Lista completa de Questões de Medicina do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Texto para as questões de 32 a 34
Um paciente, com quatorze anos de idade, com hidrocefalia não comunicante desde a infância, submetido a troca do dispositivo de shunt ventrículo-peritonial, por causa de disfunção mecânica, retornou ao pronto-socorro, levado por familiares, que relataram sonolência persistente há dois dias, febre baixa não aferida, e recusa à alimentação. Embora realmente sonolento, o paciente responde aos seus questionamentos, e nega queixas. Não há cefaleia nem sinais clínicos de meningite. A temperatura axilar é 37,9 oC e o restante do exame físico é normal.Considerando a prevalência dos agentes microbiológicos neste tipo de doença, é correto afirmar que o micro-organismo mais provável de ser identificado é
Escherichia coli.
Candida albicans.
Streptococcus pyogenes.
Staphylococcus coagulase-negativo.
Staphylococcus aureus.
Texto para as questões de 32 a 34
Um paciente, com quatorze anos de idade, com hidrocefalia não comunicante desde a infância, submetido a troca do dispositivo de shunt ventrículo-peritonial, por causa de disfunção mecânica, retornou ao pronto-socorro, levado por familiares, que relataram sonolência persistente há dois dias, febre baixa não aferida, e recusa à alimentação. Embora realmente sonolento, o paciente responde aos seus questionamentos, e nega queixas. Não há cefaleia nem sinais clínicos de meningite. A temperatura axilar é 37,9 oC e o restante do exame físico é normal.Com base no quadro clínico apresentado, assinale a opção que apresenta o melhor conjunto de exames para investigação diagnóstica.
Tomografia de crânio, eletroencefalograma, hemocultura e doppler transcraniano.
Análise e cultura do líquor, tomografia abdominal, doppler transcraniano e eletroencefalograma.
Análise e cultura do líquor, tomografia de crânio, hemograma e ultrassonografia abdominal.
Análise e cultura do líquor, eletroencefalograma, hemocultura e hemograma.
Tomografia de crânio, hemograma, tomografia abdominal e doppler transcraniano.
Com relação à anatomia do sistema nervoso e do crânio, assinale a opção correta.
O lobo occipital não é delimitado claramente por nenhum sulco, por isso seus limites anatômicos são definidos pelo osso de mesmo nome e pela sutura lambdoide.
Não há correlação exata entre os ossos do crânio e o os lobos cerebrais de mesmo nome. O osso frontal é maior que o lobo frontal, de maneira que cobre também parte do lobo parietal.
Por serem determinados geneticamente, os sulcos e giros cerebrais seguem o mesmo padrão de direção e trajeto nos dois hemisférios de um indivíduo, sem variação.
Alguns sulcos cerebrais seguem seu trajeto ininterruptamente em 100% das vezes, sem serem descontinuados por giros. Entre estes sulcos estão o pré-central e o temporal inferior.
São descritos quatro giros principais na convexidade lateral do lobo frontal, mas apenas um deles segue a mesma direção do sulco central.
O uso de novas tecnologias vem aumentando em todos os segmentos da sociedade e na medicina há algum tempo tem sido notório. Nos últimos anos o uso de vídeo-cirurgia vem sendo cada vez mais utilizados tanto em adultos como em crianças. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta.
Nos casos de instabilidade hemodinâmica e ruptura diafragmática, a vídeo-cirurgia e o pneumoperitôneo artificial geralmente não são contraindicados.
Uma vantagem em relação à vídeo-laparoscopia é ser uma técnica de fácil execução e aprendizagem, não necessitando de um treinamento especial em vídeo-cirurgia.
Uma desvantagem em vídeo-cirurgia, ainda é o custo dos equipamentos e um risco maior de alguns tipos de lesões como perfuração de vísceras por trocartes, cauterização de vias biliares e dificuldade de controle de grandes hemorragias.
