Lista completa de Questões de Medicina do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Quanto à insuficiência cardíaca com déficit de contratilidade é correto afirmar:
Os betabloqueadores estão formalmente contra-indicados.
Programas de exercícios físicos fazem parte do esquema terapêutico.
Digitálicos estão obsoletos, não sendo mais cogitado o seu uso.
Inibidores de enzima conversora da angiotensina devem ser usados somente quando houver concomitantemente hipertensão arterial.
Nas dissecções crônicas e aneurismas torácicos, é correto afirmar, EXCETO que:
Na síndrome de Marfan, existe concordância de que a correção cirúrgica profilática esteja indicada quando o diâmetro atinge 5,5 cm, embora este valor possa ser menor (4,5 a 5 cm) em pacientes com história familiar de dissecção, ruptura ou morte súbita.
A magnitude do risco depende do diâmetro e do tipo de comprometimento estrutural da parede aórtica.
Na aorta ascendente, a dilatação progressiva pode levar à insuficiência valvar aórtica, à dissecção aguda ou à ruptura espontânea.
Quando o diâmetro superar 25% do previsto naquele segmento analisado, configura-se o aneurisma.
Em relação à prevenção de eventos tromboembólicos, é correto afirmar, EXCETO que:
Doença aterosclerótica coronariana, hipertensão arterial, insuficiência cardíaca são condições clínicas de considerável aumento de risco relativo para acidente vascular cerebral.
Na fibrilação atrial crônica existe indicação formal para anticoagulação oral com cumarínico (ex. warfarina), considerado mais efetivo que as drogas antiplaquetárias (AAS, ticlodipina e clopidrogrel), mas devido o risco de sangramento, o RNI (International Normalized Ratio) deve permanecer abaixo de 2,0.
A fibrilação atrial pode ser considerada a condição clínica isolada de maior risco relativo para acidente vascular cerebral.
Quando a monitorização clínica com o RNI (International Normalized Ratio) for inviável, recomenda-se o uso do AAS na dose de 325 mg/dia, ao invés de anticoagulantes cumarínicos.
Em relação à Doença de Takayasu, é correto afirmar, EXCETO que:
Terapia com glicocorticóides e hormônios está contra-indicada.
Evolui com anorexia, perda de peso, febre e sudorese noturna.
Pode causar isquemia cerebral, claudicação e perda de pulsos
Causa taxa de letalidade elevada.
Para o controle da pressão arterial sistêmica de pacientes com aneurisma crônico, é correto afirmar que:
Os pacientes com síndrome de Marfan, desde que sejam crianças e adultos jovens, estão liberados para a prática de exercícios muito intensos, de natureza competitiva.
A alfa-metil-dopa é droga contra-indicada para o tratamento de grávidas com hipertensão arterial.
Os inibidores de enzima conversora da angiotensina são medicamentos recomendados, principalmente quando se tratar de grávidas.
Os betabloqueadores são medicamentos de primeira escolha.
No que diz respeito aos testes bioquímicos usados para o diagnóstico de feocromocitoma, é correto afirmar que:
Metanefrina urinária apresenta baixa especificidade.
Em relação ao infarto agudo do miocárdio é correto afirmar que:
Na abordagem terapêutica, não importa a distinção entre infarto do miocárdio com onda Q no ECG ou sem onda Q no ECG, tendo em vista que a evolução destas duas categorias tende a ser muito semelhante.
Mesmo com o advento dos fibrinolíticos e dos novos processos de intervenção percutânea, a mortalidade hospitalar pouco se modificou.
Pode ser interrompido pela mastigação de apenas um comprimido de aspirina.
Ocorre com maior freqüência em áreas irrigadas por artérias coronárias que se apresentavam criticamente obstruídas (obstruções maiores do que 70% da luz do vaso).
Em relação ao processo de envelhecimento, é correto afirmar que:
A esclerose de aorta é um processo sempre associado à doença aterosclerótica.
Existe calcificação de aorta, em especial no arco aórtico, em grande parte dos indivíduos com mais de 50 anos.
Nos idosos, sempre existem alterações eletrocardiográficas consideradas específicas, em especial na repolarização ventricular, independente da ocorrência de doenças.
Mesmo que não haja calcificação, a aorta descendente proximal e a valva aórtica, costumam ser percebidas em exame radiológico simples.
Em relação ao efeito de fármacos sobre o sistema cardiovascular, NÃO é correto afirmar:
Os antidepressivos tricíclicos oferecem elevada possibilidade de causar complicações graves, sendo absolutamente contra-indicados para os cardiopatas isquêmicos.
Alguns anti-inflamatórios não-esteróides, especialmente a fenilbutazona, devido retenção hídrica, pode ocasionar descompensação cardíaca em pacientes predispostos
É comum ocorrência de hipotensão postural, decorrente do uso de L-dopa.
Os antidepressivos clássicos possuem efeitos antiarrítmicos e próarrítmicos similares aos dos antiarrítmicos do grupo IA (quinidina).
No que diz respeito ao QT Longo, NÃO é correto afirmar:
O QT longo pode ocorrer pelo efeito de drogas, distúrbio eletrolítico, substâncias tóxicas, hipotermia e doença expansiva de sistema nervoso cerebral.
A Síndrome do QT longo é doença familiar com elevada mortalidade, ocasionada por episódio de taquicardia ventricular polimórfica, desencadeada por estresse.
O termo torsade de pointes (torção de pontas) refere-se a uma morfologia de taquicardia ventricular polimórfica, comum às formas congênita e adquirida.
Na forma adquirida, a exemplo da forma congênita, recomenda-se sistematicamente terapêutica com agonistas simpáticos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...