Lista completa de Questões de Medicina do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Texto para as questões 36 e 37
Um paciente, portador de rabdomiossarcoma primário de coxa direita, com tomografias de tórax, abdome e pelve normais ao diagnóstico, sem evidência de metástases ósseas ou para medula óssea, foi submetido apenas a biópsia incisional diagnóstica devido ao comprometimento ósseo e de feixe vásculo-nervoso do membro afetado.Em relação ao sítio primário de acometimento neoplásico, assinale a opção correta.
Apesar de a localização ser desfavorável, os estudos multicêntricos já demonstraram que, nesse caso, não há impacto na sobrevida dos pacientes.
Trata-se de sítio primário favorável , devendo o paciente ser tratado com protocolos menos agressivos de quimioterapia.
Apesar de o sítio primário ser favorável, o subtipo histológico definirá melhor o prognóstico do paciente.
Trata-se de sítio desfavorável, com taxas de sobrevida menores do que aqueles localizados em regiões favoráveis.
A localização do tumor primário é utilizada apenas para estratificação por grupos de risco, não tendo impacto sobre as taxas de sobrevida dos pacientes.
Texto para as questões 36 e 37
Um paciente, portador de rabdomiossarcoma primário de coxa direita, com tomografias de tórax, abdome e pelve normais ao diagnóstico, sem evidência de metástases ósseas ou para medula óssea, foi submetido apenas a biópsia incisional diagnóstica devido ao comprometimento ósseo e de feixe vásculo-nervoso do membro afetado.Considerando-se o caso clínico acima e a extensão cirúrgica inicial (Sistema de Estadiamento Cirúrgico-Patológico do CCG Children´s Cancer Group), é correto afirmar que o paciente em questão apresenta o estadiamento
grupo clínico II.
grupo clínico III.
grupo clínico IV.
grupo clínico V.
grupo clínico I.
Texto para as questões 33 a 35
Uma paciente com quinze anos de idade, previamente hígida, relatou metrorragia de grande intensidade, acompanhada do surgimento de petéquias e equimoses disseminadas pelo corpo, com início havia cerca de uma semana. Relatou, ainda, que, havia cerca de um mês, começou a apresentar fadiga e seus pais notaram palidez cutâneo mucosa. Na admissão, o exame físico mostrou, além dos sinais previamente citados, hepatomegalia discreta, hemorragias conjuntivais e na mucosa oral. A radiografia de tórax não revelou sinais de alargamento mediastinal. O hemograma apresentou os seguintes resultados: hemoglobina = 5,0g/dL; plaquetas = 40.000; leucócitos = 30.000céls/mm3. A análise citológica do esfregaço do sangue periférico indicou presença de cerca de 20% de leucócitos de tamanho aumentado, núcleos de aspecto bilobulado, citoplasma com grânulos e bastonetes de Auer.Ainda com relação a esse quadro clínico, a neoplasia relatada apresenta, com frequência significativamente elevada, uma translocação cromossômica que pode ser detectada tanto por métodos de citogenética convencional quanto por citogenética molecular ou técnicas embasadas em Reação de Cadeia de Polimerase (PCR). Com base nessas informações, assinale a opção que apresenta translocação que define o diagnóstico da doença do paciente em questão.
t(12;21)(p13;q22) TEL-AML1
t(15;17)(q22;q21) PML-RARA
t(1;19)(q23;p13) E2A-PBX1
t(9;22)(q34;q11) BCR-ABL p210
t(4;11)(q21;q23) MLL-AF4
Texto para as questões 33 a 35
Uma paciente com quinze anos de idade, previamente hígida, relatou metrorragia de grande intensidade, acompanhada do surgimento de petéquias e equimoses disseminadas pelo corpo, com início havia cerca de uma semana. Relatou, ainda, que, havia cerca de um mês, começou a apresentar fadiga e seus pais notaram palidez cutâneo mucosa. Na admissão, o exame físico mostrou, além dos sinais previamente citados, hepatomegalia discreta, hemorragias conjuntivais e na mucosa oral. A radiografia de tórax não revelou sinais de alargamento mediastinal. O hemograma apresentou os seguintes resultados: hemoglobina = 5,0g/dL; plaquetas = 40.000; leucócitos = 30.000céls/mm3. A análise citológica do esfregaço do sangue periférico indicou presença de cerca de 20% de leucócitos de tamanho aumentado, núcleos de aspecto bilobulado, citoplasma com grânulos e bastonetes de Auer.A complicação aguda mais frequente relacionada ao início do tratamento da doença apresentada pela paciente é
distúrbio da hemostasia.
síndrome de lise tumoral.
síndrome mediastinal superior.
síndrome de veia cava superior.
síndrome de hipertensão intracraniana.
