Lista completa de Questões de Medicina do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Criança de 4 anos apresenta quadro clinico de febre, dor abdominal e, à ausculta respiratória, sibilos expiratórios disseminados há 8 dias. Entre outros, o resultado da série branca mostra 23200 leucócitos com 56% de eosinófilos. O diagnóstico mais provável é:
Asma brônquica;
Infestação por Toxocara Gondi.
Toxoplasmose adquirida;
Infecção por citomegalovirus;
Pneumonia bacteriana;
Numa criança com diarréia e desidratação, manifestação clínica precoce de hipocalemia é:
Abaulamento de fontanela;
Rigidez de nuca
Sede intensa;
Fraqueza muscular.
Calafrios;
Quanto às disposições do Estatuto da Criança e do Adolescente avalie as afirmativas se verdadeiras ou falsas e escolha a alternativa correta:
I- Nos casos de internação de criança ou adolescente, os estabelecimentos deverão proporcionar condições para permanência integral de um dos pais ou responsável;
II- Os hospitais são obrigados a fornecer declaração de nascimento onde constam necessariamente as intercorrências do parto e do desenvolvimento do neonato;
III- Nos casos de internação do adolescente, os estabelecimentos hospitalares deverão deixar a critério do mesmo a presença ou não de um acompanhante;
Todas são verdadeiras.
I: falsa, II: verdadeira e III: verdadeira.
I: verdadeira, II: falsa e III: verdadeira.
I: verdadeira, II: verdadeira e III: falsa.
I: falsa, II: verdadeira e III: falsa.
Um recém-nascido pesando 3200g, Capurro de 39 semanas, parto cesáreo devido à parada de progressão. Apgar 9/10, apresenta-se ictérico no 2º/3º dia de vida. A amamentação já se estabeleceu e ele mama com freqüência. O hematrócito do nascimento era de 46% e agora é de 43%. Mãe e filho são O/+ e a dosagem de bilirrubina indireta é de 15mg%. Mãe fez prénatal com boa investigação e sem intercorrências. Sua conduta é:
Fototerapia contínua;
Fototerapia e exanguineo transfusão;
Fototerapia e fenobarbital;
Fototerapia e hidratação venosa;
Fototerapia e imunoglobulina;
Embora alguns casos de infecção de cateter venoso central possam ser tratados clinicamente, está indicada a sua retirada quando infectados por:
Cândida.
Escherichia coli;
Staphylococcus aureus;
Streptococcus;
Haemophylus;
Um recém-nascido com 24 horas de vida, operado de atresia de esôfago e fístula traqueo-esofágica, está recebendo hidratação venosa de 120 mL/kg/dia, com glicose a 5% e cloreto de sódio a 20%. O débito urinário é de 3,9 mL/kg/h e a densidade urinária é de 1003. A conduta adequada, em relação à hidratação venosa é:
Manter os mesmos parâmetros;
Reduzir o volume.
Aumentar o volume;
Aumentar a concentração da glicose;
Reduzir a concentração de sódio;
Criança de 1 ano e 4 meses de idade apresenta desidratação de III grau por gastrenterite aguda. Após expansão com cristalóide isotônico e reinício da diurese, a avaliação metabólica sérica é ph= 7.28 e HCO3=19. A conduta a seguir deve ser:
Soro reidratante pela via oral;
Soro reidratante por sonda naso-gástrica;
Soro fisiológico a 0,9% pela via endovenosa;
Bicarbonato de sódio a 8,4% pela via endovenosa;
Soro glicosado e eletrólitos pela via endovenosa;
Em lactente de 7 meses de idade com anorexia e febre alta por 4 dias e após regressão do quadro febril, há surgimento de exantema máculopapular de distribuição céfalo-caudal. Nesta afecção, a complicação mais provável é:
Diarréia
Icterícia
Convulsão
Desidratação
Irritabilidade
Os microrganismos mais comumente envolvidos na septicemia neonatal são:
Staphylococcus epidermidis e Salmonella;
Staphylococcus aureus e Yersinia;
Pseudomonas aeroginosa e Bacteróides;
Escherichia coli e Streptococcus;
Haemophylus influenzae e Clostridium.
Em pré-escolar com quadro respiratório de broncoespasmo grave, sonolência, acrocianose, palidez cutânea e gasometria arterial com paO2 = 53mmhg e paCO2 = 65mmH, indica-se:
Oxigenação sob máscara;
Oxigenação sob cateter nasal;
CPAP nasal;
CPAP traqueal;
Ventilação mecânica.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...