Lista completa de Questões de Medicina do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
J. A., 62 anos, trabalhador da construção civil, foi conduzido ao serviço de emergência, imediatamente após apresentar náuseas e vomitar grande quantidade de sangue no bar em que sempre frequentava com os amigos. Na sala de emergência observou-se o paciente pálido (pele e mucosas), pulso 130bpm, PA sistólica 80 mmHg, confuso e agitado. Enquanto o médico examinava o paciente, ocorreu novo episódio de vômito com sangue. Sobre esse caso, analise as assertivas a seguir:
I. A etiologia mais provável é de varizes de esôfago por hepatopatia crônica.
II. A primeira conduta deve ser o tratamento do choque hemorrágico.
III. A endoscopia digestiva alta (EDA) indica de imediato paciente de alto risco, (exemplo: com choque hipovolêmico)
IV. A EDA possui caráter diagnóstico (de lesão sangrante e de achados preditivos de ressangramento), com baixa eficácia terapêutica.
Está(ão) CORRETA(S):
Apenas as assertivas I e IV.
Apenas as assertivas III e IV.
Apenas as assertivas I, II.
Apenas as assertivas II e IV.
Apenas as assertivas I, II e III.
P. L., 73 anos, morador da zona rural, trabalha na lavoura de café há 30 anos. Recentemente notou a presença de lesão avermelhada que descama periodicamente e sangra com facilidade de aproximadamente 2 cm localizada no supercílio. O paciente expõe-se ao sol constantemente, porém não utiliza qualquer tipo de proteção (protetor solar ou chapéu). Sobre esse tema, analise as afirmações abaixo.
I. Provavelmente o paciente foi picado por insetos na lavoura e apresentou reação alérgica local.
II. A exposição solar é o principal fator de risco para tumores malignos de pele.
III. O carcinoma basocelular é o tumor maligno de pele mais frequente no organismo.
IV. A crioterapia, a radioterapia e a cirurgia (por excisão ou cauterização) são os principais tratamentos para os tumores malignos de pele do tipo não-melanoma.
Está(ão) CORRETA(S):
Apenas a afirmativa I.
Apenas a afirmativa II.
Apenas a afirmativa III.
Todas as afirmativas.
Apenas as afirmativas II, III e IV.
J. F., 45 anos, mãe de 3 filhos, procurou ajuda médica para tratar do seu papo(sic). A paciente queixa-se do papo, porém o que mais a incomoda é o inchaço nos pés e pernas. No exame médico, é possível observar exoftalmia pronunciada, membros inferiores e superiores com pele ressecada com edema pré-tibial. Com relação a esse caso, avalie as afirmações a seguir:
I. O diagnóstico mais provável é bócio difuso tóxico.
II. A Doença de Graves apresenta aumento difuso da tireoide e hipertireoidismo associado à oftalmopatia e dermopatia.
III. O TSH é o hormônio mais sensível para o diagnóstico inicial para a disfunção tireoideana.
IV. A tireodectomia é o tratamento de escolha do bócio difuso tóxico, após a falha do tratamento clínico.
Está(ão) CORRETA(S):
Apenas as afirmativas I e IV.
Todas as afirmativas.
Apenas as afirmativas I, III e IV.
Apenas as afirmativas II e III.
Apenas as afirmativas I e III.
O adenocarcinoma gástrico corresponde a 95% de todas as neoplasias malignas do estômago. No Brasil, o carcinoma gástrico é o quinto tumor mais comum. O mais preocupante nessa doença é a taxa de mortalidade, que chega a 90%. Sobre esse tema, considere as afirmativas abaixo:
I. O diagnóstico de adenocarcinoma gástrico é feito por biópsia em endoscopia digestiva alta.
II. A presença de Helicobacter pilori não é mais considerado um fator de risco de câncer gástrico.
III. Prateleira de Blummer e nódulo da Irmã Mary Joseph são sinais que ajudam no diagnóstico precoce do adenocarcinoma gástrico.
IV. O objetivo da dissecção linfonodal é realizar o estadiamento do carcinoma gástrico, aumentar o grau de cura ou melhorar o prognóstico.
Está(ão) CORRETA(S):
Apenas as afirmativas I, III e IV.
Apenas a afirmativa I.
Apenas as afirmativas I e II.
Apenas as afirmativas I e IV.
Apenas as afirmativas II e III
A. C., 70 anos, chega ao hospital com quadro de distensão e dor abdominal intensa em cólica iniciada há 4 horas. Cardiopata, portador de fibrilação atrial, é frequentador habitual do pronto-socorro, sempre bemhumorado. Ele apresenta fáscies de dor, sudorese, mal consegue se comunicar e sofre com dor em todo o abdômen. Apresenta FC=115 bpm e PA=80/55 mmHg. Ao exame físico, apresenta abdômen distendido, dor abdominal difusa sem sinais de irritação peritoneal.
Para esse quadro clínico, o diagnóstico mais provável é:
Apendicite aguda.
Diverticulite aguda.
Tumor de cólon perfurado.
Úlcera gástrica perfurada.
Isquemia mesentérica.
