Lista completa de Questões de Medicina do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE à pergunta abaixo. Menino de 5 anos de idade vem sendo acompanhado por dermatologista devido à dermatite seborreica de difícil tratamento. Em exame recente, com pediatra geral, foi percebido linfonodomegalia cervical moderada e hepatoesplenomegalia. Pediatra solicitou raios X de tórax e o radiologista descreveu lesão líitica com halo esclerótico em vértebra torácica. Qual é o diagnóstico?
Osteossarcoma.
Hepatoblastoma
Hepatocarcinoma.
Leucemia aguda.
Histiocitose.
Assinale a alternativa CORRETA. Lactente de 5 meses de idade, sexo masculino, apresenta massa suprarrenal à direita confinada ao órgão de origem. Em investigação foram encontrados nódulos hepáticos e em tecido celular subcutâneo, além de invasão da medula óssea. Outros exames de imagem foram normais. Restante do exame físico também está normal. O tumor foi totalmente ressecado. O diagnóstico e estadiamento são, respectivamente:
neuroblastoma 4-s.
neuroblastoma 4.
carcinoma de suprarrenal III.
neuroblastoma 3.
carcinoma de suprarrenal I.
Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE as lacunas da frase abaixo. O tumor denominado ______________ pode ser agrupado segundo características histopatológicas de ________________________, apresentando-se como ________________.
neuroblastoma Huvos favorável ou desfavorável
astrocitoma Chang baixo ou alto grau
neuroblastoma Joshi e Shimada favorável ou desfavorável
sarcoma de Ewing Huvos alto ou baixo grau de necrose
Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE as lacunas da frase abaixo. Menina de 2 anos é levada ao pediatra geral por apresentar urina avermelhada. Investigação diagnóstica mostrou massa renal unilateral restrita. Dentre os diagnósticos abaixo, o mais provável é ______________________, e a conduta cirúrgica deve ser ____________________.
tumor de Wilms laparatomia transversa supraumbelical ampla
carcinoma renal biopsia guiada por ultrassonografia
tumor de Wilms biopsia guiada por ultrassonografia
tumor rabdoide biopsia aberta
sarcoma de células claras laparatomia transversa supraumbelical ampla
Para o paciente referido na questão 21, foi indicada cirurgia. Qual a conduta MAIS ACEITA?
Orquiectomia transescrotal à esquerda.
Punção transescrotal prévia à orquiectomia.
Orquiectomia inguinal bilateral.
Orquiectomia transescrotal bilateral.
Orquiectomia inguinal radical à esquerda.
Assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE à pergunta abaixo. Menino, 2 anos de idade, apresenta massa em região escrotal esquerda. Encontra-se em investigação diagnóstica. Dentre os exames solicitados encontram-se alfafetoproteína aumentada e beta-hcg normal. Qual dos diagnósticos abaixo é o mais provável?
Germinoma.
Tumor de seio endodérmico.
Carcinoma embrionário.
Teratoma.
Coriocarcinoma.
Assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE à pergunta abaixo.
Menino, 5 anos de idade, queixa-se de cefaleia de início insidioso que evolui para frequência diária, acompanhada de vômitos e letargia. Procurou emergência pediátrica onde foi realizada tomografia. No exame havia massa cerebelar e sinais sugestivos de hidrocefalia. Qual o diagnóstico mais provável e quais os exames para estadiamento?
Glioblastoma multiforme, ressonância magnética de canal raquiano, cintilografia óssea, biópsia de medula óssea e tomografia computadorizada de tórax.
Astrocitoma de baixo grau, pesquisa de células neoplásicas no líquor e tomografia de tórax.
Germinoma, ressonância magnética de canal raquiano e tomografia de tórax.
Meduloblastoma, ressonância magnética de canal raquiano, cintilografia óssea, biópsia de medula óssea e tomografia computadorizada de tórax.
Paciente de 10 anos de idade, com diagnóstico de osteossarcoma em fêmur direito. Após o quarto ciclo de quimioterapia com cisplatina e adriamicina, foi internado por neutropenia febril. Hoje, encontra-se no décimo dia de antibioticoterapia de amplo espectro, entretanto mantém picos febris diários. Hemoculturas negativas até o momento. Segmentados somados aos bastões contam 400/mm3. Exame físico sem alterações. Queixa-se apenas de dor retroesternal. A conduta MAIS ACEITA é:
iniciar antifúngicos, pois é forte a hipótese de superinfecção fúngica.
manter apenas a antibioticoterapia, pois o exame físico é normal.
manter apenas a antibioticoterapia, pois o exame físico é normal.
não introduzir antifúngicos pelo risco de hipopotassemia.
dar alta para o paciente, pois ele está bem e as hemoculturas estão negativas.
Assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE à pergunta abaixo. Paciente de 4 anos de idade, com diagnóstico de leucemia linfoide aguda, encontra-se em primeira remissão clínica completa. Recebeu há 5 dias doxorrubicina, asparaginase vincristina e ciclofosfamida em doses plenas. Procura emergência por dor perianal importante. Ao exame físico não há alterações. Temperatura axilar foi medida pela mãe em três episódios com intervalo de 4 horas entre as medições, mantendo valores entre 37,8°C e 38°C. Realizado hemograma, leucócitos encontram-se em 1.500/mm3 com fagócitos em 800/mm3 e plaquetas em 80.000/mm3. Qual a conduta mais comumente preconizada e sua justificativa?
Orientar a mãe que só procure atendimento na emergência se a temperatura ultrapassar 38°C, pois inferior a isto não há necessidade.
Observação clínica, pois o exame físico está normal.
Orientar que se faça antitérmico se a temperatura exceder 38°C, pois trata-se de foco viral.
Retirar a profilaxia com sulfametoxazol e trimetroprim para melhor observar o quadro, pois tem mais de 500 fagócitos por mm3.
Coleta de hemocultura e internação com antibioticoterapia que leve em conta o foco perianal, pois existe previsão de queda da leucometria.
Assinale a alternativa que reúne CORRETAMENTE tumores que têm maior probabilidade de desenvolver síndrome de lise tumoral.
Leucemia linfoide aguda, doença de Hodgkin e meduloblastoma.
Linfoma não-Hodgkin, leucemia linfoide aguda e meduloblastoma.
Linfoma não-Hodgkin, leucemia linfoide aguda e osteossarcoma.
Leucemia linfoide aguda, linfoma não-Hodgkin e nefroblastoma.
Leucemia mieloide crônica, doença de Hodgkin e mielodisplasia.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...