Lista completa de Questões de Medicina do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Medicina - Parte Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Assinale a alternativa correta:
Sempre que ocorre broncoaspiração de conteúdo gástrico em pacientes internados na UTI, devemos manter o paciente com decúbito de 30-45 graus e iniciar antibioticoterapia empírica baseada na microbiota local
a hemoptise grave secundária a coagulopatia ou infecção causa instabilidade hemodinâmica antes da insuficiência respiratória.
pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica em hipoxemia severa e acidose respiratória beneficiam-se de oxigenoterapia e hidratação vigorosas
pacientes com dificuldade de desmame da ventilação mecânica devem ser investigados para o diagnóstico de polineuropatia adquirida.
o broncoespasmo, e não a inflamação das vias aéreas, é o responsável pelo estado de mal asmático, por isto obtemos rápida resposta ao uso dos broncodilatadores associados a corticoterapia venosa.
Medicina - Parte Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Paciente do sexo masculino, 75 anos, tabagista há mais de 20 anos, é admitido na UTI com febre e dispnéia há 24 horas. Ao exame físico, além da dispnéia chamava atenção a agitação psicomotora, hipotensão arterial (TA 80 x 50 mmHg), taquicardia (FC 100 bpm) e ausculta pulmonar com crepitantes difusos em ambos os hemitóraces. A gasometria arterial era: PaO2 50 mmHg, PaCO2 35mmHg, pH 7, 30, FiO2 0,3 e a radiografia do tórax mostrava infiltrado pulmonar difuso. Sobre este paciente, pode-se afirmar que:
o principal diagnóstico é atelectasia pulmonar difusa e a conduta a ser tomada é fisioterapia e aumento da FiO2 para 0,5.
o diagnóstico é pneumonia aguda grave e a conduta correta é instituição da ventilação não invasiva.
o índice de oxigenação menor que 200 sugere o diagnóstico de edema pulmonar cardiogênico
provavelmente estamos diante de um quadro de SARA (síndrome da angústia respiratória do adulto) e a melhor conduta é a intubação traqueal seguida de ventilação mecânica com volume corrente em torno de 6mL/kg e PEEP.
a pressão capilar pulmonar encravada pode ser útil no diagnóstico: valores normais descartam o diagnóstico de edema pulmonar cardiogênico.
Medicina - Parte Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Sobre a PEEP é incorreto afirmar que:
adicionando a PEEP, o que se obtém é a manutenção da patência de alvéolos colapsados ou a distensão daqueles que estão patentes; ambos são efeitos benéficos que não ocorrem de forma simultânea no pulmão doente.
a PEEP total é a soma da PEEP extrínseca e a PEEP intrínseca ou auto-PEEP.
os efeitos hemodinâmicos da PEEP extrínseca e do auto- PEEP são semelhantes: ambas diminuem a pré e pós-carga do ventrículo esquerdo.
a PEEP excessiva pode aumentar o espaço morto ventilatório e o trabalho respiratório
entre os candidatos ao uso da PEEP, estão os pacientes com doença pulmonar aguda difusa e aqueles portadores de baixa complacência do sistema respiratório.
Medicina - Parte Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Sobre as vantagens da ventilação não- invasiva, pode-se afirmar que:
diminui o stress psíquico.
facilita a toalete das vias aéreas.
dilata as vias aéreas superiores
protege as vias aéreas de aspiração de vômitos
permite a sedação de pacientes agitados.
Medicina - Parte Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Sobre as diferenças entre a ventilação mecânica ciclada a pressão e a volume, é incorreto afirmar que:
na ventilação ciclada a pressão deve-se definir a pressão inspiratória e o tempo inspiratório
na ventilação ciclada a volume deve-se definir além do volume tidal o padrão de liberação de fluxo.
um volume de cerca de 2 a 4 ml/cmH2O de pressão de pico fica retido nos circuitos compressíveis não contribuindo para a ventilação alveolar efetiva.
na ventilação ciclada a pressão, deve-se monitorizar o volume corrente e o fluxo, enquanto na ventilação ciclada a volume, é importante monitorizar a pressão de vias aéreas.
as maiores vantagens da ventilação ciclada a volume são: a capacidade de liberar volume tidal não-variável, flexibilidade do fluxo, menor risco de barotrauma e facilidade para ventilar pacientes com baixa complacência pulmonar.
Um paciente apresenta vários episódios transitórios de infiltrados pulmonares e de eosinofilia. O quadro persiste após a mudança de residência para área urbana, em que as condições de higiene básica são adequadas. O agente mais provável é
Em relação a cálculos em rins e vias urinárias,
Quanto à miotoxicidade das estatinas, é correto afirmar que
Das drogas abaixo, usadas como hipotensores, aquela com maior probabilidade de elevar triglicérides é
O risco de miopatia associado ao uso de estatinas pode ser aumentado em caso de
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...