Lista completa de Questões de Medicina do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A ressonância nuclear magnética é considerada método de escolha quando comparada com a tomografia computadorizada, para o diagnóstico de:
traumatismo craniano, na fase aguda.
pancreatite aguda.
embolia pulmonar.
hemorragia subaracnoidea.
hérnia discal.
Em relação à nefropatia diabética, assinale a alternativa CORRETO.
São fatores de risco para aparecimento de microalbuminúria no paciente diabético: controle inadequado da hemoglobina glicada, hipertensão arterial e diabetes mellitus tipo 1.
A microalbuminuria é um preditor importante e fidedigno de doença renal no paciente diabético e, após 10 anos, 90% destes apresentam nefropatia diabética manifesta.
A biopsia renal nos pacientes diabéticos e portadores de retinopatia diabética demonstra gromerulonefrite rapidamente progressiva.
A restrição proteica pode retardar o desenvolvimento da nefropatia diabética em insuficiência renal.
O controle da pressão arterial adequada, com pressão arterial diastólica (PAD) < 80 e pressão arterial sistólica (PAS) < 135, quando realizado pelos inibidores de IECA, apresenta-se mais efetivo do que os beta-bloqueadores na prevenção e na progressão da nefropatia diabética.
A respeito da síndrome metabólica, é CORRETO afirmar que:
é caracterizada por sobrepeso, aumento da circunferência abdominal, resistência insulínica, elevação do colesterol LDL, redução do colesterol HDL e VLDL.
a utilização de fibrato na síndrome metabólica sem dislipidemia tem reduzido o risco de eventos cardiovasculares.
nas células do endotélio, os fibratos atuam nos receptores PPARa e inibem a inflamação na aterogênese.
a associação de estatina com fibrato diminui o risco de rabdomiólise induzida pela estatina.
a elevação do fibrinogênio pode ocorrer com uso de fibratos.
Sobre os filtros de veia cava utilizados na prevenção de tromboembolismo pulmonar, é INCORRETO afirmar que:
estão associados com complicações crônicas como a trombose venoso profunda recorrente e a síndrome pós-trombótica.
pode ocorrer trombose aguda no local de acesso venoso.
a oclusão da cava inferior é uma complicação tardia que pode ocorrer mesmo em pacientes anticoagulados.
o uso do filtro de veia cava provisório pode ser indicado em gestantes próximas ao parto e que desenvolveram trombose venosa profunda extensa.
o seu uso está formalmente indicado em paciente com trombose venosa profunda proximal e com trombo flutuante em uso de anticoagulante.
Qual fator é considerado predisponente leve ou fraco do tromboembolismo pulmonar?
Obesidade.
Lesão medular.
Quimioterapia.
Politraumatismo.
Trombofilia.
A hipertensão arterial resistente (HAR), definida como pressão arterial acima dos níveis de pressão arterial-alvo, a despeito do uso otimizado de três agentes anti-hipertensivos de classes diferentes, ou quando atinge a pressão-alvo com quatro ou mais agentes, constitui-se em um desafio para o clínico e o médico de família. Sobre isso, é INCORRETO afirmar que:
a mudança do estilo de vida é fundamental, com incentivo à perda de peso, à diminuição do sal na dieta, à redução ou cessação da ingestão alcoólica, à dieta saudável, com alta porcentagem de fibras e redução da gordura e, principalmente, estímulo à atividade física.
devem-se afastar causas secundárias, principalmente a apneia obstrutiva do sono, estenose de artéria renal e aldosteronismo primário.
em virtude da alta prevalência de aldosteronismo primário nos pacientes com HAR, os diuréticos de alça antagonistas dos receptores mineralocorticoides produzem importante efeito anti-hipertensivo.
medicamentos como anti-inflamatórios não hormonais, antidepressivos tricíclicos, drogas simpaticomiméticas, anti-inflamatórios e anticoncepcionais devem ser evitados.
o MAPA é um exame fundamental para afastar diagnóstico de hipertensão de jaleco branco.
Qual a medida terapêutica que NÃO beneficiará no atendimento pré-hospitalar do paciente portador de infarto agudo do miocárdio com supra-ST?
Administrar oxigênio por via nasal (3L/min).
Controlar a dor com sulfato de morfina.
Administrar ácido acetilsalicílico (AAS) 160 a 325mg mastigável.
Associar ramipril (IECA) com clopidogrel.
Administrar enoxaparina (heparina de baixo peso molecular) SC.
A utilização dos inibidores da enzima de conversão da angiotensina (IECA) no tratamento da insuficiência cardíaca crônica está indicada em qual das situações?
Potássio sérico maior que 5,5mEq/L.
Estenose de artéria renal bilateral.
História de angioedema documentado com o uso prévio de IECA.
Estenose aórtica severa.
Hipotensão arterial sistêmica persistente, assintomática, com PAS de 80mmHg.
No tratamento da gestante portadora de insuficiência cardíaca crônica, qual medicamento está contraindicado, por ser comprovadamente teratogênico?
Valsartan.
Furosemida.
Carvedilol.
Hidralazina.
Digital.
A respeito da febre reumática (FR), é CORRETO afirmar que:
o diagnóstico de recorrência em paciente sem doença cardíaca reumática estabelecida pode ser realizado se constatados dois critérios maiores ou um maior e dois menores, mesmo sem evidência de infecção estreptocócica anterior.
a coreia de Sydenham (CS) ocorre predominantemente em adultos do sexo feminino, sendo rara antes dos 20 anos de idade.
a profilaxia primária em pacientes com mais de 20Kg pode ser realizada com penicilina G benzatina na dose de 1.200.000UI, em dose única.
a profilaxia secundária no paciente submetido a troca valvar deve ser mantida por dez anos após o último surto.
o padrão ouro para diagnóstico da infecção estreptocócica aguda da orofaringe é a elevação da antiesterptolisina O (ASLO) em associação à duração da antidesoxirribonuclease B (anti DNase).
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...