralisia de cordas vocais.
nódulo em jovem com menos de 14 anos de idade.
exposição à radioterapia no pescoço e face.
nódulo recente no sexo feminino.
adenopatia cervical.
Um paciente, removido pelo SAMU e admitido no Setor de Emergência, com histórico de atropelamento, estava clinicamente instável por hipotensão arterial sistêmica, agitação psicomotora, palidez cutâneo-mucosa, frequência cardíaca de 123 bpm, pulso fino, taquipneia, dor e distensão abdominal. Com base nesse quadro clínico e os diversos casos a ele relacionados, assinale a opção correta.
A quantidade de hemoperitôneo necessária para a positividade da punção abdominal, tecnicamente, bem realizada é de no mínimo 300 mL de sangue.
Não se indica punção abdominal nem lavagem da cavidade peritoneal no Setor de Emergência pela possibilidade de infecção e peritonite.
Tanto a punção abdominal quanto a lavagem peritoneal não devem ser realizadas no atendimento inicial dos traumas contusos fechados do abdome.
A punção abdominal por agulha é contraindicada em virtude da agitação psicomotora.
A lavagem da cavidade peritoneal por incisão subumbilical se impõe antes da punção abdominal.
Em casos de hipertensão renovascular, no diagnóstico anatômico da lesão arterial renal, isto é, detecção, quantificação e qualificação da estenose, considera-se padrão-ouro
os raios X simples.
a arteriografia.
a ultrassonografia.
a ressonância nuclear magnética.
a tomografia computadorizada.
Em casos de gastroquise, comprova-se que
a má rotação intestinal é achado eventual.
os doentes são pequenos para a idade gestacional e os filhos de mães jovens.
a associação com outras anomalias é comum.
a herniação hepática é frequente.
os pacientes em geral têm nascimento a termo.
Medicina - Cirurgia de Cabeça e Pescoço - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Texto para as questões de 45 a 47
Um paciente, com cinquenta anos de idade, apresentou uma tumoração de parótida. Relatou longa data de evolução (mais de cinco anos) sem aumento do tumor de 2 cm e sem paralisia facial. O tumor localiza-se na cauda (polo inferior) da glândula. O paciente procurou atendimento devido ao crescimento rápido do tumor no último mês. Ao exame físico, evidenciou-se fixação aos planos profundos, paralisia da fronte e presença de um linfonodo no nível II, com 3 cm e móvel. Ao realizar exame de punção, o diagnóstico foi de tumor maligno.Com base nesse caso clínico, assinale a opção em que é apresentado o provável diagnóstico do tumor durante os cinco anos que antecederam ao seu crescimento.
tumor de Wartin
tumor de células claras
adenoma pleomórfico
carcinoma adenoide cístico
carcinoma mucoepidemoide
Acerca do uso de beta-bloqueadores (BB) no tratamento da IC, julgue os próximos itens.
Os BBs devem ser administrados a todos os pacientes com IC de classe funcional I a IV da NYHA, inicialmente em doses baixas, que devem ser aumentadas, progressivamente, até atingirem a dose alvo de cada BB ou o máximo tolerado pelo paciente.
No pronto-socorro chega a paciente: 20 anos, vida sexual ativa, dor abdominal, intensa sudorese, sangramento vaginal leve, PA 8/4, taquicardia, hipocorada. Ao toque: colo amolecido, dor em anexo direito, abdômen com sinais de irritação peritoneal. Qual a hipótese diagnosticada?
Edema ocorre em 3 a 4% dos pacientes diabéticos recebendo monoterapia, e é mais frequente naqueles recebendo concomitantemente insulina, podendo resultar em insuficiência cardíaca congestiva. A droga é contraindicada em diabéticos classe funcional III ou IV da New York Heart Association.
O texto acima refere-se a{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...