Lista completa de Questões de Medicina do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em relação ao estadiamento de tumores das glândulas salivares, analise as assertivas abaixo.
I. Deve ser realizado exame clínico com biópsia da lesão. Radiografia do tórax é necessária para descartar a presença de metástases pulmonares que não são infrequentes. II. A tomografia computadorizada faz-se necessária para avaliar a possibilidade de ressecção total em tumores avançados. III. A ressonância magnética tem vantagem sobre a tomografia computadorizada, na definição do volume tumoral, invasão das partes moles e detecção de linfonodos comprometidos, ao passo que a invasão óssea é mais bem visualizada pela tomografia computadorizada. É correto o que se afirma emI e III, apenas.
I, II e III.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
III, apenas.
No que diz respeito à teleterapia em tumores do assoalho da boca, assinale a alternativa correta.
Quando a RT é a opção inicial, o leito tumoral (CTV) é tratado com margem de cerca de 4cm até a dose de 70 a 72Gy, e a inclusão das duas primeiras cadeias de drenagem linfonodal, os níveis Ib e II (CTV1), é mandatória, devendo receber dose de 60 a 64Gy.
Quando tratados cirurgicamente, os tumores iniciais devem receber radioterapia pós-operatória de as margens cirúrgicas forem exíguas, positivas ou se existir a presença de linfonodos comprometidos, infiltração vascular, perineural, linfática ou, ainda, de partes moles. A dose a CTV1 deve ser de 50 a 54Gy, e a CTV2, de 60 a 65Gy.
Para os tumores T1 e T2, se tratados por RT exclusiva, a dose final ao GTV deve ser de cerca de 72Gy. Na presença de linfonodos comprometidos, os níveis Ib a IV são tratados com dose de 50 a 54Gy.
Os linfonodos das cadeias Ib a IV são irradiados com dose de 60,4Gy (CTV1), incluindo-se as fossas supraclaviculares. O CTV2, representado pelo leito tumoral e linfonodos dos níveis Ib e II, deve receber de 70 a 75Gy.
Caso não haja comprometimento dos linfonodos cervicais, deve-se tratar todo o pescoço (CTV2) com dose mínima de 65Gy, sendo que o reforço deve ser feito com elétrons de 6 a 12MV.
No que diz respeito à teleterapia em tumores da língua, assinale a alternativa correta.
O tratamento, em geral, é dirigido para a lesão primária (GTV) com 3cm e 4cm de margem, se esta for bem diferenciada e não houver linfonodos comprometidos.
Para tumores T2 e T3 a dose final ao GTV deve ser de 60 a 62Gy.
A irradiação cervical é de mandatória, os linfonodos da primeira estação de drenagem cervical devem receber dose de 70Gy para doença microscópica e cerca de 70 a 75Gy para a doença macroscópica, com inclusão das fossas supraclaviculares e doses de 60,4Gy.
O nível V será sempre irradiado com dose de 64Gy. Quando ele estiver acometido pela neoplasia, indica-se o uso de elétrons para a complementação de dose com 75 a 80Gy, sendo a medula espinhal protegida aos 50Gy pelos campos com fótons, para complementação posterior da dose por elétrons de 12 a 16 MeV.
O CTV1 geralmente é tratado por uma composição de campos látero-laterais com doses de 45 a 50Gy e podem ser associados a um reforço com braquiterapia por implante intersticial de baixa ou alta taxa de dose, com dose de 20 a 30Gy ao CTV2.
Em relação à braquiterapia em tumores da mucosa jugal, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) A braquiterapia em geral é realizada em implante intersticial, em que são utilizados cateteres paralelos. ( ) A dose com BATD deve ser de 6 a 7 inserções de 3,0Gy, duas vezes ao dia, com intervalo mínimo de 3 (três) horas. ( ) Com BBTD cerca de 20Gy são administrados com taxa de dose de cerca de 0,5 a 0,8Gy/hora.F/ V/ V
V/ V/ F
V/ F/ V
F/ F/ V
V/ F/ F
Em relação à braquiterapia em tumores do lábio, analise as assertivas abaixo.
I. O reforço com braquiterapia (BQT) por implante intersticial de baixa com alta dose de 20 a 30Gy em 2 (dois) a 3 (três) dias pode ser realizado. II. A adição de BQT ao leito linfonodal está em investigação, porém, parece ter um papel definitivo no reforço. III. Braquiterapia de Baixa Taxa de Dose (BBTD), com uma taxa de dose de cerca de 0,5Gy por hora, pode ser utilizada com dose final de 20 a 25Gy. É correto o que se afirma emI, II e III.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
III, apenas.
No que diz respeito à teleterapia em tumores do lábio, assinale a alternativa correta.
O tratamento, em geral, é dirigido para a lesão primária se esta for bem diferenciada. Lesões T1 têm indicação de irradiação da primeira estação de drenagem linfonodal.
Nas lesões T3, a radioterapia com ortovoltagem ou elétrons de baixa energia com bolus superficilizadores são preferenciais.
Tumores T2 e T3, envolvendo menos da metade do lábio devem ser tratados com fótons ou elétrons, com doses de 70 a 75Gy (Gray), com margem de 3cm em relação ao GTV. Como PTV, sugere-se o CTV14 com margem de 8mm.
O uso de campos combinados com fótons e elétrons é desejável com o intuito de reduzir a dose recebida pelas glândulas salivares contralaterais, segundo os limites de dose recomendados.
Tumores com envolvimento linfonodal têm necessidade da inclusão na primeira estação de drenagem, além do GTV (Gross Tumor Volume) no campo de irradiação, e tratados com dose de 70Gy e reforço de dose ao GTV com 3cm de margem até 75 a 78Gy.
1/ 3/ 5/ 6/ 7/ 2/ 4
2/ 4/ 7/ 1/ 6/ 3/ 5
2/ 4/ 7/ 1/ 6/ 5/ 3
1/ 4/ 7/ 2/ 6/ 5/ 3
2/ 4/ 7/ 1/ 5/ 3/ 6
Em relação à Leucemia Linfoide Crônica (LLC), analise as assertivas abaixo.
I. A LLC é uma doença linfoproliferativa e caracteriza-se por um quadro clínico benigno, de evolução lenta e grande leucocitose no sangue.
II. Alguns casos de LLC são diagnosticados quase que por acaso, após a realização de um exame hematológico, sem que haja nenhuma sintomatologia clínica.
III. Alguns casos de LLC apresentam quadro clínico severo, com anemia grave, icterícia, hepatoesplenomegalia e adenomegalia generalizada.
É correto o que se afirma em
I e II, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III.
I, apenas.
III, apenas.
Todos os protocolos de tratamento da LLA visam à eliminação das células leucêmicas através da quimioterapia intensiva na fase de indução. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta um quimioterápico usado na LLA de adultos na fase de indução.
PRD + VCR + DRM.
PDR + VCR + MTX.
PRD + VCR + DRM + TG.
Ara-C + CFM + L-ASP.
PRD + VCR + L-ASP + CFM.
3/ 2/ 1
3/ 1/ 2
1/ 3/ 2
2/ 1/ 3
2/ 3/ 1
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...