Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O nervo periférico do plexo braquial que tem origem em todos os troncos nervosos (superior, médio e inferior) é o:
musculocutâneo.
mediano.
ulnar.
radial.
axilar.
São fatores e risco para câncer de bexiga, exceto:
sondagem vesical de demora de longa data.
tabagismo.
anti inflamatórios não esteroidais de uso crônico.
cateterismo intermitente limpo.
Foram realizados, em uma criança do sexo feminino com vinte e três meses de idade internada, 151 exames de tomografia no período de uma hora, por erro de um tecnólogo. A criança foi submetida, nesse período, segundo relatório do médico e do físico do hospital, a uma dose de radiação entre 2,8 Gy e 11 Gy, que foi por ela absorvida. A dose a que normalmente são submetidas crianças em exames pediátricos da coluna varia entre 1,5 mSv e 4,0 mSv.
Considerando somente os raios X como radiações ionizantes, julgue os itens a seguir, a partir da situação acima apresentada.
A radiação recebida pela criança poderá causar esterilidade se o exame tiver sido realizado na região pélvica.
Relacione as doenças (coluna 1) com seus achados (coluna 2).

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
III IV I II
III IV II I
IV III II I
IV III I II
II I IV III
Leia o caso clínico abaixo para às questões de 45 a 47.
Paciente de 16 anos, sexo feminino, trazida pelos pais ao psiquiatra porque tem apresentado obsessão com peso há cerca de um ano. Estes relatam que ela tem frequentado a academia todos os dias, onde faz exercícios durante aproximadamente duas horas. Na semana anterior à consulta, chegou a desmaiar enquanto fazia uma aula de bicicleta porque estava em jejum. Durante a entrevista, a paciente admite, envergonhada, que tem crises frequentes em que come tudo o que estiver em sua frente, preferencialmente doces. Nessas crises, que ocorrem quase todos os dias, chega a ingerir 5000 calorias em pouco mais de uma hora. Refere também indução regular de vômitos, mas nega uso de laxantes e diuréticos. Ao exame físico, não apresenta alterações dignas de nota. Tem 1,68m de altura e pesa 55kg.Assinale a alternativa que apresenta a medicação indicada no tratamento da paciente.
Diazepam.
Carbamazepina.
Carbonato de lítio.
Olanzapina.
Fluoxetina.
Desenvolve-se de forma insidiosa, porém progressiva, com alterações comportamentais, inabilidade de corresponder às demandas da sociedade e declínio da performance global. Os delírios e alucinações podem não ser muito evidentes. Os sintomas negativos desenvolvem-se sem serem precedidos por nenhum sintoma positivo evidente e à medida que o empobrecimento social se estabelece, o paciente pode tornar-se apático, inativo e sem iniciativas.
O quadro descrito acima corresponde ao subtipo da esquizofrenia
residual.
simples.
paranoide.
hebefrênica.
indiferenciada.
Criança de 8 anos está em tratamento para anemia ferropriva há 1 semana. Retorna ao ambulatório porque não está querendo tomar mais o sulfato ferroso, devido a dor abdominal. O desconforto pode ser minimizado com:
Administração do sulfato ferroso durante as refeições.
Uso regular de dimeticona.
Aumento da ingestão de fibras e água.
Ingestão do sulfato ferroso junto com vitamina C.
V.L. chegou ao consultório com seu filho de T.L., de 11 anos, e relatou que o menino costumava reclamar de dores abdominais e que tinha diarreias frequentes. Em meio à conversa, T. disse ao médico que queria ficar bom logo para voltar a comer seus pratos favoritos, kibe cru e carne extremamente mal passada. Diante do exposto, assinale a alternativa que representa o provável diagnóstico e o respectivo tratamento recomendado pelo médico.
Diagnóstico: infecção por Taenia solium e T. saginata. Tratamento: Praziquantel, 20-25mg/kg, dose única.
Diagnóstico: infecção por Balantidium coli. Tratamento: Metronidazol, 5-20 mg/kg/dia, 3 vezes/dia por 7 dias.
Diagnóstico: infecção por Taenia solium e T. saginata. Tratamento: Praziquantel, 10 mg/kg, dose única.
Diagnóstico: infecção por Balantidium coli. Tratamento: Praziquantel, 20-25mg/kg, dose única.
Diagnóstico: infecção por Taenia solium e T. saginata. Tratamento: Metronidazol, 5-20 mg/kg/dia, 3 vezes/dia por 7 dias.
Em relação ao câncer de ovário, analise as assertivas abaixo.
I. Idade avançada e história familiar da doença são os principais fatores de risco.
II. Menopausa precoce, nuliparidade, infertilidade (e seu tratamento com drogas indutoras de ovulação) e raça negra são fatores de risco.
III. Anticoncepcional oral, gravidez e lactação são fatores protetores.
É correto o que se afirma em
III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III.
Os músculos ciliares, exceto o reto lateral, têm como inervação
II.
IV.
III.
VI.
Quiasma Óptico.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...