Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Transtorno caracterizado pela fricção, por parte do homem, de seu pênis contra as nádegas ou corpo de uma mulher completamente vestida, a fim de atingir o orgasmo, podendo também utilizar suas mãos para acariciar uma vítima incauta. Esses atos geralmente ocorrem em locais de grande concentração de pessoas, tais como ônibus e metrô.
A qual transtorno se refere o texto acima e qual o período mínimo exigido pelo DSM-IV-TR para se fechar o diagnóstico?
Parcialismo; 6 meses.
Exibicionismo; 6 meses.
Fetichismo; 3 meses.
Frotteurismo; 6 meses.
Satiríase; 3 meses.
No que toca aos transtornos do sono, é INCORRETO afirmar que
a síndrome de Kleine-Levin é uma condição relativamente rara, que consiste de períodos recorrentes de sono prolongado (que podem durar de uma a várias semanas), com períodos interpostos de sono normal e vigília alerta. Com poucas exceções, o primeiro ataque ocorre entre as idades de 10 a 21 anos.
o sonambulismo, em geral, se inicia entre as idades de 4 e 8 anos. O pico de prevalência é ao redor dos 12 anos de idade. Ele é mais comum entre meninos, e cerca de 15% das crianças têm um episódio ocasional.
o transtorno do terror noturno é caracterizado por um despertar no primeiro terço da noite, durante o sono NREM (Estágios 3 e 4). É quase sempre iniciado por grito agudo ou choro, acompanhado por manifestações comportamentais de atividade intensa beirando o pânico.
o sonambulismo consiste em uma seqüência de comportamentos complexos que se iniciam no segundo terço da noite durante o sono REM (Estágios 1 e 2) e muitas vezes, embora nem sempre, progridem − sem consciência plena ou recordação posterior do episódio − para o levantar da cama e o caminhar.
a embriaguez do sono é uma forma anormal de despertar em que a falta de um sensório claro na transição do sono para a vigília plena é prolongada e exagerada. Desenvolve-se um estado de confusão que, por vezes, leva o indivíduo a se comportar de forma inconveniente ou até mesmo a cometer atos criminosos.
Cada uma das opções abaixo apresenta uma situação hipotética acerca dos problemas do aparelho digestório e do fígado no período neonatal, na infância e na adolescência, seguida de uma assertiva a ser julgada. Assinale a opção que apresente a assertiva correta.
Um recém-nascido com 24 horas de vida apresentou vômitos esverdeados repetidos, sem distensão abdominal importante. A radiografia do abdome revelou sinal da dupla bolha. Nessa situação, o diagnóstico é de intussuscepção intestinal, e devese fazer a correção com um clister glicerinado.
O aleitamento materno, no quarto mês de vida de um lactente, passou a ser complementado com fórmula infantil e frutas. Após 3 dias, a criança apresentou dor abdominal, vômitos pós-alimentares e diarréia sanguinolenta. Nessa situação, o diagnóstico mais provável é intolerância à lactose.
Um escolar, branco, do sexo masculino, com história de anorexia, apresentou perda de peso, dor abdominal e diarréia com rajas de sangue há seis meses. Na revisão dos sintomas, relatou dor articular com inchaço nos tornozelos e joelhos. No exame físico, observou-se fácies de sofrimento, palidez, redução do tecido celular subcutâneo e atrofia muscular, distensão abdominal moderada com dor difusa e massa na fossa ilíaca direita. Um exame oftalmológico mostrou uveíte anterior. Nessa situação o diagnóstico mais provável é de doença de Crhon.
Um adolescente foi submetido a investigação sorológica que revelou: HBsAg negativo, antiHBc total positivo, HBc IgM negativo e antiHBsAg positivo. Nessa situação, é correto afirmar que o adolescente foi imunizado no passado com a vacina recombinante contra a hepatite B e não terá risco de se infectar pelo vírus selvagem.
Com relação aos distúrbios do equilíbrio ácido-básico, julgue os itens a seguir.
A cetoacidose alcoólica causa acidose metabólica com aumento do hiato aniônico sérico e resulta da associação entre jejum e inibição direta pelo álcool da neoglicogênese hepática.
A etiologia mais comum do pé insensível é
a neuropatia alcoólica.
o diabete melito.
a esclerodermia.
a síndrome da cauda eqüina.
a vasculite reumatóide.
A respeito das urgências ginecológicas, assinale a opção correta.
As possíveis causas de abdome agudo na mulher incluem a torção e a degeneração miomatosa, cujo tratamento é cirúrgico em ambos os casos e pode ser feito por meio de laparoscopia.
Em casos de suspeita de gestação ectópica rota, na impossibilidade de realização de ecografia, pode-se realizar a punção do fundo-de-saco posterior, que confirma o quadro, caso se constate a presença de sangue não-coagulável.
As coagulopatias respondem por cerca de 80% dos casos de hemorragia uterina disfuncional em pacientes adolescentes.
O tratamento de escolha nos abscessos tubo-ovarianos no menacme é o cirúrgico, por reduzir a possibilidade de comprometimento dos órgãos adjacentes, como o útero e a trompa colateral.
A miastenia grave é uma doença causada por bloqueio na transmissão neuromuscular em virtude de mecanismo imunológico. A liberação de acetilcolina na fenda sináptica pelo axônio terminal é normal, mas a membrana muscular pós-sináptica, ou placa motora, responde menos à acetilcolina. Na maioria dos casos, a doença não é hereditária e depende de mecanismo auto-imune, com formação de auto-anticorpos contra os receptores da acetilcolina. Com relação a essa doença, julgue os itens subseqüentes.
Ptose palpebral e fraqueza da musculatura extraocular são os sinais clínicos mais constantes e precoces da miastenia grave.
Certas glomerulonefrites, em sua evolução, costumam cursar com consumo de complemento, sendo este dado útil no diagnóstico diferencial e prognóstico da doença. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
Na nefropatia por IgA, quando a doença torna-se aguda, é comum, além da hematúria e da proteinúria, a redução dos níveis séricos da fração C3 do complemento.
Julgue os itens a seguir, acerca de procedimentos realizados em unidades de tratamento intensivo (UTIs).
A punção da veia femoral deve ser feita caudalmente ao ligamento inguinal para diminuir o risco de hematomas retroperitoneais.
A classificação do recém-nascido permite definir grupos de risco quanto à morbimortalidade peri e neonatal com vistas à eficácia de ações preventivas e terapêuticas eventualmente cabíveis. Os critérios normalmente utilizados para a classificação do recém-nascido são o peso ao nascer (PN), a idade gestacional (IG), a relação peso/idade gestacional e o estado nutricional. Nesse sentido, julgue os itens que se seguem, relativos à classificação do recém-nascido.
Recém-nascido grande para a idade gestacional é o que nasce com estatura superior ao percentil 90 para a sua idade gestacional.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...