Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca da hantavirose, julgue os itens que se seguem.
I Os reservatórios da doença são macacos.
II Tem como agente etiológico um vírus RNA da família Hantavirus.
III É transmitida por meio da inalação de aerossóis que são originados em secreções e excretas dos animais reservatórios.
IV O sinal de Faget (hipertermia e frequência cardíaca baixa em relação à temperatura corporal) é patognomônico dessa moléstia.
V A vacinação para hantavirose é a mais importante medida de controle.
Estão certos apenas os itens
I e II.
I e V.
II e III.
III e IV.
IV e V.
Acerca do Sistema de Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho (OHSAS 18001:2007), julgue os seguintes itens.
O diagrama modelo PDCA (Plan-Do-Check-Act, que corresponde a Planejar-Fazer-Verificar-Agir) é apresentado em sua íntegra na introdução da OHSAS 18001:2007, e não, em partes segmentadas, no início de cada seção principal.
Um paciente, com 68 anos de idade, portador de hipertensão arterial em uso de enalapril desenvolveu quadro de febre de 38 ºC, acompanhado de tosse com expectoração amarelada de quantidade moderada. Avaliado em serviço de pronto-socorro verificou-se que o paciente tinha bom estado nutricional, morava em companhia da família, encontrava-se consciente, orientado, colaborador ao interrogatório, com frequência respiratória de 24 irpm, pulso de 90 bpm e pressão arterial de 130 mmHg × 85 mmHg, saturando 92%. A ausculta pulmonar constatou presença de estertores creptantes em base direita. Entre os exames laboratoriais, observou-se leucograma com 13.500 leucócitos por milímetro cúbico, com contagem diferencial de 73% de segmentados e 9% de bastões, 130.000 plaquetas por milímetro cúbico, 30 mg/dL de ureia, 1,2 mg/dL de creatinina, níveis séricos de sódio, potássio e cálcio normais. Os raios X de tórax mostraram infiltrado em lobo inferior direito.
Com relação a esse caso clínico, julgue os itens de 92 s 94.
Em todos os casos de pneumonia comunitária, é fundamental o diagnóstico etiológico independentemente da gravidade. Por essa razão, sempre devem ser solicitados coloração de Gram e cultura do escarro, dois pares de hemoculturas e determinação de antígenos de Legionella e pneumococo na urina.
Com respeito às emergências clínicas e cirúrgicas, julgue os itens que se seguem.
As evidências recentes têm mostrado que, devido às graves complicações associadas, o uso do balão de Sengstaken- Blakemore está absolutamente contraindicado no tratamento de pacientes cirróticos em episódio agudo de sangramento de varizes gastroesofágicas.
Considerando os métodos de preparo de amostras e citologia de efusões malignas e benignas. Julgue os itens de 86 a 92.
Em geral, o diagnóstico específico de tuberculose não pode ser confirmado apenas com base em achados citológicos de centrifugados de líquidos pleurais corados pelo método de Papanicolaou.
Medicina - Cirurgia Oncoginecológica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Quanto a distúrbios pré-malignos e malignos do corpo uterino, julgue os próximos itens.
O uso prolongado de anticoncepcional oral combinado é um dos principais fatores de risco de câncer endometrial.
Julgue os itens seguintes, referentes aos distúrbios do ritmo e da condutibilidade cardíaca durante o teste de esforço.
O TE é útil na avaliação de pacientes que estão sob tratamento antiarrítmico, já que há alto risco de morte súbita caso seja desencadeado, nessa situação, episódio de taquicardia ventricular sustentada.
São considerados fatores de risco secundários para trombose venosa profunda e tromboembolismo pulmonar:
deficiência de proteína C e antitrombina.
internação com doente restrito ao leito e obesidade.
síndrome do anticorpo antifosfolípide e cateter venoso central.
doença cardíaca congênita e mutação do fator V.
deficiência do fator XII e cesária.
A correção cirúrgica da estenose mitral implica para o anestesiologista alguns desafios relacionados à condição clínica do paciente e alterações da fisiologia secundária ao procedimento anestésico-cirúrgico. No que se refere à anestesia para a operação de troca de valva mitral, julgue os próximos itens.
A taquicardia é desejável nessa condição, com o intuito de melhorar o enchimento ventricular.
Distúrbios endócrinos e hipertensão são fatores de alto risco gestacional. Acerca dessas condições clínicas, assinale a opção correta.
Pacientes diabéticas descompensadas tendem a apresentar fetos com crescimento intrauterino retardado e oligoidrâmnio secundário à presença de doença microvascular.
A escolha do agente tocolítico em pacientes com diabetes melito em trabalho de parto prematuro é limitada. O sulfato de magnésio é uma boa indicação, enquanto os simpaticomiméticos devem ser usados com cautela, porque podem exacerbar a hiperglicemia e causar cetoacidose.
A necessidade de insulina no diabetes do tipo 1 diminui de 2 a 3 vezes durante a gravidez.
As alterações fisiológicas da gravidez tendem a amenizar os riscos de sobrecarga cardíaca já existente em pacientes hipertensas crônicas.
O tratamento de escolha na gestante hipertensa crônica grave são os medicamentos inibidores das enzimas conversoras da angiotensina.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...