Uma das vantagens técnica da vídeo-cirurgia é que mesmo que a ventilação não seja adequadamente efetuada com níveis seguros de pressão intra-abdominal de CO2 não há risco de desenvolvimento de acidose e hipercapnia.
Uma das vantagens da vídeo-cirurgia em pediatria é não ser necessário a seleção adequada de pacientes.
Atualmente, o transplante de órgãos não é mais considerado um procedimento experimental, mas sim uma intervenção cirúrgica amplamente aceita e recomendada para tratamento de disfunções degenerativas e progressivas de órgãos vitais de crianças e adultos, por proporcionar aumento na sobrevida desses pacientes e melhor qualidade de vida. Considerando as informações apresentadas, é correto afirmar que
o uso de terapia específica para o vírus Epstein-Barr (EBV) fez com que as taxas de infecção diminuíssem nas crianças EBVnegativas no pré-transplante e que recebem um fígado adulto EBV-positivo.
uma abordagem mais recente é o desenvolvimento de esquemas de imunossupressão com novos esteroides, os quais reduzem hipertensão, baixa estatura e efeitos colaterais estéticos.
aloenxerto (homo enxerto) é aquele entre membros da mesma espécie, com semelhança genética. Os aloenxertos podem ser rejeitados, por uma reação imune mediada por células ou humoral do receptor contra os antígenos de transplante (histocompatibilidade) presentes nas membranas das células do doador.
a atresia biliar (AB) é a enfermidade hepática grave mais frequente na infância sendo atualmente a responsável pela maior parte dos transplantes hepáticos em criança.
o citomegalovírus apresenta uma morbidade baixa, juntamente com sua mortalidade, devido ao uso de antivirais como ganciclovir ou valganciclovir.
Nas últimas quatro décadas, houve um grande desenvolvimento no tratamento das neoplasias que acometem crianças. Há estimativa por alguns autores de que em torno de 70% das crianças acometidas de câncer podem ser curadas, se diagnosticadas precocemente e tratadas em centros especializados. Acerca desse tema, assinale a opção correta.
Osteossarcoma é o tumor ósseo menos comum na pediatria. Origina-se do mesênquima primitivo da formação óssea e caracteriza-se por produzir osteoide.
Há diversos tipos de leucemias conhecidas, sendo a leucemia linfoblástica aguda (LLA) a mais comum na infância.
Nefroblastoma, mais conhecido como tumor de Wilms, é o tumor renal primário mais comum da infância. Origina-se de células do blastema mesonéfrico primitivo.
No retinoblastoma, um sinal importante de manifestação é o chamado "reflexo do olho do gato", o embranquecimento da pupila quando exposta à luz. Pode se apresentar, também, através de fotofobia ou estrabismo. Geralmente acomete crianças acima dos dez anos de idade.
Ependimoma são tumores mais comuns em crianças até três anos de idade, localizando-se principalmente na fossa anterior, próximo ao quarto ventrículo.
Com relação à classificação das lesões vasculares, assinale a opção correta.
Hemangioma hepático é o tumor hepático mais frequente na infância. É um tumor maligno que se apresenta, principalmente com hepatomegalia, mas geralmente permanece inalterado após o nascimento, sendo um achado ocasional em exames.
A mancha em vinho do Porto é uma malformação vascular presente ao nascimento que apresenta tendência à involução. Essa alteração vascular é frequentemente unilateral e segmentar.
O diagnóstico das malformações vasculares venosas é clínico na maioria dos casos, mas uma radiografia simples pode revelar flebólitos (trombos calcificados) já na idade de dois a três anos. Essas calcificações arredondadas são patognomônicas de lesões vasculares venosas.
Os hemangiomas originam-se dos vasos sanguíneos. São os tumores menos comuns na fase de lactância e localizam-se, sobretudo, na face e couro cabeludo.
Os linfangiomas são os análogos linfáticos dos hemangiomas dos vasos sanguíneos. São benignos e, devido ao crescimento lento, não comprometem estruturas e órgãos vitais.
