Questões de Medicina do ano 2013

Lista completa de Questões de Medicina do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

As doenças do abdômen são variadas e envolvem os diversos órgãos nesse segmento corporal, com afecções congênitas e adquiridas. Diante disso, é correto afirmar que

  • A.

    o recém-nascido com gastrosquise são mais predispostos a desidratação, hipotermia, sequestro para o terceiro espaço, distúrbios eletrolíticos, acidose, hemorragia e sepse. Esse quadro se deve predominantemente devido à ausência de membrana protetora como ocorre na onfalocele.

  • B.

    a enterite necrosante tem como característica constante a presença de bolhas de gás na intimidade da parede do intestino (pneumatose intestinal), sendo sempre visível à radiografia.

  • C.

    a deficiência de alfa-1 anti-tripsina é uma deficiência orgânica genética hereditária que afeta crianças e adultos. É a deficiência orgânica metabólica mais rara que causa doença hepática em crianças e adultos.

  • D.

    feocromocitoma é uma neoplasia de células cromafins, que causa sinais e sintomas decorrentes da liberação de catecolaminas. Geralmente é um tumor solitário, unilateral, encapsulado, que em 10% dos casos se localiza na medula da suprarrenal.

  • E.

    a atresia de vias biliares e hepatite neonatal correspondem juntas à cerca de 30 a 40% dos casos de colestase.

As doenças do tórax são variadas e envolvem os diversos órgãos nesse segmento corporal, com afecções congênitas e adquiridas. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.

  • A.

    O pneumotórax espontâneo primário ocorre em pacientes com doença pulmonar evidente. O pneumotórax espontâneo secundário ocorre como complicação de doença pulmonar conhecida como enfisema bolhoso, asma, ou rolha de secreção, em paciente com doença pulmonar obstrutiva crônica.

  • B.

    85% dos abscessos pulmonares têm tratamento cirúrgico.

  • C.

    Cistos broncogêncicos de localização mediastinal são os menos frequentes.

  • D.

    Pectus carinatum é na maioria das vezes, progressivo com o crescimento, e acompanhado de pouco ou nenhum sintoma cardiorrespiratório.

  • E.

    Os pólipos das pregas vocais são lesões malignas, geralmente secundárias a processos inflamatórios, trauma local por uso inadequado da voz, tabagismo, refluxo gastroesofágico e como consequência de lesões pré-existentes na prega vocal.

A complexidade anatômica do pescoço propicia o surgimento de diversos tipos de anomalias congênitas, que devem ser diferenciadas de doenças inflamatórias e de neoplasias. Muitos casos se manifestam mais tardiamente, inclusive na terceira idade. Considerando a temática e assuntos correlatos, é correto afirmar que

  • A.

    os cistos são classificados, segundo Proctor, em quatro tipos: tipo I: na borda anterior do esternocleidomastóideo; tipo II: sobre a veia jugular interna, aderidos ao esternocleidomastóideo; tipo III: estendem-se por entre as artérias carótidas interna e externa, e tipo IV: têm contato com a parede faríngea.

  • B.

    cisto do ducto tireoglosso é a anomalia congênita de linha média menos comum. Origina-se da permanência do trato tireoglosso, após a descida da tireoide até sua posição.

  • C.

    a hidrocefalia pode estar presente ao nascimento ou pode se desenvolver depois. A hidrocefalia surge após trauma ou doença conhecida.

  • D.

    os desequilíbrios hormonais, as deficiências nutricionais e certas drogas utilizadas durante a gestação são as causas determinantes no desenvolvimento da fenda labial e fissura palatina.

  • E.

    linfangiomas são considerados anomalias do sistema linfático e ocorrem, predominantemente, terço superior do pescoço.

O atendimento adequado à criança vítima de traumatismo consiste em mais do que a simples aplicação dos princípios de atendimento dos adultos a uma pessoa pequena. É necessário adotar medidas eficazes para prevenção de acidentes. De acordo com essas informações, assinale a opção correta.

  • A.

    O traumatismo crânio-encefálico (TCE) não é frequente na maioria das crianças vitimas de trauma.

  • B.

    O TCE pode ser classificado quanto ao mecanismo, gravidade ou morfologia. Quanto à gravidade e baseada na escala de coma de Glasgow (ECG), pode ser leve (ECG 14 e 15), moderada (ECG 9a 13) ou grave (ECG 3 a 8). A ECG é utilizada também como parâmetro evolutivo e como índice prognóstico, devendo ser interpretada com cautela em pacientes com hipóxia, hipotensão arterial ou após o uso de sedativos e bloqueadores neuromusculares, álcool ou outros fármacos.

  • C.

