Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando os métodos de preparo de amostras e citologia de efusões malignas e benignas. Julgue os itens de 86 a 92.
Carcinomas escamosos bem diferenciados são facilmente evidenciados e frequentemente observados em centrifugados de derrames pleurais.
Medicina - Cirurgia Oncoginecológica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens subsequentes, acerca do câncer cervical.
A complicação mais comum da histerectomia radical é a disfunção vesical prolongada. Entre as complicações graves, está a formação de fístulas, notadamente a ureterovaginal.
A respeito dos achados eletrocardiográficos associados ao TE, julgue os itens que se seguem.
O supradesnivelamento do segmento ST é evento infrequente, porém, quando observado em derivações sem onda Q (exceto VR e V1), indica isquemia transmural decorrente de lesão do tronco da coronária esquerda ou da descendente anterior, ou mesmo decorrente de espasmo coronariano.
Podem ser considerados fatores agravantes da asma:
diabete melito e hipertensão arterial.
sinusite crônica e refluxo gastroesofágico.
fatores psicossociais e hipotireoidismo.
disfunção das cordas vocais e uso de corticoides.
refluxo gastroesofágico e úlcera gástrica.
Com base nas complicações em anestesia, julgue os itens a seguir.
A protamina pode desencadear vasoconstrição pulmonar por uma reação alérgica de tipo III.
Assinale a opção correta com relação à assistência ao parto.
A principal causa de desaceleração tardia dos batimentos cardíacos fetais, após contrações frequentes em trabalho de parto induzido, é a compressão da cabeça fetal pelo nervo vago.
A posição materna sobre o lado direito é a ideal para melhorar o fluxo sanguíneo uterino e aliviar a compressão da veia cava pelo útero gravídico.
Febre e dor uterina no período pós-parto são fortes evidências de endometrite. A hemocultura e a cultura do endométrio são fundamentais no diagnóstico e tratamento.
As taxas de mortalidade perinatal associadas a partos por via vaginal nas apresentações pélvicas completas e apresentações cefálicas fletidas não mostram diferenças significativas.
Atonia uterina é a principal causa de hemorragia pós-parto e de mortalidade materna.
Assinale a opção incorreta com relação ao valor clínico da dosagem do CEA nesse paciente.
É importante para o diagnóstico do câncer colorretal.
Pode estar alterado no câncer de estômago.
O tabagismo pode elevar os níveis do CEA.
O CEA pode estar elevado em doenças benignas.
O clareamento sérico do CEA é realizado pelo fígado.
O transtorno depressivo unipolar apresenta diferentes características clínicas em seu diagnóstico, curso clínico e tratamento. Tendo isso em vista, é correto afirmar que
a intensidade dos sintomas clínicos determinará a gravidade do quadro, sendo mais severo em casos que predominem os sintomas psicóticos, ideação ou tentativa de suicídio e a refratariedade aos tratamentos anteriores.
o tratamento clínico de primeira escolha é a psicanálise tradicional, mesmo em casos mais graves, sendo, nesses casos, necessário estabelecer o número máximo de sessões semanais.
não se faz necessária a exclusão de condições médicas gerais ou se descarta o uso de substâncias psicoativas, pois nenhuma dessas condições cursará com sintomas de depressão.
são necessários pelo menos três sintomas pelo período de duas semanas para que se confirme seu diagnóstico, podendo ser humor deprimido, perda de interesse ou prazer, perda ou ganho de peso, insônia ou hipersonia, fadiga, sentimento de culpa ou inutilidade, diminuição da capacidade de concentração e pensamento recorrente de morte.
o tratamento exclusivo é o psicofarmacológico, uma vez que se trata de uma patologia com clara determinação orgânica, não havendo relação direta ou indireta com condições psicológicas ou alterações cognitivas.
Medicina - Oncologia (Cancerologia Clínica) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Uma mulher de 62 anos de idade tem diagnóstico, há mais de 15 anos, de artrite reumatóide e, associadamente, apresenta anemia normocrômica, normocítica e hipoproliferativa associada com diminuição do ferro sérico e da saturação da transferrina, mas com aumento do ferro de depósito.
Acerca desse caso e das alterações hematológicas relatadas, julgue os itens a seguir.
Considerando o tipo mais provável de anemia apresentada pela paciente, os possíveis mecanismos etiofisipatogênicos envolvidos são: resposta medular inadequada diante de secreção inapropiadamente baixa de eritropoetina (EPO), diminuição da resposta da medula óssea à administração de EPO e uma menor oferta de ferro à medula óssea, entre outros.
No quadro clínico descrito no texto, as dermatoses que devem fazer parte do diagnóstico diferencial da lesão apresentada pelo paciente incluem
I a pitiríase versicolor.
II a eczemátide.
III o vitiligo.
IV o esporotricose.
V a hanseníase.
A quantidade de itens certos é igual a
1.
2.
3.
4.
5.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...