Lista completa de Questões de Medicina do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um lactente com oito meses de idade, foi atendido no pronto-socorro com histórico de vômitos, tendo apresentado mais de dez episódios, além de dois picos febris, havia um dia. No exame físico, apresentou-se em bom estado geral, com frequência cardíaca de 120 bpm, temperatura de 37,6 ºC, frequência respiratória de 40 irpm, com abdome plano, flácido e indolor. Durante o exame, apresentou evacuação com grande quantidade de sangue. A radiografia de abdome revelou distensão de alças intestinais em flanco direito, hipogástrio e hipocôndrio e ausência de gás no reto e no flanco esquerdo.
Com relação a esse caso clínico, o diagnóstico mais provável ésíndrome hemolítico-urêmica.
apendicite.
trombose mesentérica arterial.
intussuscepção intestinal.
peritonite primária.
Com relação à nutrição parental, assinale a opção correta.
O uso exclusivo de lipídeos como fonte calórica está associado ao aumento do CO2 e elevação do quociente calórico.
Em crianças maiores, níveis de triglicerídeos entre 600 e 700 mg/dL devem ser tolerados.
Não se deve utilizar nutrição parenteral com osmolaridade superior a 900 mOsm/dL em acesso venoso periférico.
Para um balanço nitrogenado positivo, uma criança deve receber 1,0 a 1,5 g/kg/dia de aminoácidos, conforme sua faixa etária.
Para crianças críticas, com instabilidade hemodinâmica, devese aumentar a quantidade de calorias não proteicas por grama de nitrogênio, com a finalidade de minimizar o catabolismo e o trabalho metabólico.
Assinale a opção em que são apresentados fatores de risco para hipercoagulabilidade e trombose em crianças.
desfibrinogenemia, desidratação, trauma, insuficiência hepática
desnutrição, deficiência de G6PD, desidratação, doença aterosclerótica
paralisia cerebral, desnutrição, diabetes melito, uso de anticonvulsivantes
presença de cateteres implantáveis, GNDA, malignidade, trissomia do 21
choque, desidratação, cardiopatia congênita, deficiência da proteína S ou C
A respeito do acidente vascular cerebral em crianças, assinale a opção correta.
As principais medidas para o tratamento de acidente vascular cerebral em crianças estão relacionadas ao uso imediato de agentes trombolíticos.
Na faixa etária neonatal, a drenagem precoce de hematomas no AVE hemorrágico pode contribuir para reduções significativas da pressão intracraniana e melhorar o prognóstico a longo prazo.
As cardiopatias congênitas cianóticas com shunt apresentam complicações, como hipóxia, policitemia e cianose, e podem cursar com eventos isquêmicos cerebrais.
Eventos isquêmicos cerebrais em crianças têm baixa probabilidade de recorrência clínica.
O prognóstico da síndrome de Moyamoya é sempre ruim e independe da idade do paciente e do aspecto angiográfico da lesão.
A infecção grave causada pelo vírus influenza A H1N1 é uma importante causa de morbidade e mortalidade em crianças desde 2009. Com relação às recomendações do grupo de trabalho da AMIB / SBP para o tratamento dessa doença, assinale a opção correta.
O uso de PEEP está contraindicado aos pacientes com infecção por H1N1 e síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA), por aumentar a hiperinsuflação pulmonar.
A posição prona deve ser considerada para melhorar a saturação em pacientes mais graves em ventilação mecânica.
O uso de prostaglandinas é indicado para pacientes que evoluem para síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA).
O uso liberal de fluidos deve ser buscado nos pacientes que evoluem com síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA).
O oseltamivir está contraindicado aos pacientes com menos de um ano de idade e forma grave da doença.
Após a realização de um diagnóstico de morte encefálica, o intensivista tem papel central na manutenção do potencial doador, para aumentar a qualidade e a efetivação de transplantes. Com relação a esse assunto, assinale a opção que descreve a conduta correta na manutenção do suporte vital do potencial doador de órgãos.
Suspender o uso de antibioticoterapia em curso, para evitar a colonização do potencial doador com germes multirresistentes.
Manter o paciente em hipotermia terapêutica.
Administrar DDAVP preferencialmente IV em bolus, para manter diurese menor que 4 mL/kg/hora.
Evitar a infusão de cristaloides no caso de queda da pressão arterial.
Não utilizar catecolaminas vasopressoras em caso de hipotensão arterial, para evitar a isquemia dos órgãos a serem potencialmente transplantados.
Entre as características clínicas para o diagnóstico de morte encefálica em uma criança com dezoito meses de idade consta
a ausência de reflexos oculocefálicos.
ausência do reflexo de Moro.
a presença de pupilas mióticas e minimamente reativas.
a ausência de atividade reflexa medular, incluindo os reflexos osteotendinosos e a retirada em flexão de membros superiores ou inferiores.
a constatação de escala de coma de Glasgow de 4.
A meningite bacteriana está associada a uma taxa de mortalidade de até 20% e um alto índice de sequelas. Com relação a essa patologia, assinale a opção correta.
São sintomas de aumento da pressão intracraniana em escolares: cefaleia, vômitos, anisocoria, hipertensão arterial e bradicardia.
A análise liquórica na meningite mostra aumento do número de células, aumento da glicose e redução das proteínas.
O tratamento inicial deve ser feito com a associação de uma cefalosporina de primeira geração e um aminoglicosídeo.
A febre na meningite cessa após 48 horas de tratamento e, se for persistente, a principal causa é a falência do tratamento.
Os germes causadores de meningite mais comuns fora da faixa etária neonatal são o Stafilococcus aureus e a Pseudomonas aeruginosa.
A infecção relacionada a cateter venoso central é um dos principais fatores de aumento da morbidade e mortalidade de pacientes internados em UTI. Recentemente, demonstrou-se que o uso de um pacote ou conjunto (bundle) de cuidados específicos pode reduzir significativamente a incidência de infecção. Nesse sentido, assinale a opção em que é apresentado um cuidado específico, com nível de evidência elevado (I-A), que integra o bundle acima referido.
Preparar a pele com gluconato de clorexidina alcoólica 0,5%, como antisséptico antes da inserção do cateter.
Usar cateter central revestido por antibiótico de largo espectro para evitar colonização.
Evitar a veia femoral para cateterismo intravenoso central em crianças.
Sempre aguardar a visita clínica multidisciplinar para discutir a indicação de uso de dispositivo venoso central.
Administrar antibiótico sistêmico antes da inserção do cateter venoso central para prevenir colonização.
O conceito de sepse inclui as situações em que se estabelece a síndrome da resposta inflamatória sistêmica desencadeada por infecção suspeita ou confirmada. Acerca dessa patologia, assinale a opção correta.
A fluidoterapia deve ser limitada ao máximo de 20 mL/kg na primeira hora de atendimento, para evitar o risco de edema pulmonar agudo.
O uso de drogas vasoativas está contraindicado até que se obtenha um acesso venoso central seguro.
A ativação do sistema de coagulação pode culminar na instalação da coagulação intravascular disseminada, sendo importante preditora de óbito.
O diagnóstico de sepse é feito pela dosagem de biomarcadores específicos, que apresentam grande sensibilidade e especificidade.
A antibioticoterapia deve ser retardada até que se obtenha a estabilização hemodinâmica do paciente.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...