Questões de Medicina

Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

De acordo com o regulamento da Previdência Social, a aposentadoria por invalidez

  • A.

    será devida ao segurado que, estando em gozo de auxílio-doença, for considerado incapaz para o trabalho e insuscetível de reabilitação.

  • B.

    dependerá da verificação da condição de incapacidade, mediante exame médico-pericial, a cargo do segurado, que poderá, às suas expensas, fazer-se acompanhar de médico de sua confiança.

  • C.

    dependerá da verificação da condição de incapacidade, mediante exame médico-pericial a cargo da Previdência Social, podendo o segurado fazer-se acompanhar de médico de sua confiança a ser remunerado pela Previdência.

  • D.

    cessará quando e se cessar a condição de invalidez.

  • E.

    está condicionada ao afastamento das atividades que tenham relação direta com a condição de invalidez, podendo o segurado permanecer no exercício de atividades não-correlatas.

Julgue as situações clínicas apresentadas nos itens subsequentes de acordo com o Programa de Atenção às Doenças Prevalentes na Infância do Ministério da Saúde do Brasil.

I Uma criança com 4 anos de idade, febre e tosse há 3 dias, frequência respiratória de 50 irm, sem tiragem intercostal, sem estridor ou sibilância não deve ter o diagnóstico de pneumonia.

II Uma criança agudamente doente, que consegue mamar no peito da mãe ou beber líquido em um recipiente, que não está vomitando e não apresenta história de convulsões não apresenta sinais gerais de perigo.

III O diagnóstico mais provável de um pré-escolar com queixa de dor e secreção purulenta visível em orelha esquerda há 5 dias é infecção aguda do ouvido.

IV Considere que uma lactente com 2 anos de idade, procedente da periferia de Brasília, seja apresentada na emergência de um hospital com relatos de estar com febre há 2 dias, vomitar tudo o que ingere e não ingerir líquidos, e que, no exame físico, apresente rigidez de nuca e petéquias distribuídas pelo corpo. Nessa situação, o diagnóstico mais provável é doença febril.

V O diagnóstico de uma criança com 1 ano de idade, diarreia há 14 dias e sangue nas fezes é desidratação grave.

Estão certos apenas os itens

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e V.

  • C.

    II e III.

  • D.

    II e IV.

  • E.

    IV e V.

Uma paciente de 48 anos de idade procurou auxílio médico no setor de pronto-socorro de um hospital com relato de que, após a ingestão de uma feijoada, passou a apresentar dor inicialmente como cólica e que evoluiu para dor contínua, localizada no hipocôndrio direito, com irradiação para o dorso e para a região escapular direita. Informou também ter apresentado náuseas e dois episódios de vômitos. Relatou ter 5 filhos (parto normal), negou outras doenças prévias. O exame físico mostrou paciente ansiosa, obesa (índice de massa corporal = 35 kg/m2), mucosas anictéricas, afebril, acianótica, pressão arterial de 125 mmHg × 80 mmHg, frequência cardíaca de 95 bpm. Exames respiratório e cardiovascular sem anormalidades. Exame do abdome mostrou hiperestesia cutânea no nível do 8.º e do 9.º espaço intercostal direito, com dor à palpação do local, presença do sinal de Murphy, sinais de irritação peritoneal ausentes, ruídos hidroaéreos presentes e normais. Os exames complementares iniciais mostraram: leucocitose moderada (14.000 células por :L) com desvio à esquerda, normobilirrubinemia, níveis normais de amilase sérica, de desidrogenase lática, de fosfatase alcalina e de transaminases (TGO e TGP), glicemia de 110 mg/dL. Foram solicitados exames de imagem para investigação diagnóstica.

A partir da situação clínica acima apresentada, julgue os itens de 5 a 10.

Como a paciente apresenta quatro critérios do escore de Ranson, é correto inferir que seu prognóstico é ruim, com elevado risco de complicações.

  • C. Certo
  • E. Errado

As hipóteses diagnósticas para o quadro clínico descrito incluem

I tireoidite de Hashimoto.

II tireoidite supurativa.

III hipotireoidismo.

IV tiroidite de Quervain.

V hipertireoidismo apático.

Estão certos apenas os itens

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    II e IV.

  • D.

    III e V.

  • E.

    IV e V.

Uma paciente hipertensa de 62 anos de idade apresenta-se com uma história de cinco dias de palpitações taquicárdicas. No exame, encontrava-se hemodinamicamente normal, com pressão arterial de 130 mmHg × 70 mmHg, FC de 98 bpm e pulso com 78 batimentos por minuto. A ausculta cardíaca revelou apenas ritmo cardíaco irregular. O ECG do paciente (derivação D2 longo) registrou o ritmo cardíaco mostrado na figura a seguir.

Com referência a esse quadro clínico, julgue os próximos itens.

A arritmia cardíaca em questão aumenta o risco de acidente vascular encefálico do tipo isquêmico.

  • C. Certo
  • E. Errado

Observe os seguintes fatores a serem considerados na educação permanente para a saúde do trabalhador:

I - incentivo à melhoria da escolaridade;

II - treinamento na atividade desenvolvida;

III - conhecimento dos riscos inerentes à atividade de trabalho e aos mecanismos de prevenção;

IV - motivação e satisfação pessoal do trabalhador.

São relevantes e desejáveis para os objetivos da educação para a saúde no trabalho os fatores

  • A.

    II e III, apenas.

  • B.

    II e IV, apenas.

  • C.

    I, II e III, apenas.

  • D.

    I, III e IV, apenas.

  • E.

    I, II, III e IV.

Considerando as doenças febris, julgue os itens a seguir.

No Brasil, particularmente durante o verão, há uma elevação importante da densidade de Aedes aegypti, que se relaciona com a ocorrência de surtos de dengue. Por ser uma doença febril aguda, a documentação de quadros de miocardite, alterações elétricas como bloqueios atrioventriculares e taquiarritmias afasta o diagnóstico de dengue.

  • C. Certo
  • E. Errado

           Uma paciente de 35 anos de idade queixa-se de dor crônica e difusa, que acomete tronco, ambos os membros superiores e o membro inferior direito. Refere que a dor é do tipo pontada, acompanhada de sensações parestésicas, e que se agrava com mudança climática e tensão emocional. Ao exame clínico, apresenta dor à palpação de nove tender points. Essa paciente foi diagnosticada como portadora de fibromialgia e foi prescrito tratamento farmacológico.

Com base nesse caso clínico, julgue os itens subsequentes.

O diagnóstico dessa paciente está provavelmente incorreto, uma vez que o caráter da dor não corresponde ao tipo mais corriqueiro, a paciente apresenta sintomas parestésicos e o número de tender points ativos é inferior ao mínimo necessário para o diagnóstico da síndrome.

  • C. Certo
  • E. Errado

qual marcador sérico é mais confiável no diagnóstico de infarto agudo do miocárdio ocorrido em renal crônico sob tratamento conservador ?

  • A.

    CK

  • B.

    DLH.

  • C.

    TGO.

  • D.

    Troponina I.

  • E.

    Troponina T.

A respeito dos aspirados celulares, julgue os itens que se seguem.

O gel utilizado para ultrassonografia pode causar citólise e induzir a diagnóstico falso-positivo por simular lesão necrótica.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...