Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Paciente de 30 anos apresenta, há 6 meses, fraqueza, poliúria e dispnéia. Ao exame físico, encontramos PA de 170 × 110 mmHg, pulso de 110 bpm, estase jugular e crepitação em bases pulmonares. Laboratorialmente, verificase potássio de 2,8 mEq/L, enquanto hemograma, glicemia e creatinina são normais. Para confirmar a principal hipótese etiológica devemos
dosar renina e aldosterona.
dosar norepinefrina sérica.
realizar arteriografia renal.
dosar T4 livre e TSH.
realizar ecodopplercardiograma.
Paciente masculino, sob conduta conservadora após trauma renal fechado, em conseqüência de acidente motociclístico, apresenta hematoma perirrenal e lesão de grau III nos achados tomográficos com contraste venoso.
Em relação a esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Lesão renal de grau III denota ruptura no sistema coletor ou extravasamento de urina.
O gerenciamento do resíduo de serviço de saúde (RSS) tem o objetivo de minimizar a produção de resíduos e proporcionar aos resíduos gerados um encaminhamento seguro, de forma eficiente, visando à proteção dos trabalhadores e à preservação da saúde pública, dos recursos naturais e do meio ambiente. O regulamento pertinente (Resolução n.º 306/2004) aplica-se a todos os geradores de RSS. Com base nessa resolução e em outras normas vigentes sobre o assunto, julgue os itens de 96 a 100.
Os recipientes contidos nas salas de cirurgia e nas salas de parto não necessitam de tampa para vedação.
Os achados de gasometria com pH de 7,59, bicarbonato de 30mEq/L e pCO2 de 31mmHg são encontrados com maior probabilidade num paciente que apresenta:
Septicemia e enfisema pulmonar.
Pneumonia e coma barbitúrico.
Vômito e broncoespasmo.
Encefalopatia hepática e uremia.
Diarréia e descompensação diabética.
Segundo o DSM-IV-TR, são critérios para o diagnóstico da Fuga Dissociativa:
I. Confusão acerca da identidade pessoal ou adoção, parcial ou completa, de uma nova identidade.
II. A perturbação ocorre exclusivamente durante o curso de um Transtorno Dissociativo de Identidade.
III. A perturbação predominante consiste de um ou mais episódios de incapacidade de recordar informações pessoais importantes, em geral de natureza traumática ou estressante, demasiadamente extensa para ser explicada pelo esquecimento normal.
IV. A perturbação predominante é uma viagem súbita e inesperada para longe de casa ou do local costumeiro de trabalho do indivíduo, com incapacidade de recordar o próprio passado.
Estão corretos os critérios
I, II e IV.
I e IV.
I e III.
II e III.
II e IV.
Quanto à psicopatologia da memória é INCORRETO concluir:
Criptomnésia: é o esquecimento de períodos do passado individual.
Alomnesias: ilusões de memória, falsas reminiscências; são lembranças deformadas.
Confabulação: preenchimento dos vazios da memória com histórias, muitas vezes de conteúdos fantásticos.
Ecmnésia: revivescência súbita de fatos emocionalmente significativos.
Hipomnésia de Fixação: amnésia retrógrada, é a incapacidade de evocar fatos do passado remoto.
Um lactente masculino, de 5 meses de idade, amamentado exclusivamente ao seio, foi submetido a consulta médica porque a mãe achava que, apesar de ter leite em abundância e a criança sugar bem, esta não vinha ganhando peso como deveria. Na revisão da história, a mãe informou que eventualmente a criança apresentava febre baixa, irritabilidade, vômitos e diarréia. O cartão da criança mostrou uma curva de ganho ponderal achatada nos últimos dois meses. O exame físico mostrou apenas palidez discreta. O médico estabeleceu infecção do trato urinário como diagnóstico principal e solicitou um exame sumário de urina e uma cultura de urina.
Com referência ao quadro clínico acima narrado, assinale a opção correta.
O médico equivocou-se quanto ao diagnóstico principal. Na faixa etária em questão, a infecção do trato urinário apresentase clinicamente com sintomas ligados ao trato urinário, como polaciúria, disúria, dor abdominal e urina com odor fétido.
Exame sumário de urina apresentando leucocitúria, hematúria e bacteriúria confirmaria o diagnóstico de infecção do trato urinário.
Cultura de urina obtida por meio de saco coletor após, no máximo, 30 minutos de espera, com resultado de mais de 100.000 colônias de uma mesma bactéria, confirmaria o diagnóstico de infecção do trato urinário.
Considerando o diagnóstico de certeza de infecção do trato urinário e a administração do respectivo tratamento, dispensar-se-ia a realização posterior de exames de imagem para o diagnóstico de malformações do trato urinário, por se tratar do primeiro episódio de infecção em uma criança do sexo masculino.
Com relação às graves complicações do diabetes melito, julgue os itens subseqüentes.
Glicemia acima de 600 mg/dL, pH arterial maior que 7,30 e cetonúria mínima são alterações laboratoriais comumente associadas ao diagnóstico de cetoacidose diabética.
Segundo a classificação artrográfica de Laredo para a doença de Legg-Calvé-Perthes, o tratamento cirúrgico é indicado a partir do grupo
I.
II.
III.
IV.
V.
Assinale a opção correta, relacionada à contracepção.
Com relação às neoplasias, os contraceptivos orais combinados diminuem a incidência de câncer de ovário, uma vez que determinam a inibição da ovulação, assim como diminuem o risco de câncer de endométrio, em virtude do efeito protetor do progestágeno na cavidade endometrial.
O uso de progestágeno de ação prolongada pode provocar, nas usuárias, aumento da densidade mineral óssea de caráter irreversível.
O uso do DIU de cobre está associado à diminuição da incidência de doença inflamatória pélvica, devido ao seu efeito bactericida, causado por micropartículas que se desprendem da superfície do DIU.
Ao prescrever contraceptivos que contenham acetato de ciproterona, o profissional médico deve estar ciente e orientar a paciente sobre o seu considerável efeito androgênico.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...