Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Texto para as questões 36 e 37
A obesidade primária e o diabetes melito são doenças que vêm apresentando, mundialmente, taxas alarmantes de incidência. Estima-se que aproximadamente 17 milhões de norte-americanos tenham diabetes, 90% deles com diabetes melito tipo 2. Estimase, ainda, que 1/3 dos norte-americanos diabéticos desconheçam sua condição e que, em 2030, a população mundial de diabéticos alcançará cerca de 366 milhões de pacientes.
Com relação ao assunto tratado no texto acima, assinale a opção que apresenta condição clínica que não é considerada fator de risco para o DM tipo 2.
sedentarismo
hipertensão arterial
ovários policísticos
doença pulmonar obstrutiva crônica
Assinale a alternativa correta.
Síndromes que levam a carcinoma papelífero familiar incluem MEN I e II.
Existe diferença prognóstica em pacientes com diagnóstico de câncer diferenciado na gravidez em relação às pacientes não grávidas.
A ultra-sonografia e cintolografia de tireóide são importantes no acompanhamento da paciente grávida com câncer de tireóide.
Quando necessário, a cirurgia no carcinoma diferenciado de tireóide deverá ser realizado no segundo trimestre da gravidez.
O câncer de tireóide mais freqüente na gravidez é o carcinoma folicular, em função da relativa deficiência de iodo na mãe.
Um paciente com 60 anos de idade procurou serviço médico hospitalar para avaliação clínica de rotina, o que fazia, pelo menos uma vez ao ano, há 10 anos. Ao ser submetido a anamnese, negou apresentar qualquer sintomatologia ou antecedente de doença. Entretanto, a medida da pressão arterial, obtida decorridos quinze minutos do início da consulta, apresentou níveis de 200 mmHg × 120 mmHg. Nada mais foi encontrado no exame físico do paciente. A revisão do prontuário mostrou que sua medida de pressão sempre se situou nos limites da normalidade.
Diante desse quadro clínico, o médico deve
marcar uma nova consulta, pois um diagnóstico preciso somente poderá ser firmado após nova medida da pressão arterial.
Uma senhora de 65 anos de idade foi levada ao serviço de pronto atendimento por seus vizinhos, que relataram que a paciente foi encontrada praticamente desacordada na sala de sua residência há cerca de 14 horas. Informaram que a paciente tem "problema de tireóide". No exame físico, foram constatados os seguintes achados relevantes: importante redução do nível de consciência, pouca resposta aos estímulos externos, sem outros sinais neurológicos de localização, pressão arterial de 130 mmHg × 105 mmHg, freqüência cardíaca de 45 bpm, temperatura axilar de 33,5 ºC; ritmo cardíaco regular bradicárdico, com bulhas hipofonéticas, sem sopros; pulmões com murmúrio vesicular rude, sem ruídos adventícios; abdome livre, ruídos hidraéreos normais; extremidades sem edema ou cianose. Hemograma completo mostrou leucocitose de 15.000 células/mL, com desvio à esquerda até mielócitos e granulações tóxicas nos leucócitos. Exame de urina (EAS) mostrou urina turva, teste do nitrito positivo, ausência de outros elementos anormais, presença de 20 leucócitos/campo, ausência de hemácias, presença de inúmeros cilindros leucocitários e presença de bacteriúria. O resultado da bioquímica do sangue foi o seguinte: glicemia = 50 mg/dL (valores de referência: 60 – 110 mg/dL), sódio = 115 mEq/L (valores de referência: 135 – 145 mEq/L), potássio = 4 mEq/L (valores de referência: 3,5 – 5,0 mEq/L), duas dosagens de troponina I (na admissão e 6 horas depois) foram iguais a 0,008 ng/mL e 0,010 ng/mL, respectivamente (valor de referência: < 0,05 ng/mL). O eletrocardiograma convencional (admissão) mostrou bradicardia sinusal, baixa voltagem nas derivações periféricas, retificação difusa do segmento ST, sem alterações na onda T. Radiografia de tórax no leito mostrou aumento moderado da área cardíaca, com aspecto de coração "em moringa", sem sinais de congestão pulmonar ou de infiltrados nos campos pulmonares.
Com base nas informações do quadro clín
A análise dos exames laboratoriais sugere o diagnóstico laboratorial de infecção do trato urinário baixa — cistite —, embora a confirmação dependa da realização de urocultura (com antibiograma).
A probabilidade de ocorrência de fibrilação atrial em algum ponto do curso da doença é maior com:
Estenose aórtica.
Insuficiência aórtica.
Insuficiência mitral.
Estenose subvalvar muscular.
Persistência do canal arterial.
Um casal bastante ansioso levou seu filho de sete anos de idade com orelhas em abdução para consulta médica, referindo que a alteração nas orelhas surgiu já no nascimento, tornando-se pior com o tempo. Com o início das atividades escolares, a criança passou a desenvolver certo trauma psicológico devido às brincadeiras das outras crianças que lhe davam apelidos desagradáveis.
Com base nessa situação, julgue os itens seguintes.
O crescimento da orelha já está completo aos 7 anos de idade, sendo esta a idade ideal para se realizar a operação para correção da orelha em abdução e evitar traumas psicológicos em idade escolar.
Um paciente de 61 anos de idade, tabagista e etilista inveterado há vários anos, procurou médico, com queixas de emagrecimento, diarréia e dor abdominal. Relatou ser portador de diabetes controlada com hipoglicemiante oral.
A respeito desse caso clínico, julgue os seguintes itens.
Se o paciente em tela for operado, a hidratação venosa deverá ser feita somente com solução salina.
Paciente de 23 anos de idade, com tumor retroperitoneal e aumento do volume testicular unilateral, deu entrada em um pronto-socorro. A concentração sérica de $ -HCG apresentou-se elevada. A citologia aspirativa do tumor retroperitoneal mostrou predomínio de células grandes e isoladas, de citoplasma com limites imprecisos, núcleos grandes de nucléolos orangiofílicos proeminentes, e permeadas por linfócitos. O fundo, nos esfregaços secos a ar, tinha aspecto tigróide.
Nessa situação hipotética, o diagnóstico mais provável é de
teratoma maduro.
seminoma.
linfoma de Hodgkin.
adenocarcinoma metastático.
Acerca das doenças traqueoesofagianas associadas a ventilação mecânica prolongada e uso de sonda em esôfago, julgue os itens a seguir.
Evita-se a estenose laríngea realizando-se a traqueostomia precocemente.
Medicina - Cirurgia de Cabeça e Pescoço - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Grande parte dos cânceres na região da cabeça e pescoço é tratada com radioterapia. Portanto, o cirurgião, como médico do paciente, deve dominar noções de radiobiologia. Acerca desse assunto, julgue os itens subseqüentes.
O efeito da radioterapia, em 70% dos casos, decorre da ação irradiante sobre o DNA da célula tumoral.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...