Lista completa de Questões de Medicina do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
De acordo com as recomendações do 7º relatório do Joint National Comittee para tratamento de hipertensão, nefropatas com proteinúria superior a 2 g ao dia, coronariopatas e diabéticos devem ter suas pressões, em mmHg, reduzidas, respectivamente, para menos de
120 × 75 nos 3 casos.
120 × 75, 130 × 80 e 120 × 75.
130 × 80, 140 × 90 e 120 × 75.
130 × 80, 140 × 90 e 130 × 80.
130 × 80 nos 3 casos.
Em pacientes com cardiomiopatia hipertrófica, é mais provável encontrar
boa resposta a digitálicos.
sopro rude audível no ápice e base, diminuído pela administração de nitrito de amila.
acentuado gradiente entre ventrículo esquerdo e aorta e piora clínica com a administração de bloqueadores de canal de cálcio.
radiografia torácica evidenciando grande aumento de área cardíaca.
sopro rude audível no ápice e base acentuado por Valsalva, que diminui ao ser assumida a posição de cócoras.
Em caso de parada cardíaca, com eletrocardiograma compatível com assistolia, é correto afirmar que, após as manobras básicas de reanimação, deve-se
checar conexões dos cabos do eletrocardiógrafo, o ganho do monitor, testar outras derivações para confirmar assistolia e dar adrenalina e atropina.
implantar marcapasso e interromper a reanimação caso não haja resposta.
dar choque único de 300 J, pela possibilidade de fibrilação ventricular de baixa voltagem, simulando assistolia.
não utilizar manobras avançadas de reanimação, uma vez que a assistolia indica necrose miocárdica maciça.
dar seqüência de choques de 200 J, 300 J e 360 J, pela possibilidade de fibrilação ventricular de baixa voltagem simulando assistolia.
Em pacientes com SIDA, a patologia cardiovascular mais freqüente, dentre as mencionadas abaixo, é
hipertensão pulmonar.
pericardite.
infarto do miocárdio.
aneurisma de aorta torácica.
insuficiência valvar aórtica.
No que diz respeito ao mais abrangente estudo internacional sobre fatores de risco para infarto do miocárdio (The Interheart Study), realizado com indivíduos de 52 países, inclusive o Brasil, é correto afirmar que:
Os fatores psico-sociais não foram relacionados significativamente com os eventos coronarianos agudos.
Foi corroborada a informação de que os fatores de risco conhecidos explicam apenas cerca de 50% dos casos de infarto do miocárdio.
Apenas a alimentação rica em vegetais, o consumo regular de álcool e a prática regular de exercícios físicos foram considerados fatores redutores de risco coronário (fatores de proteção).
A obesidade global (IMC acima de 30) e a obesidade abdominal (relação cintura / quadril elevada) ocasionam significativas e similares elevações de risco para eventos coronarianos agudos.
Em relação aos aneurismas de aorta abdominal infra-renal, é correto afirmar EXCETO que:
Existe indicação formal de tratamento intervencionista em casos de dor lombar ou abdominal e compressão de corpo vertebral ou estruturas adjacentes, independente do diâmetro do aneurisma.
Existe indicação formal de tratamento intervencionista em casos de indivíduos de elevado risco cirúrgico, quando o diâmetro for igual ou superior a 06 cm.
Existe indicação formal de tratamento intervencionista em casos de indivíduos assintomáticos, de baixo risco cirúrgico e longa expectativa de vida, quando a dilatação for igual ou superior a 5,5 cm.
Tendo em vista a alta morbidade e mortalidade da cirurgia, deve ser cogitada a colocação de stents, mesmo quando se tratar de indivíduos com baixo risco cirúrgico.
Na síndrome de supertreinamento simpático (overtraining do tipo Basedow) NÃO ocorre:
Redução da performance física, observada em teste de avaliação física.
Elevação da freqüência cardíaca basal.
Elevação de pressão arterial sistêmica.
Aumento da variabilidade do RR, observada no Holter.
É correto afirmar:
Antagonistas da angiotensina II costumam alterar o metabolismo lipídico e glicêmico.
Inibidores da enzima conversora da angiotensina aumentam a sensibilidade à insulina.
Antagonistas do cálcio devem ser evitados em obesos pela sua ação natriurética.
Antagonistas dos canais de cálcio alteram o metabolismo lipídico e glicídico, sendo contra indicados em obesos.
É correto afirmar que:
A alfametildopa é a droga anti-hipertensiva ideal para ser usada em grávidas hipertensas.
Os diuréticos em geral, e em particular a hidroclorotiazida, são drogas anti-hipertensivas ultrapassadas, devendo ser cogitadas excepcionalmente.
Drogas do tipo vasodilatador direto, como o minoxidil, têm lugar na monoterapia anti-hipertensiva como medicamentos de primeira opção.
Os inibidores da enzima de conversão da angiotensina são drogas indicadas para o uso em grávidas ou mulheres com risco de engravidar e que apresentam hipertensão arterial sistêmica.
Em relação à doença arterial aterosclerótica, é correto afirmar:
Em relação aos coronariopatas que apresentem manifestação isquêmica, independente do limiar de isquemia, existe uma contraindicação absoluta para a prática de exercícios físicos em programa de reabilitação cardíaca.
O infarto agudo do miocárdio ocorre mais freqüentemente como decorrência da instabilidade de placas que previamente ao evento causavam obstruções inexpressivas do ponto de vista hemodinâmico.
Aspirina só deve ser usada cronicamente, em baixa dose, para a prevenção de eventos aterotrombóticos, já que o seu uso agudo no tratamento do evento aterotrombótico em curso tem se mostrado ineficaz.
A principal meta do tratamento é a detecção e remoção intervencionista das placas causadoras de transtornos isquêmicos, mesmo em caso de doença estável e pouco limitante.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...