Lista completa de Questões de Medicina do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
M. A., 42 anos, marcou uma consulta com urgência, pois suspeitava estar com sintomas de possível câncer no esôfago. Ela relata que apresenta há muitos anos uma sensação de azia. Em algumas situações, essa sensação tornava-se pior, como exemplo após as feijoadas de sábado ou ao deitar-se logo após o jantar. No entanto sempre fez uso de medicamentos supostamente digestivos. Como emagreceu 5 kg com facilidade depois de uma dieta, ela está preocupada. Durante a anamnese, a paciente não apresentou outras queixas, exceto as já citadas. A endoscopia digestiva alta evidenciou erosões lineares na junção escamocolunar com biópsia que demonstrou epitélio escamoso esofágico.
Com base na história clínica e exame complementar, a patologia mais provável para justificar os sintomas de Maria Aparecida é:
Esôfago de Barret.
Adenocarcinoma de esôfago.
Carcinoma epidermoide esofágico.
Doença do refluxo gastroesofágico.
Estenose péptica esofágica.
O aumento da expectativa de vida da população é responsável por um acréscimo no número de internações de idosos por patologias clínicas e cirúrgicas. Nos Estados Unidos, por exemplo, um terço das 25 milhões de cirurgias que ocorrem anualmente envolve idosos enquanto que metade das admissões hospitalares desses pacientes está associada a motivo cirúrgico. Sobre esse tema, considere as assertivas abaixo:
I. Os principais elementos na avaliação de risco perioperatório são: história clínica, antecedentes pessoais de patologia, medicamentos e cirurgias anteriores.
II. A escala de risco da ASA (American Society of Anesthesiology) utiliza a idade de 70 anos como um de seus parâmetros (indivíduos saudáveis, abaixo de 70 anos ASA I; doença sistêmica leve sem limitação funcional ou idade maior que 70 anos ASA II).
III. Idade acima de 60 anos indica um maior risco de trombose venosa profunda (TVP) e tromboembolismo pulmonar (TEP).
IV. O risco cardiológico de um paciente que apresentou infarto agudo do miocárdio IAM há 4 meses é o mesmo de um paciente que sofreu o mesmo evento há 4 anos.
Está(ão) CORRETA(S):
Todas as assertivas.
Apenas as assertivas I e II.
Apenas as assertivas I, II e III.
Apenas as assertivas I e III.
Apena a assertiva I.
M. C., de 65 anos, chega ao hospital às 21h, acompanhada do filho mais velho, por quadro de dor abdominal. Nesta sua primeira consulta em hospital, ela afirma que neste dia, pela manhã, começou uma dor estranha no meio da barriga. Durante o final da manhã, apresentou náuseas e um episódio de vômito alimentar. A paciente relata que não conseguiu almoçar. Durante o começo da tarde, a dor foi piorando e agora ela está mais forte e parece que se concentrou na parte inferior do lado direito do abdômen. A idosa não apresentou ânimo para executar as atividades habituais e, mesmo sem ter almoçado, recusou também o café-da-tarde e continuou com o quadro de náusea. Conta que seu filho mais velho veio visita-la no final da tarde, aferiu sua temperatura (37,5oC) e acabou insistindo que ela viesse ser consultada no hospital. Após relutar, confessa não estar no seu quadro normal.
Baseado nessa conversa inicial entre a paciente e o médico, o quadro clínico mais provável é:
Úlcera perfurada.
Pancreatite aguda.
Apendicite aguda.
Isquemia mesentérica.
Gastroenterocolite aguda.
Responda CORRETAMENTE à pergunta abaixo: Qual o tratamento mais recomendado para a trombose venosa profunda aguda?
Ácido acetilsalicílico, vasodilatador e compressão elástica.
Fibrinolítico, antivitamina K, antibiótico e repouso absoluto.
Fibrinolítico, anticoagulação com heparina e ácido acetilsalicílico.
Ácido acetilsalicílico, anti-inflamatório e compressão elástica.
Anticoagulação com heparina, antivitamina K e compressão elástica.
Assinale a alternativa CORRETA que corresponde às seguintes características clínicas: hemangioma plano acometendo somente um membro inferior, assimetria dos membros inferiores e presença de varizes no membro acometido pelo hemangioma.
Síndrome de Klippel-Trenaunay.
Doença de Burger.
Síndrome de Leriche.
Doença de Raynaud.
Arterite de Takayasu.
Assinale a alternativa que indica CORRETAMENTE a trombofilia hereditária mais prevalente em pacientes com trombose venosa profunda.
Deficiência de antitrombina III.
Deficiência de proteína C.
Fator V de Leiden.
Deficiência de proteína S.
Hiper-homocisteína.
Assinale a alternativa CORRETA. Em relação ao tratamento da oclusão arterial aguda de extremidade:
deve-se evitar a administração de heparina endovenosa devido ao risco acidente hemorrágico intraplaca e fragmentação com migração do trombo.
existem evidências nível 1A na literatura médica de que os vasodilatadores são úteis na fase inicial do tratamento da oclusão arterial aguda de origem embólica.
o tratamento fibrinolítico está indicado nos pacientes que apresentam circulação colateral adequada e sem comprometimento da viabilidade do membro.
o aparecimento de edema no pós-operatório imediato destes pacientes se deve a uma trombose venosa profunda associada.
a revascularização cirúrgica imediata está indicada nos casos que se classificam pela classe IIB de Rutherford.
Assinale a alternativa CORRETA. Em relação ao traumatismo da artéria carótida:
a maioria das lesões carotídeas são causadas por traumatismos fechados.
todas as lesões penetrantes com fluxo retrógrado pela carótida interna devem ser reparadas, mesmo em pacientes com área isquêmica definida pela tomografia computadorizada.
pacientes com trombose carotídea assintomática devem ser submetidos à exploração, trombectomia e reconstrução vascular.
as lesões carotídeas por trauma fechado costumam ser extensas e habitualmente envolvem a carótida interna distal. A maioria dessas lesões podem ser tratadas com anticoagulação com heparina seguida por anticoagulação oral.
lesões carotídeas próximas à Zona I exigem luxação anterior da articulação temporomandibular para o acesso vascular e, eventualmente, exigem ligadura ou embolização do vaso em questão como tratamento definitivo.
Assinale a alternativa CORRETA. Em relação às angiodisplasias:
hemangiomas tuberosos originam-se somente de um broto angiogênico.
hemangiomas cavernosos são más-formações venosas, eventualmente com componente arterial associado, e não sofrem regressão espontânea.
hemangiomas fragiformes caracterizam-se por apresentar crescimento lento e progressivo durante toda a vida, provocando hipertrofia das estruturas comprometidas.
hemangiomas planos geralmente sofrem regressão espontânea a partir do segundo ano de vida, com regressão completa até os 12 anos de vida.
infangiomas acometem segmento cefálico, tronco e extremidades, caracterizando-se por nunca afetar as cavidades torácica e abdominal.
As alternativas abaixo referem-se a filtros de veia cava. Assinale a alternativa que indica CORRETAMENTE o dispositivo com maior índice de trombose de veia cava inferior.
Greenfield.
Simon Nitinol.
Trap-ease.
Birds Nest.
Vena Tech.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...