Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Medicina - Gastroenterologia - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
O diagnóstico manométrico do espasmo difuso esofagiano pressupõe
relaxamento incompleto do esfíncter inferior do esôfago.
ondas peristálticas de elevada amplitude em esôfago distal.
contrações simultâneas intercaladas com ondas peristálticas.
ondas de elevada amplitude em todo o corpo esofagiano.
Medicina - Clínica Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
Paciente diabético é encaminhado a um clínico para avaliação da nefropatia diabética. Os exames iniciais mostram microalbuminúria isolada. Em relação à filtração glomerular, podese afirmar que
certamente já apresenta redução da filtração glomerular.
pode inicialmente aumentar a filtração glomerular.
não existe relação entre a filtração glomerular e a proteinúria.
a filtração glomerular reduzida precede o aparecimento da proteinúria.
o controle glicêmico reduz a proteinúria, mas não previne a redução da filtração glomerular.
A artéria mais comumente acometida por aneurismas viscerais é a:
Medicina - Cardiologia - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Em relação aos efeitos das medicações no perfil lipídico, assinale a alternativa incorreta:
Beta-bloqueadores não seletivos aumentam os níveis de HDL.
Diuréticos tiazídicos aumentam os níveis de triglicerídeos.
Terapia de reposição hormonal aumenta os níveis de HDL e triglicerídeos.
Agentes imunossupressores aumentam os níveis de triglicerídeos
Inibidores da protease aumentam os níveis de colesterol total e triglicerídeos.
Medicina - Médico Legista/Necrotomista - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
As psicoses e neuroses são objetos de estudo da psiquiatria e apresentam importância para a psiquiatria médico-legal. Julgue o seguinte item, relacionado ao aspecto clínico da psicopatologia forense. A esquizofrenia apresenta as formas simples, catatônica, paranóide e hebefrênica. Um esquizofrênico que apresente autismo, negativismo, estupor, catalepsia, maneirismo, estereotipia e verbigeração é portador da forma catatônica da esquizofrenia.
Se um paciente hospitalizado, com fratura de membro inferior esquerdo (MIE) por acidente automobilístico, sem Trauma Crânio Encefálico, apresenta crise convulsiva generalizada tipo Grande Mal, e logo após, quadro de confusão mental, desorientação alopsíquica, agitação psicomotora com profusa sudorese, tremores de extremidades e alucinações visuais, seu diagnóstico mais provável é
Tétano
Acidente Vascular Cerebral.
Delirium Tremens
Epilepsia
Encefalopatia Hepática
Medicina - Medicina Legal - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Com relação ao diagnóstico da morte encefálica, assinale a alternativa correta:
Os critérios clínico-complementares para o diagnóstico de morte encefálica só são aplicáveis para crianças com mais de dois anos de idade.
A ausência de atividade reflexa infra-espinhal representa um achado indicativo de morte encefálica.
Os indivíduos em coma aperceptivo com intoxicação barbitúrica e hipotermia não podem ser avaliados pelos critérios clínicos para a verificação de morte encefálica.
O método complementar mais utilizado como prova de certeza de morte encefálica é a verificação da falta de atividade metabólica cerebral com radioisótopos.
O intervalo entre as duas verificações clínico- complementares para o diagnóstico de coma depassé, em indivíduos com mais de dois anos de idades é de 24 horas
Medicina - Pediatria - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Em relação à icterícia hemolítica por isoimunização Rh, assinale a alternativa correta:
O coombs direto poderá ser positivo ou negativo.
Quando a sensibilização materna for conhecida no momento do parto, os exames deverão ser colhidos assim que surgir icterícia.
Títulos elevados de anticorpos anti-Rh (anti-D), na circulação do recém-nascido, podem bloquear todos os sítios antigênicos das hemácias e o neonato pode ser classificado erroneamente como Rh negativo.
Nas formas graves, em geral, a icterícia já está presente ao nascimento e reflete a severidade do processo hemolítico na vida intra-uterina.
Quando associado a IMF ABO a hemólise é maior e conseqüentemente pior evolução da icterícia.
Um homem com 60 anos de idade foi atendido em sala de emergência, apresentando um quadro de palpitações taquicárdicas intensas, associadas a tonturas e sensação de escurecimento visual. O episódio se iniciou 2 horas antes, após ter consumido grande quantidade de bebida alcoólica destilada (aguardente). Referiu ser portador de hipertensão arterial, em tratamento irregular, e desconhecia outras doenças. Ao exame físico, observou-se paciente com sinais de embriaguez, sonolento, confuso, torporoso, dispnéico, com freqüência respiratória de 28 irpm, freqüência cardíaca de 150 bpm e pressão arterial de 85 mmHg × 45 mmHg. Apresentava também pulmões com estertores em terços inferiores de ambos hemitóraces, ritmo cardíaco taquicárdico irregular, em 3 tempos, com terceira bulha, sem sopros e com pulsos periféricos filiformes. O abdome estava livre, sem visceromegalias, com ruídos hidroaéreos presentes e normoativos. As extremidades não apresentavam edema ou lesões e havia cianose +/+4 e perfusão capilar lentificada. Foi realizado uma eletrocardiografia convencional, com 12 derivações, com derivação D2 longa (velocidade do papel = 25 mm/s e calibração de 1 cm = 1 mV), cujo eletrocardiograma é mostrado na figura abaixo.
A tira de ritmo (D2 longo) observada na parte inferior do traçado eletrocardiográfico permite inferir a presença de extra-sístoles ventriculares freqüentes.
São afirmativas corretas sobre a neuropatia diabética, EXCETO:
A amiotrofia diabética ocorre principalmente em diabéticos não dependentes de insulina em idade mais avançada.
Uma das formas de apresentação da oftalmoplegia diabética é a paralisia isolada, dolorosa, do III nervo com preservação da função pupilar.
A forma mais comum de neuropatia diabética é a neuropatia distal simétrica, predominantemente sensitiva.
A radiculopatia toracoabdominal manifesta-se em um ou mais segmentos do tórax e abdome, geralmente unilateral e está associada a ganho recente de peso.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...