Texto para as questões 33 a 35
Uma paciente com quinze anos de idade, previamente hígida, relatou metrorragia de grande intensidade, acompanhada do surgimento de petéquias e equimoses disseminadas pelo corpo, com início havia cerca de uma semana. Relatou, ainda, que, havia cerca de um mês, começou a apresentar fadiga e seus pais notaram palidez cutâneo mucosa. Na admissão, o exame físico mostrou, além dos sinais previamente citados, hepatomegalia discreta, hemorragias conjuntivais e na mucosa oral. A radiografia de tórax não revelou sinais de alargamento mediastinal. O hemograma apresentou os seguintes resultados: hemoglobina = 5,0g/dL; plaquetas = 40.000; leucócitos = 30.000céls/mm3. A análise citológica do esfregaço do sangue periférico indicou presença de cerca de 20% de leucócitos de tamanho aumentado, núcleos de aspecto bilobulado, citoplasma com grânulos e bastonetes de Auer.A hipótese diagnóstica mais provável para esse quadro clínico é a de
leucemia linfoide aguda.
leucemia mieloide aguda.
leucemia linfoide crônica.
síndrome mielodisplásica.
leucemia mieloide crônica.
Texto para as questões 31 e 32
Um paciente com cinco anos de idade, previamente hígido, com história de aumento do volume abdominal, iniciado havia cerca de três semanas, acompanhado de emagrecimento, queda do estado geral e febre, procurou auxílio médico havia duas semanas, e foi liberado após prescrição de analgésico e medicamento para gases. Posteriormente, queixando-se de vômitos e parada da eliminação de flatulência e fezes, o paciente foi internado na emergência devido a quadro clínico de obstrução intestinal. O exame físico do paciente mostrou, além do estado geral consumido, abdome com aspecto de saco de batatas à palpação. A radiografia de tórax indicou apenas elevação da cúpula diafragmática em decorrência do aumento do volume abdominal. O paciente foi submetido à laparotomia exploradora, durante a qual se observou presença de múltiplos linfonodos abdominais coalescentes aumentados de tamanho e presença de massa em região de intestino delgado que ocluía todo o lúmen do órgão.Assinale a opção que apresenta a complicação aguda mais frequente que requer intervenção relacionada ao início do tratamento da doença relatada nesse caso clínico.
coagulação intravascular disseminada
hemorragia intratumoral
síndrome de veia cava superior
síndrome mediastinal superior
síndrome de lise tumoral
Texto para as questões 31 e 32
Um paciente com cinco anos de idade, previamente hígido, com história de aumento do volume abdominal, iniciado havia cerca de três semanas, acompanhado de emagrecimento, queda do estado geral e febre, procurou auxílio médico havia duas semanas, e foi liberado após prescrição de analgésico e medicamento para gases. Posteriormente, queixando-se de vômitos e parada da eliminação de flatulência e fezes, o paciente foi internado na emergência devido a quadro clínico de obstrução intestinal. O exame físico do paciente mostrou, além do estado geral consumido, abdome com aspecto de saco de batatas à palpação. A radiografia de tórax indicou apenas elevação da cúpula diafragmática em decorrência do aumento do volume abdominal. O paciente foi submetido à laparotomia exploradora, durante a qual se observou presença de múltiplos linfonodos abdominais coalescentes aumentados de tamanho e presença de massa em região de intestino delgado que ocluía todo o lúmen do órgão.Considerando essas informações, assinale a opção em que é apresentada a hipótese diagnóstica mais provável para esse caso clínico.
hepatoblastoma
tumor de células germinativas
linfoma não-Hodgkin
neuroblastoma
tumor de Wilms
Assinale a opção que contém as complicações tardias mais comuns relacionadas ao tratamento quimioterápico e radioterápico para doença de Hodgkin.
infertilidade, câncer de mama, fibrose pulmonar
herpes zoster, citomegalovirose e câncer de mama
infertilidade, câncer de colo uterino e diabetes melito
câncer de mama, infertilidade, fibrose pulmonar e citomegalovirose (CMV)
papilomavírus, câncer de mama e câncer gástrico
Os primeiros quatro exames que devem ser solicitados na avaliação inicial de pacientes com suspeita de coagulopatias são
tempo de sangramento, fator VIII, fator IX e TTAP.
contagem de plaquetas, tempo de sangramento, TAP, TTPA.
d-dimero, fibrinogênio, fator VIII e TAP.
tempo de sangramento, d-dimero, TAP, TTPA.
contagem de plaquetas, fator VIII , TAP e fator IX.
O índice de prognóstico internacional (IPI) desenvolvido para os linfomas não Hodgkin agressivos incorpora as variáveis
idade, LDH, estágio clínico e creatinina.
idade, LDH, sexo, creatinina e TGO.
estágio, TGO, TGP, LDH e sexo.
idade, LDH, estagio clínico e número de sítios extranodais envolvidos.
idade, sexo, LDH e estágio clínico.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...