Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A miastenia grave é uma doença causada por bloqueio na transmissão neuromuscular em virtude de mecanismo imunológico. A liberação de acetilcolina na fenda sináptica pelo axônio terminal é normal, mas a membrana muscular pós-sináptica, ou placa motora, responde menos à acetilcolina. Na maioria dos casos, a doença não é hereditária e depende de mecanismo auto-imune, com formação de auto-anticorpos contra os receptores da acetilcolina. Com relação a essa doença, julgue os itens subseqüentes.
Não há envolvimento dos músculos respiratórios na miastenia grave.
Certas glomerulonefrites, em sua evolução, costumam cursar com consumo de complemento, sendo este dado útil no diagnóstico diferencial e prognóstico da doença. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
Na glomerulonefrite do lúpus eritematoso sistêmico em atividade, comumente se observa redução dos níveis séricos do complemento total (CH50) e da fração C3 do complemento.Julgue os itens a seguir, acerca de procedimentos realizados em unidades de tratamento intensivo (UTIs).
A punção arterial para medida invasiva e contínua da pressão arterial sistêmica é formalmente indicada nos casos de instabilidade hemodinâmica com necessidade de uso de vasopressores.
O ponto crítico para o sucesso da reanimação neonatal é o estabelecimento adequado da ventilação pulmonar. A reversão da hipoxemia, acidose e bradicardia depende da insuflação adequada dos pulmões com gás, após o nascimento. Julgue os itens a seguir, acerca da reanimação neonatal.
Quando não há mecônio no líquido amniótico, os passos iniciais da reanimação neonatal, a serem executados em, no máximo, 30 segundos, incluem a manutenção da temperatura corporal, a aspiração de vias aéreas e a oxigenação inalatória (por cateter nasal) suplementar.
Acerca das anemias hereditárias, julgue os itens a seguir.
A combinação de febre, dor torácica, leucocitose e infiltrado pulmonar caracteriza a síndrome torácica aguda, uma importante causa de óbito em pacientes com anemia falciforme.
Julgue os itens seguintes, relativos às síndromes mieloproliferativas crônicas.
O diagnóstico diferencial entre policitemia vera e mielofibrose primária baseia-se nos achados de hemograma.
Um paciente de 70 anos, com demência crônica progressiva, características parkinsonianas, alucinações visuais e flutuações freqüentes do comportamento e da capacidade cognitiva tem como principal diagnóstico uma das doenças abaixo. Assinale-a.
Doença de Pick.
Tremor Essencial.
Síndrome de Shy-Drager.
Doença de Huntington
Demência por Corpos de Lewy.
De acordo com as conclusões dos estudos DCCT (1993) e UKPDS (1998), assinale a opção incorreta.
Esses estudos comprovaram que o controle metabólico rigoroso diminui a incidência de microangiopatia no diabetes.
No UKPDS, concluiu-se que, apesar do controle metabólico adequado do diabetes melito tipo 2, a incidência de macroangiopatia continua superior à população geral.
A incidência de hipoglicemia é maior nos pacientes com DM tipo 1 sob tratamento intensivo.
Esses estudos mostraram maior incidência de coronariopatia nos pacientes tratados com insulina.
O melhor método para o diagnóstico de insuficiência adrenal secundária é:
Dosagem de cortisol após estímulo com ACTH.
Dosagem de cortisol após hipoglicemia induzida por insulina.
Dosagem de ACTH e cortisol após cateterismo de seio petroso.
O paciente deve ser encaminhado imediatamente ao prontosocorro, pois é grande a chance de ele apresentar quadro de cetoacidose.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...