Lista completa de Questões de Medicina do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a opção em que é apresentada a intervenção com o melhor grau de evidência e a menor controvérsia na prevenção da pneumonia associada à ventilação mecânica.
aplicação diária de agente antimicrobiano nas traqueostomias
uso de sistema fechado de aspiração
elevação da cabeceira da cama a 30-45 graus
administração contínua de nutrição enteral
uso de filtros trocadores de calor e umidade (HME)
Assinale a opção correta com relação aos dilemas éticos e legais que envolvem o atendimento do paciente criticamente doente.
Recém-nascidos abaixo de vinte e seis semanas de idade gestacional não devem receber cuidados de UTI, pois a sua probabilidade de sobrevivência é nula.
O diagnóstico de estado vegetativo inclui a supressão das funções do hipotálamo e do tronco cerebral.
O paciente terminal é um paciente cuja condição é reversível, mas que apresentou resposta ruim às primeiras medidas de ressuscitação aplicadas na UTI.
A distanásia é o prolongamento exagerado da morte de um paciente, levando a ansiedade e sofrimento, sendo sinônimo de tratamento inútil.
A decisão de ordem de não reanimação é prerrogativa da equipe médica e a família do paciente não deve tomar parte na discussão.
Assinale a opção em que é apresentada a descrição adequada do quadro clínico de um acidente crotálico.
dor, edema e equimose local, hemorragias, vômitos, hipotensão e choque
rash cutâneo, eritema, edema, cefaleia e febre alta
ptose palpebral, oftalmoplegia e paralisia da musculatura respiratória
dor local, bradicardia sinusal e edema agudo de pulmão
fácies miastênica, diplopia, urina escura, elevação da CPK, da desidrogenase lática e das transaminases
Acerca do monitoramento do paciente crítico, assinale a opção correta.
Na monitorização invasiva da pressão arterial, quando ocorre amortecimento significativo do sinal (damping), a pressão diastólica apresenta leituras reduzidas, mas a pressão sistólica permanece com leituras confiáveis.
O pulso paradoxal, um exagero na queda normal da pressão sistólica, ocorre durante a fase expiratória da respiração espontânea.
A pressão venosa central tem excelente correlação com o estado volêmico do paciente.
A saturação venosa central abaixo de 0,7 é um indicador de aumento de extração do oxigênio e se correlaciona com estados de choque descompensado.
Na determinação não invasiva da pressão arterial, há uma tendência a subestimar a leitura na presença de hipotensão e superestimá-la na presença de hipertensão.
No que diz respeito ao uso de hemocomponentes na UTI pediátrica, assinale a opção correta.
O plasma fresco congelado é o expansor de escolha nos casos de choque séptico, porque previne profilaticamente o sangramento provocado por possível coagulação intravascular disseminada.
Quando uma transfusão sanguínea é administrada rapidamente, há risco significativo de hipernatremia e hipermagnesemia.
A injúria pulmonar aguda relacionada à transfusão (TRALI) é caracterizada por edema pulmonar, e ocorre até seis horas após o término de uma transfusão.
Não há relação entre a capacidade de transporte de oxigênio e o tempo de armazenamento do concentrado, desde que o tempo seja limitado a quarenta e dois dias, quando utilizada a conservação em SAG-manitol.
Pacientes em risco para doença do enxerto versus hospedeiro (GVHD) devem receber hemocomponentes submetidos à leucorredução ou irradiação.
Com referência à nutrição enteral em crianças gravemente doentes, assinale a opção correta.
Estimativas de gasto energético formuladas com base em fórmulas padronizadas, são altamente precisas no que se refere à população pediátrica.
A posição pós-pilórica do cateter de nutrição enteral é indicada a crianças com alto risco de broncoaspiracão ou com falha na tentativa da utilização da via gástrica.
Crianças com doença crítica devem passar por um período de jejum após a admissão na UTI pediátrica, para prevenir a translocação bacteriana.
A sepse e a colestase são complicações da nutrição enteral.
Dietas imunomoduladoras são recomendadas como rotina na população pediátrica com doenças críticas.
Assinale a opção em que é apresentada uma planta que leva à intoxicação, causando dores abdominais intensas e diarreia sanguinolenta.
comigo-ninguém-pode
tinhorão
mandioca
pinhão-branco
mamona
A respeito de arritmias comumente observadas no ECG na UTI pediátrica, assinale a opção correta.
Na taquicardia supraventricular, a frequência cardíaca é de 130 a 210 batimentos por minuto, com QRS alargado.
A torsades de pointes é uma forma distinta de VT polimórfica, cujos fatores de risco incluem toxicidade por droga e condições hereditárias.
Na taquicardia ventricular as ondas P geralmente estão presentes e relacionadas ao QRS, com ondas T de mesma polaridade que o QRS.
O bloqueio A-V de primeiro grau é caracterizado por ondas P não conduzidas para o ventrículo, alternando-se com ondas P conduzidas em uma razão de 2:1.
A hipocalemia resulta no prolongamento do intervalo P-R, no alargamento do QRS e no aumento do intervalo QT.
Estado de mal epiléptico é definido como uma crise convulsiva prolongada ou crises recorrentes sem recuperação do estado de consciência. Acerca dessa patologia, assinale a opção correta.
Valproato não é uma alternativa para o tratamento do estado do mal epiléptico, devido ao risco de hepatotoxidade e hiperamonemia.
No período neonatal, o tratamento com fenobarbital é preferível ao uso da fenitoína.
Em crianças em idade escolar, a ocorrência de mal convulsivo por dependência de piridoxina constitui um diagnóstico diferencial importante.
Os benzodiazepínicos constituem a terceira classe de drogas mais utilizadas no tratamento do mal convulsivo.
O estado de mal epiléptico não está associado com sequelas motoras ou cognitivas.
Com relação ao transporte intra-hospitalar de pacientes graves, assinale a opção correta.
Apesar da alta frequência de erros, não existe associação entre transporte intra-hospitalar e mortalidade.
As complicações mais frequentes são relacionadas aos sistemas neurológico e gastrointestinal.
O número de complicações observadas não tem relação com o tempo de trânsito ou planejamento adequado.
Entre os equipamentos necessários para o transporte de um paciente crítico constam máscara e bolsa com reservatório de O2, monitor de eletrocardiograma, oxímetro de pulso e medicação para reanimação cardiorrespiratória.
A maior parte dos erros que ocorrem no transporte são erros de equipamentos e não erros humanos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...