Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Medicina - Gastroenterologia - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Qual a droga de escolha para profilaxia secundária de Peritonite bacteriana espontânea?
Nitrofurantoína
Ampicilina
Norfloxacin
Sulfato de neomicina
Metronidazol
Medicina - Clínica Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
Um paciente com insuficiência renal crônica apresenta petéquias e equimoses. A contagem de plaquetas varia em torno de 100 000/mL. A causa mais comum da coagulopatia neste caso é:
infecção associada.
disfunção plaquetária.
acúmulo de proteína S.
Um dos efeitos do fumo, com relação à aterogênese é:
Medicina - Cardiologia - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Você é chamado para avaliar um paciente de 66 anos na sala de emergência com dor precordial em aperto (3 episódios em 24h) com duração de 40 minutos. Apresenta fatores de risco: (HAS, tabagismo, dislipidemia), usa aspirina 100mg/dia, hidroclorotiazida 25mg/dia e sinvastatina 40 mg/dia. O ECG revela um infradesnível de ST de 4 mm em parede anterior. O exame físico está normal. Qual a classificação pelo TIMI RISK e tratamento para esse paciente?
4 pontos/médio risco/AAS, clopidogrel, enoxaparina SC oxigênio, nitrato, morfina, beta-bloqueador.
4 pontos/alto risco/AAS, clopidogrel, heparina não fracionada (HNF) EV, tirofiban EV, beta-bloqueador, oxigênio, nitrato, morfina
5 pontos/alto risco/morfina, oxigênio, AAS, clopidogrel, nitrato, beta-bloqueador, tirofiban EV, enoxaparina SC
6 pontos/alto risco/morfina, oxigênio, nitrato, AAS, beta- bloqueador, clopidogrel, HNF EV.
5 pontos/alto risco/morfina, oxigênio, nitrato, enoxaparina SC, clopidogrel, AAS, beta-bloqueador
Medicina - Médico Legista/Necrotomista - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Metassimulação, pré-simulação, dissimulação e parassimulação são artifícios usados, por motivos escusos, visando ludibriar o examinador forense. Julgue o item a seguir, relacionado às simulações. Um cidadão curado de uma doença mental e que continue intencionalmente a exibir os sintomas está realizando metassimulação.
Os Síndromes Psiquiátricos mais prevalentes entre os idosos são
ansiosos
Medicina - Medicina Legal - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Com relação às energias de ordem mista, assinale a alternativa incorreta:
As sevícias constituem uma forma de crime de natureza exclusivamente dolosa.
A fadiga aguda é decorrente da exposição a um trabalho muito intenso, num período de tempo curto, mas capaz de produzir o esgotamento do indivíduo.
A chamada Síndrome da Criança Maltratada pode se caracterizar por omissão (carência física e/ou afetiva) e por ação (maus-tratos e abuso sexual).
A fadiga crônica só pode ser produzida por um excesso de atividade física e nunca por hiperestimulação mental.
Cefaléia, taquicardia, náuseas e sensação de fraqueza representam sintomas de fadiga aguda.
Medicina - Pediatria - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Um bebê amamentando exclusivo ao seio, nasceu pesando 3 Kg. Veio para consulta de controle com 7 dias de vida pesando 2,9 Kg. Qual orientação deve ser dada para esta mãe?
Solicitar que complemente com leite materno pasteurizado nos intervalos das mamadas.
Orientar que estabeleça horários para as mamadas, não permitindo intervalos alargados.
Tranqüilizá-la e agendar retorno.
Checar técnicas da amamentação e orientar oferecer leite anterior.
Orientar que a mãe descanse à noite, deixando leite materno ordenhado
Um homem com 60 anos de idade foi atendido em sala de emergência, apresentando um quadro de palpitações taquicárdicas intensas, associadas a tonturas e sensação de escurecimento visual. O episódio se iniciou 2 horas antes, após ter consumido grande quantidade de bebida alcoólica destilada (aguardente). Referiu ser portador de hipertensão arterial, em tratamento irregular, e desconhecia outras doenças. Ao exame físico, observou-se paciente com sinais de embriaguez, sonolento, confuso, torporoso, dispnéico, com freqüência respiratória de 28 irpm, freqüência cardíaca de 150 bpm e pressão arterial de 85 mmHg × 45 mmHg. Apresentava também pulmões com estertores em terços inferiores de ambos hemitóraces, ritmo cardíaco taquicárdico irregular, em 3 tempos, com terceira bulha, sem sopros e com pulsos periféricos filiformes. O abdome estava livre, sem visceromegalias, com ruídos hidroaéreos presentes e normoativos. As extremidades não apresentavam edema ou lesões e havia cianose +/+4 e perfusão capilar lentificada. Foi realizado uma eletrocardiografia convencional, com 12 derivações, com derivação D2 longa (velocidade do papel = 25 mm/s e calibração de 1 cm = 1 mV), cujo eletrocardiograma é mostrado na figura abaixo.
O ritmo de base observado no traçado eletrocardiográfico do paciente é o de flutter atrial.
Uma paciente de 47 anos com diagnóstico de carcinoma de mama apresenta distúrbio de deglutição; alterações de sensibilidade na língua, no palato mole, na faringe e na laringe; fraqueza dos músculos esternoceidomastóideo e trapézio; e perda da mobilidade da língua. Tais características são compatíveis com a síndrome de:
Garcin.
Collet-Sicard.
Foix-Jefferson.
Gradenigo-Lannois.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...