Lista completa de Questões de Medicina do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Carlos tem quatro anos de idade e vem apresentando, há dois meses, cefaleia, vômitos e alteração do comportamento (irritabilidade e hiperatividade). Ao exame: estado geral regular, hiperpneico, FC=60bpm, PA=130/90mmHg. A hipótese diagnóstica mais provável é:
tumor cerebral.
enxaqueca com aura.
déficit de atenção/hiperatividade.
cefaleia tensional.
síndrome de Sandifer.
André tem quatro meses de idade e foi internado com história de febre alta há três dias, dispneia e gemência. Ao exame, apresenta prostração, tiragem subcostal e impetigo bolhoso na perna esquerda. O estudo radiológico do tórax mostra infiltrado no terço superior do pulmão esquerdo. A melhor opção de tratamento é:
gentamicina, apenas.
cloranfenicol.
penicilina cristalina.
oxacilina.
gentamicina + ampicilina.
Lactente de 18 meses é atendido na Emergência com dor intensa à mobilização do cotovelo direito, de origem súbita e após a criança ser erguida pelo antebraço. O quadro clínico decorre de:
osteocondrose da epífise do úmero.
hemorragia intra-articular.
ruptura de um dos ligamentos.
subluxação da cabeça do rádio.
fratura em galho verde do cúbito.
Cid tem 10 anos e foi levado à Emergência Pediátrica por apresentar, há cerca de 8 horas, vômitos e dor nos testículos de leve intensidade, surgida após atividade física escolar. Ao exame, apresentase afebril, hidratado, fácies de dor, abdome doloroso (++), reflexo cremastérico ausente, testículo direito levemente doloroso, com eritema, sem edema. A conduta indicada é:
internar, para exploração cirúrgica imediata.
internar, para aplicar antibiótico por via endovenosa.
prescrever anti-inflamatório não hormonal, calor local e solicitar retorno em 72 horas.
prescrever calor local, elevar testículo e observar por 24 horas.
prescrever antibiótico por via oral e solicitar retorno com 72 horas.
Ana tem 14 anos de idade e há um mês vem apresentando cefaleia, de intensidade progressiva, holocraniana, mais intensa ao acordar e exacerbada ao tossir. Ao exame, apresenta: discreta alteração do equilíbrio e da coordenação motora. O exame inicial indicado para este caso é:
raio X de crânio.
estudo citoquímico do liquido cefalorraquidiano (LCR).
ressonância magnética.
eletroencefalograma.
provas de atividade inflamatória.
Alex tem 18 meses de idade e foi levado à Emergência Pediátrica por apresentar dor de ouvido, febre, irritabilidade e mal-estar. Ao exame, apresenta: regular estado geral, eupneico, hidratado, hiperemia de orofaringe e membrana timpânica direita opaca e com perda de movimento. A conduta indicada é iniciar:
amoxicilina-clavulonato.
amoxicilina, apenas.
corticosteroide.
anti-inflamatório.
descongestionante.
Jonas tem três anos de idade e foi levado à Emergência com agitação psicomotora, boca seca, midríase e rubor facial. A criança fica sob os cuidados da irmã de dez anos, no período da tarde, enquanto a mãe trabalha. Como há possibilidade de intoxicação, a causa mais provável é:
clorpromazina.
dipirona.
salbutamol.
dexclorfeniramina.
paracetamol.
Marcelo tem 18 meses de idade e foi levado à Emergência por apresentar subitamente rouquidão e estridor após refeição ocorrida três horas antes. Ao exame apresenta bom estado geral, choro rouco, estridor respiratório; ausculta respiratória normal e ausência de esforço respiratório. A conduta indicada é realizar:
ressonância magnética.
traqueostomia.
videorinoscopia.
tomografia computadorizada.
laringoscopia direta.
Renan tem 10 anos de idade e há três semanas apresentou rinorreia purulenta que não foi tratada adequadamente. Há uma semana, evoluiu para quadro de febre alta, sonolência, cefaleia, náuseas e vômitos. Ao exame, apresenta-se febril, torporoso e não atende bem a comandos simples. Ausculta cardio-respiratória: taquicardia. A fundoscopia evidencia papiledema. O diagnóstico provável e a conduta inicial são, respectivamente:
abscesso cerebral e drenagem cirúrgica precoce.
sinusite e drenagem cirúrgica.
abscesso cerebral e antibiótico intravenoso.
meningite bacteriana e antibiótico intravenoso.
sinusite e antibiótico intravenoso.
Lactente com quadro clínico de choque séptico apresenta todos os sinais abaixo, EXCETO:
letargia.
má perfusão periférica.
hipotermia.
poliúria.
pulsos filiformes.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...