Compreender a estrutura da pele, do tecido conjuntivo e estruturas afins é muito importante para o diagnóstico diferencial e conduta terapêutica. De acordo com essas informações, assinale a opção correta.
A linfangite aguda é a inflamação de um ou mais vasos linfáticos normalmente causada por uma infecção viral.
A celulite é uma infecção bacteriana disseminada na pele e nos tecidos situados logo abaixo da pele. A celulite pode ser causada por muitas bactérias diferentes, sendo a mais frequente o Staphylococcus aureus.
A fascite necrosante é uma forma extremamente grave de celulite que destrói o tecido infectado subcutâneo. Uma cepa Staphylococcus é a responsável por esse tipo de infecção.
A gangrena é a morte do tecido, normalmente associada à perda de suprimento sanguíneo à área afetada, seguida por invasão bacteriana, mais comumente causada por Clostridium perfringens.
A linfadenite é a inflamação de um ou mais linfonodos causada por bactérias. Normalmente, a infecção dissemina-se para um linfonodo a partir de uma infecção da pele, do ouvido, do nariz ou do olho.
Considerando que a estrutura, fisiologia e fisiopatologia do aparelho locomotor, bem como as diferentes patologias que repercutem nesses segmentos são importantes no diagnóstico diferencial e conduta terapêutica de diversas situações clínicas, assinale a opção correta.
A paralisia bulbar progressiva costuma se manifestar no decurso da esclerose lateral amiotrófica e é provocada por uma deterioração dos neurônios motores da medula espinhal.
A doença do neurônio motor, de origem hereditária, pode ser de vários tipos, afetando principalmente as crianças. A mais grave é a atrofia muscular espinal infantil progressiva, ou doença de Werdnig-Hoffmann, que normalmente se manifesta ao longo do primeiro ano de vida, com evolução rápida e consequências fatais.
A marcha escarvante é comum nos pacientes com isquemia dos membros inferiores.
A atrofia muscular progressiva é provocada por uma deterioração dos neurônios motores do corno posterior da substância cinzenta da medula espinal, cujos axônios estão encarregados da transmissão, através dos nervos periféricos, dos estímulos que controlam os movimentos dos músculos do esqueleto.
Esclerose lateral amiotrófica é a forma mais frequente da doença do neurônio motor, sendo provocada por uma deterioração dos neurônios do corno posterior da medula espinal e dos feixes de fibras nervosas que conduzem os impulsos motores provenientes do córtex cerebral.
Compreender a fisiopatologia da determinação gonadal, bem como os mecanismos envolvidos na diferenciação sexual é muito importante para o diagnóstico diferencial e conduta terapêutica. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
Como os ovários e testículos têm a mesma origem que o útero e as trompas, uma mulher pode apresentar todas as características sexuais externas desenvolvidas, e mesmo assim não possuir trompas, útero e a maior parte da vagina.
As células de Leydig iniciam a produção de testosterona, responsável, através de ação parácrina, pelo desenvolvimento dos ductos de Müller, que darão origem aos ductos deferentes, epidídimo, vesículas seminais e dutos ejaculatórios.
A conversão de dihidrotestosterona em testosterona pela enzima 5-alfa redutase II (que ocorre nas células da genitália externa) leva à masculinização da genitália externa.
Hermafroditismo verdadeiro (HV) é a presença, no mesmo indivíduo, de tecido testicular e tecido ovariano em qualquer combinação. Essa condição apresenta como característica a ambiguidade da genitália externa.
A partir da diferenciação testicular, as células de Sertoli secretam o hormônio anti-mülleriano (AMH) cujo papel, no momento de oito a doze semanas de vida intra-uterina, é promover apoptose das células dos ductos de Müller e evitar que se diferenciem a fímbrias, trompas de Falópio, útero e terço proximal da vagina.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...