    Trauma abdominal aberto é a mais comum entre as lesões traumáticas que envolvem o abdômen, correspondendo a cerca de 90% dos casos. É a principal causa de óbito por trauma por lesão não reconhecida.

  • D.

    As soluções coloidais (sangue, plasma, albumina) não são os expansores volêmicos mais eficazes, pois tendem a se deslocar do intravascular e se dissipar para o interstício.

  • E.

    O trauma é uma das principais causas de morte e de sequelas em crianças e adolescentes no mundo. No Brasil, é a principal causa de morte em crianças com idade acima de cinco anos, responsável por 90% dos óbitos na adolescência.

Frequentemente chegam às emergências pediátricas crianças acompanhadas de seus responsáveis, queixando-se de dor abdominal (sem diarreia) apresentando, ou não, febre. De forma geral, solicita-se avaliação por imagem do abdômen e tórax, assim como exames laboratoriais. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.

  • A.

    Seriografias gastrintestinais superiores utilizando bário ou contraste hidrossolúvel não são contraindicadas na grande maioria dos casos de suspeita de obstrução intestinal no lactente e na criança maior.

  • B.

    A ultrassonografia do abdômen tem indicações específicas na avaliação do trato gastrintestinal pediátrico. Apesar disso, é pouco sensível no diagnóstico da intussuscepção intestinal.

  • C.

    Em quadro clínico de suspeita de obstrução intestinal no lactente e na criança maior, a radiografia simples de abdômen, ântero-posterior e com o doente deitado e em pé, é de grande valor para a confirmação e complementação dos achados clínicos. Mostra distensão gasosa de alças intestinais, níveis líquidos e ausência de ar nos segmentos distais à obstrução.

  • D.

    Em quadro clínico de suspeita de obstrução intestinal no lactente e na criança maior, quanto maior o número de alças dilatadas, mais específico é o diagnóstico.

  • E.

    Em quadro clínico de suspeita de obstrução intestinal no lactente e na criança maior, a eventual expulsão por meio de vômitos pode acarretar desidratação e hipovolemia. Quanto mais alta a obstrução, menos acentuada serão as alterações metabólicas.

As novas diretrizes de ressuscitação cardiopulmonar (RCP) enfatizam a importância das compressões torácicas de alta qualidade e modificam algumas rotinas. O conhecimento das manobras de ressuscitação cardiopulmonar (RCP) é prioridade de todo profissional de saúde. Considerando as informações apresentadas, assinale a opção, cujo tema, apresenta, além de outras complicações, alto risco de morte.

  • A.

    A dobutamina, amina simpatomimética, é indicada em condições de baixo débito cardíaco com volemia normal ou aumentada. Essa droga deve ser diluída em solução glicosada a 5% ou solução fisiológica a 0,9%, e seu uso monitorizado devido ao risco de taquicardia.

  • B.

    Os pacientes com choque séptico são muito sensíveis à infusão de baixas doses de vasopressina, a qual exerce seu efeito vasoconstritor pela interação com receptores não-adrenérgicos. Desta forma, sua ação não é afetada pela downregulation de receptores beta e alfa adrenérgicos, comumente observada em pacientes com choque séptico.

  • C.

    Paradas cardíacas podem ocorrer por quatro diferentes ritmos: fibrilação ventricular (FV), taquicardia ventricular sem pulso (TVSP), atividade elétrica sem pulso (AESP) e assistolia. A FV representa uma atividade elétrica desorganizada e a TVSP, uma atividade elétrica ventricular organizada, ambas sem a capacidade de gerar fluxo sanguíneo. A AESP engloba um grupo heterogêneo de ritmos elétricos organizados, associado à ausência ou à inefetiva atividade ventricular mecânica. A assistolia representa a ausência de atividade elétrica ventricular detectável.

  • D. A pressão venosa central (PVC) é a pressão dentro do átrio esquerdo; ela serve como guia para a reposição hídrica e tem valores normais de 4 cmH2O a 10 cmH2O.
  • E.

    O fentanil é um fármaco do grupo dos opióides muito utilizado em unidades de terapia intensiva pediátrica. O uso desta droga pode resultar em sedação e analgesia.

O uso de anestésico em pediatria tem melhorado sua eficiência e diminuído a taxa de complicações e mortalidade ao longo dos últimos anos. Acerca desse tema, assinale a opção correta.

  • A.

    Neonatos apresentam metabolismo elevado com consumo médio de oxigênio e reserva respiratória superiores aos adultos.

  • B.

    Pressão arterial média pulmonar diminui com a idade, enquanto o fluxo sanguíneo pulmonar e a resistência vascular pulmonar aumentam no nascimento.

  • C.

    Indução inalatória em pacientes pediátricos é mais rápida.

  • D.

