Lista completa de Questões de Medicina do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Diversas doenças hematológicas podem apresentar implicações cirúrgicas. Diante dessa informação, é correto afirmar que
a mutação G20210A no gene da protrombina pode acarretar elevação dos níveis plasmáticos de trombina, da ordem de 30% (hipertrombinemia) e consequente diminuição da coagulação, levando ao aumento do risco de trombose.
paciente com histórico de reações transfusionais intensas pode receber concentrado de hemácias desde que sejam hemácias lavadas, pois esse processo reduz a quantidade de leucócitos, proteínas e restos celulares na unidade transfusional.
paciente oncológico submetido a procedimento cirúrgico que está em tratamento com agentes quimioterápicos, tais como, ciclofosfamida e vincristina não apresentam efeito no controle do hormônio antidiurético.
o aumento dos marcadores tumorais alfa-feto proteína e da subunidade beta do hormônio gonadotrofina coriônica humana em paciente cirúrgico indica aumento no número de células tumorais de diversas linhagens.
a mutação no fator V de Leiden (G1691A) resulta no fenótipo chamado resistência à proteína S ativada e é observada em 20% a 40% dos pacientes com trombose.
Segundo alguns autores, as infecções perinatais afetam 0,5% a 2,5% de todos os nascimentos e constituem um grande problema de saúde pública pela elevada morbi-mortalidade. Infecções neste período não são de fácil diagnóstico. Considerando as temáticas das infecções congênitas, adquiridas e assuntos correlacionados, assinale a opção correta.
A infecção pelo citomegalovírus não infecta órgãos utilizados para transplante.
A pneumonia necrosante é uma complicação grave de infecção pulmonar na qual há trombose dos vasos pulmonares, gerando desvitalização e necrose do parênquima pulmonar. Quando presente é responsável por elevada morbi-mortalidade na população infantil (1%).
Os principais microrganismos responsáveis pelas infecções de sítio cirúrgico em crianças são Staphylococcus aureus, Staphylococcus coagulase negativa, enterobactérias como Klebsiella sp., E. coli e Enterobacter sp., e microrganismos não fermentadores, tais como Acinetobacter sp., Pseudomonas sp.
Nas primeiras 24 horas pós-cirurgia, é comum o aparecimento de febre e hemograma com desvio à esquerda, caracterizando um processo infeccioso.
Na toxoplasmose, segundo a maioria dos autores, o risco de adquirir a infecção se aproxima de 100% se a infecção da genitora ocorre no primeiro trimestre da gestação, sendo que parece depender do fluxo sanguíneo placentário, virulência da cepa do Toxoplasma gondii, susceptibilidade genética e carga parasitária que atinge a placenta.
Considerando os temas nutrição enteral, parenteral, nutrição, desnutrição e temáticas concernentes à criança, é correto afirmar que
o recém-nascido necessita de uma quantidade maior de proteínas por unidade de peso, quando comparado à criança maior e ao adulto.
a resposta metabólica para as pessoas sadias submetidas a jejum é a mesma da dos pacientes doentes submetidos a inanição.
o quadro de enterocolite necrosante não constitui contraindicação para nutrição enteral.
não são indicações de nutrição mista: transição da nutrição parenteral para enteral, manutenção do tropismo intestinal e quando a nutrição enteral não consegue, isoladamente, suprir as necessidades nutricionais.
não há vantagem no uso das vias de acesso nasoenteral e oroenteral pós-pilóricas para a nutrição enteral, pois não constituem vantagens para prevenção contra o refluxo gastroesofágico e diminuição do risco de broncoaspiração.
Compreender os mecanismos que o organismo utiliza para manter a homeostase durante um procedimento cirúrgico passa pela compreensão do equilíbrio ácido-básico no paciente. Com base nesse assunto, é correto afirmar que
na alcalose respiratória, há diminuição excessiva do CO2 do sangue que atravessa os capilares pulmonares e redução da quantidade de ácido carbônico no sangue.
a acidose respiratória ocorre em consequência do aumento da eliminação do dióxido de carbono nos alvéolos pulmonares.
na acidose metabólica, o pH do sangue aumenta devido ao acúmulo de íons hidrogênio livres.
a acidose metabólica ocorre em consequência do aumento da quantidade de ácidos fixos, não voláteis, no sangue, como o ácido lático, corpos cetônicos ou outros. O pH do sangue diminui devido ao acúmulo de íons hidrogênio livres.
a alcalose metabólica ocorre em consequência da diminuição da quantidade de ácidos no sangue.
