Lista completa de Questões de Medicina do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considere o seguinte estudo.
Objetivo: comparar o percentual de cura de dois tratamentos da malária por P. vivax: tratamento A (medicamento novo, ainda não comercializado) e tratamento B (esquema convencional). Método: estudo prospectivo, analítico, aberto e aleatorizado (randomizado). Os pesquisadores selecionaram pacientes ambulatoriais adultos, com malária P. vivax, sem outras doenças relevantes, e sortearam quem receberia cada um dos esquemas terapêuticos. A administração de todas as doses dos medicamentos durante o tratamento foi supervisionada. O acompanhamento após o tratamento ocorreu mensalmente durante 6 meses ou por demanda espontânea do paciente com a realização de lâminas para verificação de cura. Resultados: todos os pacientes cumpriram o protocolo estabelecido no estudo e não houve perdas durante o acompanhamento. Os resultados encontrados foram os seguintes: 36 dos 100 pacientes recebendo o tratamento A tiveram recaídas durante os 6 meses, e entre os demais (tratamento B), 40 dos 100 tiveram recaídas nesse período.
A respeito do estudo apresentado, julgue os itens a seguir.
Trata-se de um ensaio terapêutico randomizado de fase IV, última etapa dos ensaios terapêuticos, antes da solicitação de registro e comercialização do produto no território nacional.Com relação à alimentação no 1.º ano de vida, julgue os itens seguintes. Crianças em aleitamento materno exclusivo filhas de mães vegetarianas têm risco de hipovitaminose B.
Com relação à alimentação no 1.º ano de vida, julgue os itens seguintes. Com relação ao leite materno, o leite humano pasteurizado não tem o mesmo valor biológico que o leite cru.
Com relação às doenças infectocontagiosas, julgue os itens a seguir. Quando acometidas pelo vírus influenza, as crianças podem apresentar manifestações clínicas menos típicas e mais severas em relação a outros grupos etários.
Com relação às doenças infectocontagiosas, julgue os itens a seguir. Considere que um bebê de 6 meses de idade tenha sido vacinado no dia 17 de setembro com a vacina oral contra a poliomielite (VOP), seguindo o calendário nacional de vacinação. No dia 19 de setembro, ocorreu a campanha nacional de imunização contra poliomielite, utilizando-se a VOP. Nessa situação, esse bebê não deveria receber a vacina da campanha, porque já foi vacinado 2 dias antes.
Com relação às doenças infectocontagiosas, julgue os itens a seguir. Considere que uma adolescente de 12 anos de idade seja levada pela mãe ao pronto-socorro para avaliação, com queixa de dor abdominal e sangramento anal há algumas semanas. Durante o exame físico, são constatadas múltiplas escoriações, equimoses e hematomas em diferentes estágios de cicatrização por todo o corpo, incluindo as nádegas e os seios. O exame físico da genitália revela alargamento himenal com ruptura parcial do hímen e laceração e edema perianal. Ao ser questionada acerca da origem das lesões, a mãe declara que foram decorrentes de quedas, já que a filha é muito desobediente. O quadro clínico indicia suspeita inicial de maus-tratos. Nessa situação, confirmada a suspeita de abuso sexual, a paciente deve realizar profilaxia para hepatite B e C, HIV, sífilis, porém não poderá fazer uso de anticoncepção de emergência por se tratar de uma adolescente.
Com relação às doenças infectocontagiosas, julgue os itens a seguir. Suponha que um menino de 7 anos de idade apresente adinamia, anorexia e mal-estar geral. No exame físico, apresenta-se ictérico e com hepatomegalia dolorosa à palpação. A mãe refere alterações urinárias e fecais, sugestivas de colúria e hipocolia fecal. Foram solicitadas dosagens de transaminases e sorologias para hepatites virais. Nessa situação, a presença do marcador anti-HBs, no soro, demonstra que o paciente apresenta imunidade ao HBV.
Em cada um dos itens de 61 a 66, é apresentado um quadro clínico hipotético, seguido de uma assertiva a ser julgada. Uma menina de 9 anos de idade foi levada a uma consulta médica pela mãe, que referiu o surgimento de mamas na criança há pouco mais de um mês. Negou a presença de acne, sangramento vaginal e de pelos axilares e pubianos. A classificação de Tanner é compatível com mamas M2 e pelos P1. Nessa situação, o diagnóstico inicial mais provável é de puberdade precoce.
Com referência a complicações obstétricas, julgue os seguintes itens. As alterações típicas de encefalopatia hipertensiva (hemorragia, exsudatos retinianos e edema de papilas) são frequentes em pacientes com eclampsia, acarretando anormalidades exuberantes do exame de fundo de olho.
Com referência a complicações obstétricas, julgue os seguintes itens. A incidência de bacteriúria assintomática é maior nas pacientes diabéticas, em comparação às gestantes normais. Por essa razão, deve-se solicitar a urocultura, antes da instalação do tratamento antimicrobiano.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...