    Anestesia diminui o tônus da musculatura intercostal diminuindo a capacidade residual funcional levando a área de atelectasia pulmonar nas regiões dependentes.

  • E.

    Hipotermia provoca maior solubilidade das drogas anestésicas, prolongando a ação do anestésico e ocasionado aumento da síntese de surfactante.

A medicina fetal tem utilizado diversas metodologias para diagnóstico e tratamento. Considerando essa temática e assuntos correlacionados é correto afirmar que

  • A.

    em caso de transfusão arterial reversa (TRAP), em uma gravidez de gêmeos idênticos, um deles pode apresentar malformação grave (incompatível com a vida) denominada feto acádico. O gêmeo normal acaba bombeando sangue para si mesmo e para o feto acárdico, correndo o risco de sobrecarregar seu coração, levando à morte. A cirurgia endoscópica fetal que interrompe, por meio do laser, a circulação de sangue para o feto acárdico parece ser o método mais seguro para fazer cessar a transfusão.

  • B.

    apesar de não provocar hipertensão pulmonar, a hérnia diafragmática congênita compromete o desenvolvimento pulmonar, por fazer com que os pulmões sofram compressões pelas visceras abdominais na cavidade torácica.

  • C.

    teratoma sacrococcígeo é um tipo de tumor maligno que aparece na região sacral fetal. A cirurgia fetal endoscópica, por meio do laser, pode coagular os vasos do tumor, reduzindo sua velocidade de crescimento, poupando o coração fetal.

  • D.

    mielomeningocele não sofre influência do pH do líquido amniótico.

  • E.

    em transfusão entre gêmeos (síndrome de transfusão feto-fetal), quando não estão sob terapia, os casos graves tem 50% de chance de sobreviver. Caso sejam submetidos a terapia através da coagulação a laser dos vasos comunicantes na superfície da placenta a sobrevida de pelo menos um feto chega a 80%.

O desenvolvimento da genética e o acúmulo de conhecimento sobre os mecanismos, diagnósticos e terapêutica das patologias congênitas tem trazido grande alento para a sociedade. Considerando essa temática e assuntos correlacionados, assinale a opção correta.

  • A.

    As não-disjunções que ocorrem na primeira divisão meiótica são, talvez, as alterações genéticas menos frequentes da espécie humana.

  • B.

    São técnicas utilizadas para o diagnóstico pré-natal: diagnóstico ultra-sonográfico, estudos através do sangue materno, rastreamento bioquímico e biofísico (translucência nucal), punção de vilosidades coriônicas, teste do pezinho, punção amniótica, cordocentese, fetoscopia e diagnóstico préimplantacional.

  • C.

    Apesar das diversas técnicas utilizadas na precocidade do diagnóstico da hérnia diafragmática congênita, assim como, os diferentes manejos na terapêutica, infelizmente, a mortalidade permanece elevada em nível mundial.

  • D.

    No aconselhamento genético não é importante considerar parente próximo ou filho anterior do casal com anomalias congênitas e/ou retardamento mental, pois na maioria das vezes é casual.

  • E.

    Estima-se que o DNA humano total possa albergar cerca de 3.000.000.000 de genes, sendo que o homem seja portador de apenas 50.000. Esses genes estão distribuídos em duas cópias, não obrigatoriamente idênticas nos 23 pares de cromossomos, dois dos quais sexuais, representados pela notação 46,XX (mulher) e 46,XY (homem) e ainda pelo DNA mitocondrial transmitido provavelmente apenas pela mulher.

Com o advento do avanço tecnológico na medicina observa-se um aumento de pacientes com patologias genéticas e congênitas. Considerando essa temática e assuntos correlatos, é correto afirmar que

  • A.

    tumor de Wilms é o tumor intra-abdominal mais comum em crianças. Tem sido observado nesse tipo de tumor 50% de perda da homozigose em dois locos gênicos: 11p13 e 11p15. Essa perda de homozigose é um provável mecanismo de inativação do gene de supressão tumoral.

  • B.

    em pacientes com fibrose cística pode ocorrer a obstrução do íleo sendo necessário procedimentos cirúrgicos para a desobstrução. A maioria dos autores tem observado atualmente que em 10 a 15 % dos pacientes com íleo meconial há presença de fibrose cística.

  • C.

    genes supressores tumorais produzem proteínas que bloqueiam as atividades das ciclinas.

  • D.

    o Staphylococcus aureus é o principal agente etiológico associado a episódios de infecção bacteriana invasiva nos indivíduos com anemia falciforme.

  • E.

    neuroblastoma é o tumor sólido extra-cranial mais comum, sua maioria desenvolve na cavidade abdominal intraperitoneal. Comumente no neuroblastoma há deleção do braço curto do cromossomo 1 no locus 36 (1p36).

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...