A. C., 72 anos, deu entrada no pronto-socorro com quadro de dor abdominal em cólica de início súbito, em quadrante superior direito, há 4 horas. Ela refere dois episódios de vômitos de característica biliar. Afirma que apresentou quadros semelhantes anteriormente (uns cinco episódios), e que, por isso, precisou frequentar postos de saúde 24h em que aplicaram soro com medicamento que desconhece, mas aliviava a dor. A paciente encontra-se febril (T=38,2oC), com abdômen doloroso à palpação de quadrante superior direito e à palpação profunda do hipocôndrio direito, a paciente efetua uma parada na inspiração. Com base nesse quadro clínico, avalie as afirmativas abaixo:
I. Trata-se de uma paciente com quadro provável de colecistite aguda.
II. O descrição de parada inspiratória à palpação profunda do hipocôndrio direito é conhecida como Sinal de Rovsing. O mais característico nesse quadro seria a presença de dor à palpação profunda do hipocôndrio direito conhecido como Sinal de Murphy.
III. A ultrassonografia abdominal é o exame diagnóstico de escolha.
Está(ão) CORRETA(S):
Apenas as afirmativas I e II.
Apenas as afirmativas II e III.
Apenas as afirmativas I e III.
Apenas a afirmativa III.
Todas as afirmativas.
M. C., 67 anos, deu entrada no pronto-socorro com quadro de dor abdominal intensa de início súbito em quadrante superior direito há um dia. Ela queixa-se de 5 episódios de vômitos, inicialmente alimentares, e depois de característica biliar. Relata quadros semelhantes anteriormente, mas nunca com essa intensidade. Ela apresenta FR: 24 irpm, FC: 123bpm e PA 85/60 mmHg, bem como um leucograma com 20.000 leucócitos, glicemia de 190 mg/dL, LDH de 400 UI/L, TGO de 239 UI/L e amilase de 1.100 UI/L. Com base nos dados apresentados, avalie as afirmativas abaixo:
I. Trata-se de uma paciente com pancreatite aguda grave.
II. A paciente apresenta critérios de Ranson de admissão que indicam gravidade.
III. A amilasemia elevada de Maria Cláudia indica um prognóstico pior.
Está(ão) CORRETA(S):
Apenas as afirmativas II e III.
Apenas as afirmativas I e II.
Apenas as afirmativas I e III.
Apenas a alternativa III.
Todas as afirmativas.
M. A., 81 anos, é levada ao hospital pelo esposo, às 15h. Ela apresenta dor abdominal iniciada neste mesmo dia pela manhã. Ao questionar o sítio da dor, ela aponta com o dedo o quadrante inferior esquerdo do abdômen. Está febril (T=38,4o C), hipocorada e desidratada, pesa 85kg e tem 1,65m de altura. Quanto ao hábito intestinal, o esposo relata que ela sempre foi obstipada, mas que evacuou na véspera sem sangue muco ou pus. O marido ainda conta que Maria Amália não almoçou e apresentou dois episódios de vômitos.
Com base nesse quadro clínico, assinale a alternativa que indica a patologia mais provável:
Diverticulite aguda.
Apendicite aguda.
Tumor de cólon perfurado.
Hemorragia diverticular.
Cistite.
J. O., 73 anos, chega ao hospital vítima de trauma. Sofreu uma colisão entre uma moto e um automóvel, o paciente estava na moto e usava capacete. Aguardou consciente a chegada da equipe de resgate pré-hospitalar. Foi encontrado com vias aéreas pérvias, dificuldade respiratória com hipertimpanismo e murmúrio vesicular abolido em hemitórax esquerdo, distensão de jugulares, abdômen flácido, pelve estável e membro inferior esquerdo encurtado e com rotação interna. Sobre esse assunto, considere as afirmativas abaixo:
I. O mecanismo de trauma mais comum entre os idosos são as quedas de mesmo nível.
II. O idoso apresenta alterações fisiológicas que influenciam em sua resposta ao trauma torácico, como: enrijecimento do arcabouço torácico, aumento da capacidade vital pulmonar e PaO2, diminuição do débito cardíaco e alterações no sistema de condução atrioventricular.
III. Pneumotórax e hemotórax traumático devem receber tratamento precoce a fim de evitar-se complicações decorrentes do baixo débito cardíaco e insuficiência respiratória.
Está(ão) CORRETA(S):
Todas as afirmativas.
Apenas as afirmativas I e II.
Apenas as afirmativas II e III.
Apenas a alternativa I.
Apenas as afirmativas I e III.
C. H., 68 anos, chega ao consultório decidido a operar a hérnia. Ele apresenta queixa de abaulamento em região inguinal direita e dor local ao realizar esforços como, por exemplo, ao tentar trocar o galão de água do bebedouro. Durante sua anamnese, ele nega outros sintomas, não apresenta alteração do hábito intestinal, e diz que possui hipertensão arterial sistêmica medicado com enalapril; relata, ainda, ser tabagista (40 maços/ano). Em exame, detecta-se o anel inguinal profundo direito, coloca-se o índex nessa depressão e é pedido para o paciente tossir. Durante a manobra de Valsalva sente-se a protrusão herniária à aproximação da polpa digital. Sobre esse assunto, considere as afirmativas abaixo:
I. As hérnias abdominais ocorrem com maior frequência entre homens. O tipo de localização mais comum é na região inguinal.
II. Dentre as hérnias inguinais, dois terços correspondem ahérnias inguinais indiretas.
III. Pela anamnese e exame físico do paciente do caso descrito, essa hérnia inguinal é provavelmente do tipo direta por fraqueza da fáscia transversal.
Está(ão) CORRETA(S):
Apenas as afirmativas I e II.
Apenas as afirmativas II e III.
Apenas as afirmativas I e III.
Apenas a afirmativa I.
Todas as afirmativas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...