Lista completa de Questões de Medicina do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A Agente Comunitária de Saúde (ACS) liga apavorada para o Médico de Família e Comunidade da Unidade relatando que ao realizar uma visita domiciliar na casa de uma paciente, a encontrou caída no chão da varanda. Assinale a alternativa que apresenta qual deve ser a primeira orientação do Médico à ACS.
Orientar a ACS a checar o pulso carotídeo da paciente.
Pedir para a funcionária ligar para o SAMU (192).
Orientar a ACS a oferecer duas respirações de resgate.
Orientar a ACS a checar responsividade.
Orientar a ACS a abrir vias aéreas.
Mãe comparece ao consultório médico extremamente preocupada, pois seu filho de 8 meses vem apresentando febre alta (39°C) há 2 dias, que cede pouco ao uso de antitérmico (dipirona). Refere que hoje de manhã a febre baixou um pouco, mas que a criança acordou toda pintada. Ao exame, a criança está um pouco irritada, mas com bom estado geral. A temperatura axilar é de 37,8°C. O exame da pele revela um exantema máculo-papular rosado em tronco. Com base nesse quadro, assinale a alternativa que apresenta o agente etiológico mais provável.
Vírus da rubéola.
Parvovírus B19.
Vírus Varicela-zoster.
Vírus herpes humano tipo 6.
Bordetella pertussis.
Penicilina G procaína.
Levofloxacina.
Ceftriaxona.
Sulfametoxazol + Trimetoprim.
Azitromicina.
Leia o caso clínico abaixo para responder às questões 46 e 47.
Uma moça de 25 anos procura o Médico de Família e Comunidade, pois há dois dias vem apresentando cefaleia frontal, dor de garganta, sensação de congestão nasal e rinorreia esverdeada (apenas no período da manhã, ao acordar). Nega febre no período. Ao exame: bom estado geral, temperatura axilar de 36,8°C, pressão arterial de 104 x 76mmHg, frequência cardíaca e respiratória, respectivamente, de 80bpm e 16ipm, e pulmões limpos. Na cavidade oral percebe-se apenas hiperemia moderada de orofaringe. A rinoscopia anterior, auxiliada por espéculo nasal, revela hiperemia de mucosa e presença de secreção hialina.Assinale a alternativa que não apresenta um item que aumenta a probabilidade diagnóstica de um caso de rinossinisite bacteriana.
Raio X de seios da face mostrando espessamento mucoso.
Dor de dente irradiada para seio maxilar.
Sintomas persistentes por mais de sete dias.
Drenagem nasal posterior de secreção mucopurulenta.
Dor à palpação facial correspondente à região dos seios (maxilar, frontal e etmoidal).
Leia o caso clínico abaixo para responder às questões 46 e 47.
Uma moça de 25 anos procura o Médico de Família e Comunidade, pois há dois dias vem apresentando cefaleia frontal, dor de garganta, sensação de congestão nasal e rinorreia esverdeada (apenas no período da manhã, ao acordar). Nega febre no período. Ao exame: bom estado geral, temperatura axilar de 36,8°C, pressão arterial de 104 x 76mmHg, frequência cardíaca e respiratória, respectivamente, de 80bpm e 16ipm, e pulmões limpos. Na cavidade oral percebe-se apenas hiperemia moderada de orofaringe. A rinoscopia anterior, auxiliada por espéculo nasal, revela hiperemia de mucosa e presença de secreção hialina.Pensando em tratar-se de um quadro de rinossinusite aguda, assinale a alternativa que apresenta o agente causal mais provável.
Streptococcus pneumoniae.
Moraxella catarrhalis.
Rinovírus.
Haemophilus influenzae.
Vírus Epstein-barr.
Leia o caso clínico abaixo para responder às questões 44 e 45.
Uma senhora de 45 anos, portadora de hipertensão arterial e obesidade grau III, procurou-o queixando-se que há 2 meses tem sentido dores musculares, irritação e perda de interesse. Durante a anamnese, ela chorou várias vezes, afirmando que a vida não tinha mais valor (porém, nega que tenha planos de suicídio).Em relação ao caso, percebendo que os sintomas estão interferindo de maneira significativa na vida da paciente, assinale a alternativa que apresenta a medicação mais indicada.
Fluoxetina.
Mitriptilina.
Diazepam.
Clordiazepóxido.
Clordiazepóxido.
Leia o caso clínico abaixo para responder às questões 44 e 45.
Uma senhora de 45 anos, portadora de hipertensão arterial e obesidade grau III, procurou-o queixando-se que há 2 meses tem sentido dores musculares, irritação e perda de interesse. Durante a anamnese, ela chorou várias vezes, afirmando que a vida não tinha mais valor (porém, nega que tenha planos de suicídio).Diante deste quadro, assinale a alternativa que apresenta os sintomas que possuem sensibilidade e especificidade para corroborar o diagnóstico de depressão maior.
Humor deprimido e irritabilidade.
Desânimo e ideação suicida.
Irritabilidade e dor muscular.
Dor muscular e perda de interesse.
Perda de interesse e humor deprimido.
Anemia microcítica/ Sulfato ferroso.
Anemia normocítica/ Eritropoetina.
Anemia normocítica/ Sulfato ferroso.
Anemia microcítica/ Eritropoetina.
Anemia normocítica/ Transfusão sanguínea.
Um senhor de 62 anos queixa-se em consulta de apresentar cólica abdominal, diarreia e aumento dos flatos. Na história clínica, o Médico descobre que recentemente foi prescrito antidiabético oral para tratamento de diabetes tipo II. Assinale a alternativa que apresenta o medicamento que provavelmente deve ser o causador dos sintomas.
Metformina.
Glibenclamida.
Pioglitazona.
Acarbose.
Vildagliptina.
Senhor de 45 anos comparece à consulta devido a queixa de dor lombar. Durante a anamnese ele relata também história recente de poliúria, polidipsia, hipertensão e aumento de peso. Ademais, ele apresenta ao Médico um exame radiográfico de coluna lombar, feito em pronto-socorro, em que se evidencia fratura de L4-L5, com achatamento vertebral. Assinale a alternativa que apresenta o exame mais adequado para auxiliar o diagnóstico.
Dosagem do cortisol.
Dosagem de insulina.
Dosagem do hormônio de crescimento.
Dosagem dos hormônios tireoidianos.
Dosagem de glucagon.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...