Uma resposta comum do organismo frente a uma agressão, independente do agente agressor causador, é a liberação de uma série de hormônios, exacerbando, por conseguinte, as suas funções. Considerando essa temática, pode ser considerada um estímulo do reflexo neuroendócrino a
concentração do cortisol no sangue.
concentração do hormônio antidiurético.
concentração do hormônio tireoidiano.
concentração de glicose no sangue.
alteração do volume circulante.
A medicina atual tem como foco a qualidade do atendimento à população, tendo como objetivos a melhoria da assistência médica, do diagnóstico e da terapêutica. Tendo em vista a necessidade de prover aos pacientes meios de transporte sem prejuízo ao tratamento, surgiu a medicina de transporte, na qual o transporte deve ser indicado, planejado e executado, minimizando ao máximo os riscos para o transportado. De acordo com essas informações, assinale a opção correta com relação à segurança de transporte de paciente.
O paciente deverá ser transportado imediatamente, pois é incapaz de controlar a via aérea durante o transporte.
O paciente deverá ser transportado por profissionais treinados para manter as condições de oxigenação e ventilação adequadas durante o transporte.
O paciente deverá ser transportado imediatamente, pois apresenta dificuldade para manter oxigenação e ventilação adequadas durante o transporte.
O paciente deverá ser transportado imediatamente, pois é incapaz de manter desempenho hemodinâmico durante o transporte.
O paciente deverá ser transportado imediatamente, pois não é possível monitorar seu estado cardiorrespiratório durante o transporte.
São necessários diversos cuidados no pós-operatório imediato, sendo um deles a atenção às alterações do débito cardíaco. Com base nesse assunto, assinale a opção que contemple um sinal característico da síndrome do baixo débito cardíaco.
hiperglicemia
cianose labial ou palidez
hipoglicemia
aumento do hormônio antidiurético
aumento do cortisol
O preparo pré-operatório das crianças e adolescentes possui particularidades que o diferencia da avaliação de pacientes adultos. A morbidade e a mortalidade relacionadas à anestesia sofreram um acentuado declínio nos últimos anos. Considerando essa temática, é correto afirmar que
a taxa de mortalidade nas crianças que sofreram algum evento adverso durante o procedimento anestésico é menor que a encontrada na população adulta acometida por algum evento similar.
o risco de eventos adversos é menor em lactentes quando comparado a adolescentes e adultos.
a incidência da parada cardíaca durante o procedimento anestésico na população pediátrica é três vezes menor que a da população adulta.
a incidência de complicações anestésicas na população infantil é maior que 10%.
as principais complicações durante o ato anestésico em crianças relacionam-se aos eventos circulatórios.
Meduloblastoma é um tumor maligno encontrado na infância. Faz parte do grupo dos tumores primitivos neuroepiteliais. Em relação aos meduloblastomas, assinale a opção correta.
Criança com tumor residual menor que 1,5 cm3 tem prognóstico semelhante a crianças com ressecção total do meduloblastoma.
Metástases extra neurais ocorrem com a mesma frequência que metástases por via liquórica.
São considerados tumores com alto risco aqueles encontrados em crianças acima de quatro anos de idade, com ressecção total da lesão e sem metástases.
Meduloblastoma desmoplástico, geralmente, tem pior prognóstico que o meduloblastoma clássico.
Tumores com sinalização da via WNT têm sobrevida menor que aqueles com sinalização da via SHH.
O tumor cerebral que está associado à esclerose tuberosa (Síndrome de Bourneville) é o
neurocitoma central.
meduloblastoma.
oligodendroglioma.
astrocitoma subependimários de células gigantes (SEGA).
meningeoma.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...