Lista completa de Questões de Medicina do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
L. F., 48 anos, sexo feminino, é portadora de Diabetes Mellitus e apresenta-se como um paciente criticamente enfermo. Os critérios usados para o diagnóstico da doença quanto ao valor de glicose plasmática em jejum e glicose plasmática aleatória, respectivamente, são
J. P., 60 anos, sexo masculino, foi diagnosticado com Cetoacidose Diabética (CAD) e internado em uma UTI, com o objetivo restaurar uma normoglicemia. Desta forma, assinale a alternativa que indica o procedimento adequado a ser realizado na terapia com insulina no paciente.
A dose de ataque é de 10U/kg de insulina regular, administrada via subcutânea.
Iniciar uma infusão constante (60U em 50mL de solução salina normal) em uma velocidade de 100- 200mL/h ou com injeções 5-10U intravenosa a cada duas horas.
A glicose sérica e a osmolaridade devem ser diminuídas lentamente para evitar o choque, acidose lática e edema cerebral.
Quando a glicose chegar a 300mg/dL, deve ser mudada a rota para subcutânea e administrada a cada 30 minutos, até que a CAD esteja controlada.
A CAD mostra-se controlada quando a glicose sérica é maior que 200mg/dL, HCO3 menor que 15mEq/L e pH menor que 7.
P. O., 50 anos, sexo feminino, foi diagnosticada com insuficiência adrenal secundária. Em relação a este problema endócrino na terapia intensiva, assinale a alternativa que apresenta uma causa possível da insuficiência adrenal secundária na paciente.
Tumor hipotalâmico.
Deficiência isolada de glicocorticoides.
Traumatismo abdominal.
Tuberculose.
Doença de Addison.
Em relação aos índices urinários avaliados em testes diagnósticos de Insuficiência Renal (IRA), analise as assertivas abaixo.
I. Os índices urinários são avaliados na presença da IRA anúrica. II. A excreção fracional do sódio (FENa) é o índice urinário mais útil. Para obter um índice preciso, a urina deve ser obtida após a administração de diuréticos e após a reposição de volume. III. Nos pacientes que receberam diuréticos nas 24-48 horas precedentes, o uso da FEureia é útil, pois os diuréticos não afetam diretamente o resultado. É correto o que se afirma emII e III, apenas.
I e III, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I, apenas.
Os métodos de ventilação mecânica são designados como qualquer suporte ventilatório capaz de prover, com o menor dano e custo possível, a melhor ventilação e oxigenação para suprir a demanda do paciente. A esse respeito, leia os excertos abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.
A ventilação ____________ combina a ventilação assistida com a ventilação espontânea para sincronizar a respiração da máquina com os esforços respiratórios espontâneos do paciente. A uma frequência de 6/min, o respirador percebe a tentativa do paciente de respirar aproximadamente a cada 10 segundos e libera uma respiração sob pressão positiva. Com o aumento do trabalho respiratório, em vez de diminuição da ventilação alveolar, a ventilação ____________ pode corrigir a alcalose respiratória. Este método de ventilação pode ter sua freqüência lentamente diminuída de modo que o paciente possa começar a realizar mais trabalho respiratório. Na ______________, se o paciente não tentar nenhum movimento respiratório, o respirador libera um mínimo de respirações de acordo com a frequência ajustada. Este modo protege o paciente da apneia.de alta frequência/ com suporte pressórico/ assistida-controlada
mandatória intermitente sincronizada/ mandatória intermitente/ assistida-controlada
assistida-controlada/ mandatória intermitente/ mandatória intermitente sincronizada
mandatória intermitente/ assistida-controlada/ mandatória intermitente sincronizada
assistida-controlada/ mandatória intermitente sincronizada/ mandatória intermitente
R. M., 45 anos, sexo masculino, foi diagnosticado com insuficiência renal aguda. Sobre os testes diagnósticos laboratoriais desta doença feitos no paciente, assinale a alternativa que apresenta fatores que aumentam a ureia sem reduzirem a função renal.
Menor absorção pelo trato urinário causada por uropatia obstrutiva.
Produção aumentada de ureia causada por estados hipercatabólicos.
Diminuição da absorção pelo TGI causada por corticosteroides.
Maior secreção tubular causada por cimetidina.
Menor absorção pelo trato urinário causada por insuficiência cardíaca.
Embora cada paciente precise ser avaliado levando-se em consideração a fisiopatologia individual, há razões relativas indicadas para intubação. A este respeito, assinale a alternativa que não apresenta uma indicação para intubação.
Acidose metabólica descompensada com deterioração clínica.
Síndrome de angústia respiratória do adulto (SARA).
Frequência respiratória < 35-40 incursões respiratórias por minuto.
Gradiente alvéolo-arterial (A-a) > 400mmHg em uma máscara facial com O2 a 100%.
Retenção aguda com acidose respiratória.
Há várias condições que favorecem a Insuficiência Respiratória. Assinale a alternativa que não apresenta uma causa relacionada a esta patologia pulmonar.
Falência de oxigenação (PaO2 < 50mmHg).
Falência ventilatória (PaCO2 > 50mmHg).
Eliminação do estímulo hipoxêmico.
Pareamento ventilação-perfusão.
Microatelectasias.
A anafilaxia ocorre por uma reação anticorpo-induzida pela desgranulação dos masctócitos pela imunoglobulina E (lgE). Assinale a alternativa incorreta em relação às reações anafilactoides.
Reações anafilactoides são dependentes da lgE.
Reações idiopáticas podem ser incluídas entre os tipos de reação anafilactóide.
Reações a DAINEs são consideradas um tipo de reação anafilactoide e bioquimicamente favorecem a síntese de leucotrienos por prostaglandinas.
Pode apresentar reações mediadas por complementos, induzidas por produtos sanguíneos, por exemplo.
Outro tipo de reação anafilactoide é a desgranulação independente da lgE, que pode ocorrer com os meios de contraste, opiáceos e agentes bloqueadores neuromusculares.
Em relação ao tratamento cardiovascular, analise as assertivas abaixo quanto aos objetivos da terapia de choque.
I. Restaurar uma perfusão tecidual adequada e a liberação de oxigênio. II. Melhorar a liberação de oxigênio, mantendo a saturação de oxiemoglobina arterial a 70%. III. Melhorar o débito cardíaco, mantendo o índice cardíaco acima de 2,5 L/min/m². É correto o que se afirma emI e II, apenas.
III, apenas.
I, II e III.
II, apenas.
I e III, apenas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...