Lista completa de Questões de Medicina do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma criança com 10 anos de idade foi vítima de acidente automobilístico e traumatismo cranioencefálico. Foi admitida na UTIP e está sob ventilação mecânica e monitorização de pressão intracraniana (PIC), com cateter intraventricular. Na monitorização, foi verificado que a PIC era de 19 mmHg e a pressão arterial média (PAM) de 48 mmHg. Qual seria a conduta para o caso descrito?
Manitol 20% em bolus na dose de 0,25 g/kg
Hiperventilação agressiva com PaCO2 < 30 mmHg
Expansão com SF 0,9% 20 mL/kg
Tiopental 10 mg/kg
Tiopental 10 mg/kg
Paulo tem oito anos e foi admitido na UTI por apresentar traumatismo cranioencefálico, apresentando Glasgow de 7 na admissão. A conduta imediata a ser feita nesta situação é:
CPAP nasal + sedação com morfina.
intubação + sedação com quetamina.
oxigênio sob cateter + sedação com fentanil.
intubação + sedação com midazolam.
CPAP nasal + sedação com midazolam.
Marcela tem 18 meses de idade e é portadora de anemia falciforme. A genitora procurou a Emergência em virtude de a criança ter piorado da palidez e apresentar irritabilidade e dor abdominal. Ao exame: febril, hipocorada (+++/++++), baço palpável a 6cm do RCE. Hemograma: Hb = 5g/dl, VCM = 83fl. e leucócitos = 18.000/mm3. A principal hipótese diagnóstica é:
crise de leucemização.
sequestro esplênico.
crise álgica.
crise hiper-hemolítica.
parvovirose.
Criança em idade escolar apresenta quadro clínico de Glomerulonefrite Difusa Aguda (GNDA) complicada com encefalopatia hipertensiva. Nessa situação, a conduta primordial a ser tomada é:
prescrever furosemida venosa e nifedipina sublingual.
indicar restrição hídrica, dieta hipossódica e prescrever furosemida oral.
realizar tomografia computadorizada cerebral.
indicar restrição hídrica e dieta hipossódica.
prescrever reserpina oral e liberar a criança para casa.
Paulo tem 10 anos de idade e foi internado com quadro infeccioso grave, sistêmico. O estudo radiológico do tórax mostra a presença de focos pneumônicos distribuídos nos dois pulmões, de aspecto nodular. O provável agente etiológico é:
Mycoplasma pneumoniae.
Estafilococo.
Bacilo de Koch.
Pneumococo.
Hemophilus influenzae.
Criança com diarreia aguda caracterizada por várias evacuações líquidas e vômitos ocasionais, com sinais clínicos de desidratação grave. Das alternativas abaixo, assinale as alterações que caracterizam uma desidratação grave.
Olhos fundos e lágrimas presentes.
Bebe rápido e avidamente e o sinal da prega desaparece lentamente.
Pulso rápido e boca e língua úmidas.
Criança alerta, apresentando diurese normal.
Olhos muito fundos e tempo de enchimento capilar superior a 5 segundos.
Paula tem dez anos de idade e apresenta quadro infeccioso sistêmico, com focos pneumônicos distribuídos em ambos os pulmões, de aspecto nodular. Qual o provável agente etiológico?
Estafilococo.
Klebsiella.
Pseudomonas.
Pneumococo.
Mycoplasma.
Escolar com quadro clínico de insuficiência respiratória e toxemia apresenta ao exame físico: turgência jugular, taquicardia, pulso paradoxal e hipotensão. A ausculta cardiorrespiratória revela: sibilos, estertores crepitantes em ambos os pulmões e bulhas cardíacas abafadas. Qual o diagnóstico mais provável?
estado de mal asmático.
síndrome de Löeffler.
tamponamento cardíaco.
pneumonia.
choque.
César tem quatro anos de idade e foi atendido na Emergência com parada cardiorrespiratória após afogamento em piscina. O pediatra de plantão fez manobras de ressuscitação, mas após 30 minutos, o óbito foi constatado. De acordo com o Código de Ética Médica, a quem compete o preenchimento do Atestado de Óbito?
Ao chefe da equipe de plantão.
A qualquer médico da equipe.
Ao diretor do hospital.
Ao médico do paciente.
Ao médico legista.
Bruno tem 18 meses de idade e foi internado por apresentar prostração, gemência, letargia e taquipneia. Ao exame apresenta edema moderado de membros inferiores, boa perfusão periférica e estertores crepitantes finos na base do pulmão direito. Exames laboratoriais: Na = 128mEq/L; K = 3mEq/L; albumina = 2,8g/dL e Hb = 10g/dL. A prioridade para o tratamento é:
iniciar nutrição parenteral total em veia profunda, corrigindo as carências nutricionais.
iniciar antibioticoterapia parenteral adequada à idade e à situação clínica do paciente.
corrigir o sódio sérico para 135mEq/L com NaCl a 3%.
corrigir a anemia com 20 ml / kg de concentrado de hemácias lavadas.
corrigir a hipoalbuminemia com infusão de duas unidades de albumina.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...