Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma senhora de 65 anos de idade foi levada ao serviço de pronto atendimento por seus vizinhos, que relataram que a paciente foi encontrada praticamente desacordada na sala de sua residência há cerca de 14 horas. Informaram que a paciente tem "problema de tireóide". No exame físico, foram constatados os seguintes achados relevantes: importante redução do nível de consciência, pouca resposta aos estímulos externos, sem outros sinais neurológicos de localização, pressão arterial de 130 mmHg × 105 mmHg, freqüência cardíaca de 45 bpm, temperatura axilar de 33,5 ºC; ritmo cardíaco regular bradicárdico, com bulhas hipofonéticas, sem sopros; pulmões com murmúrio vesicular rude, sem ruídos adventícios; abdome livre, ruídos hidraéreos normais; extremidades sem edema ou cianose. Hemograma completo mostrou leucocitose de 15.000 células/mL, com desvio à esquerda até mielócitos e granulações tóxicas nos leucócitos. Exame de urina (EAS) mostrou urina turva, teste do nitrito positivo, ausência de outros elementos anormais, presença de 20 leucócitos/campo, ausência de hemácias, presença de inúmeros cilindros leucocitários e presença de bacteriúria. O resultado da bioquímica do sangue foi o seguinte: glicemia = 50 mg/dL (valores de referência: 60 – 110 mg/dL), sódio = 115 mEq/L (valores de referência: 135 – 145 mEq/L), potássio = 4 mEq/L (valores de referência: 3,5 – 5,0 mEq/L), duas dosagens de troponina I (na admissão e 6 horas depois) foram iguais a 0,008 ng/mL e 0,010 ng/mL, respectivamente (valor de referência: < 0,05 ng/mL). O eletrocardiograma convencional (admissão) mostrou bradicardia sinusal, baixa voltagem nas derivações periféricas, retificação difusa do segmento ST, sem alterações na onda T. Radiografia de tórax no leito mostrou aumento moderado da área cardíaca, com aspecto de coração "em moringa", sem sinais de congestão pulmonar ou de infiltrados nos campos pulmonares.
Com base nas informações do quadro clín
Considerando que a unidade hospitalar onde está sendo realizado o atendimento possua laboratório de cardiologia intervencionista que funcione ininterruptamente, a partir das informações do texto, recomenda-se que essa paciente seja submetida a um cateterismo cardíaco com vistas à realização de cineangiocoronariografia seguida de angioplastia coronária primária, nas próximas 6 horas.
Acerca da cicatrização de feridas e considerando o quadro clínico de um paciente que, dois meses depois de submetido a otoplastia, evoluiu com cicatriz hipertrófica retroauricular, julgue os itens a seguir.
O desequilíbrio entre a fibroplastia e a colagenólise leva a patologia por excesso de deposição colágena.
Considerando o caso de um paciente de 32 anos de idade, com o diagnóstico de hérnia de hiato, sem nenhum tratamento prévio, julgue os itens de 101 a 104.
A presença de esofagite e hérnia de hiato por deslizamento são indicação de tratamento cirúrgico nesse paciente, independentemente de outros sintomas.
A citologia esfoliativa é um método de detecção de neoplasias muito utilizado, especialmente devido à relativa dificuldade técnica e morbidade na obtenção de material histopatológico de pulmão e vias aéreas. A esse respeito, julgue os itens a seguir.
I A quantidade de macrófagos alveolares é um indicador da adequação de amostras de escarro.
II A quantidade de macrófagos alveolares é um indicador da adequação de amostras de lavado broncoalveolar.
III A presença de células caliciformes é sinal de alterações metaplásicas, displásicas ou neoplásicas.
IV A presença de células multinucleadas é um achado patognomônico das doenças granulomatosas.
A quantidade de itens certos é igual a
1
2
3
4
Acerca das doenças traqueoesofagianas associadas a ventilação mecânica prolongada e uso de sonda em esôfago, julgue os itens a seguir.
São doenças de tratamento clínico, em relação às quais o tratamento cirúrgico é eventual e o diagnóstico é realizado principalmente com broncoscopia.
Medicina - Cirurgia de Cabeça e Pescoço - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Um paciente de 55 anos de idade e etilista apresenta carcinoma espinocelular de borda lateral de língua e pescoço clinicamente negativo (T3, N0).
Com relação a essa caso, julgue os itens que se seguem.
O tratamento do pescoço está indicado, porque a possibilidade de esse paciente apresentar metástase oculta regional é superior a 20%.
A droga de eleição para tratar um paciente que apresenta hipertensão arterial associada a níveis elevados de metanefrinas é
bloqueador de canal de cálcio.
betabloqueador.
inibidor de ECA.
diurético.
alfabloqueador.
Paciente masculino, sob conduta conservadora após trauma renal fechado, em conseqüência de acidente motociclístico, apresenta hematoma perirrenal e lesão de grau III nos achados tomográficos com contraste venoso.
Em relação a esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Embolização arterial seletiva de ramos da artéria renal pode ser utilizada em pacientes hemodinamicamente estáveis e que apresentem expansão do hematoma ou queda dos valores hematimétricos.
O gerenciamento do resíduo de serviço de saúde (RSS) tem o objetivo de minimizar a produção de resíduos e proporcionar aos resíduos gerados um encaminhamento seguro, de forma eficiente, visando à proteção dos trabalhadores e à preservação da saúde pública, dos recursos naturais e do meio ambiente. O regulamento pertinente (Resolução n.º 306/2004) aplica-se a todos os geradores de RSS. Com base nessa resolução e em outras normas vigentes sobre o assunto, julgue os itens de 96 a 100.
O gerenciamento de RSS abrange as fases de planejamento de recursos físicos e materiais, mas a capacitação de recursos humanos deve ficar a cargo exclusivamente do serviço de recursos humanos.
Entre as alternativas abaixo, assinale a que apresenta um paciente que, com maior probabilidade, manifesta a síndrome de secreção inapropriada de hormônio antidiurético:
Sódio sérico de 115mEq/ml e uremia.
Sódio sérico de 115mEq/ml e carcinoma pulmonar.
Sódio sérico de 153 e tuberculose miliar.
Sódio sérico de 153 e metástases cerebrais.
Sódio sérico de 153 e intoxicação por lítio.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...