Lista completa de Questões de Medicina do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Texto para as questões 34 e 35
Um paciente, com vinte e dois anos de idade, vítima de acidente automobilístico foi atendido pelo SAMU com trauma torácico fechado. Durante o exame clínico cardiovascular foi constatada importante hipotensão arterial, além de taquicardia, aumento da pressão venosa central (turgência jugular), hipofonese de bulhas cardíacas e pulso paradoxal.A principal hipótese diagnóstica desse caso em tela é de
síndrome de Tietze.
síndrome da veia cava superior.
pericardite inflamatória aguda.
infarto do miocárdio (parede anterior do ventrículo esquerdo).
tamponamento cardíaco.
A determinação do gradiente alvéolo-arterial de oxigênio [P(A-a)O2] é usada para diferenciar se a insuficiência respiratória é do tipo I ou do tipo II. Assinale a opção que apresenta uma causa de insuficiência respiratória aguda com P(A-a)O2 elevado - do tipo I.
asma grave
tétano
miastenia grave
edema de laringe
polimiosite
Uma senhora, com quarenta e dois anos de idade, foi atendida na sala de emergência com diagnóstico de hipertensão arterial crônica mal controlada, cefaleia intensa, confusão mental e importante sonolência. No exame clínico, a paciente mostrou-se desorientada no tempo e no espaço, sonolenta, eupneica, acianótica, com pressão arterial de 240 mmHg × 125 mmHg e frequência cardíaca de 98 bpm. O exame neurológico apresentou ausência de sinais de lateralização, de irritação meníngea, reflexos superficiais e profundos presentes e simétricos e pupilas isocóricas e fotorreagentes. Foi realizado o exame do fundo de olho. Durante a avaliação médica, a paciente apresentou um episódio de convulsão focal, de curtíssima duração. O principal diagnóstico foi de encefalopatia hipertensiva.
Acerca dessa condição clínica, assinale a opção correta.Como a convulsão focal não é uma manifestação observada nessa doença, deve-se considerar o diagnóstico alternativo de acidente vascular cerebral isquêmico.
No exame de fundo de olho, a presença de exsudatos difusos e bilaterais sem outras alterações, são os achados mais característicos dessa condição clínica e praticamente selam o diagnóstico.
O tratamento básico dessa condição deve ser realizado de forma imediata, por meio de nitroprussiato de sódio.
Trata-se de uma urgência hipertensiva, que deve ser imediatamente controlada.
Essa condição tem como base etiopatogênica uma maciça hemorragia intracerebral.
Nas emergências médicas, a monitorização da oximetria de pulso é uma medida não invasiva que vem sendo considerada como o quinto sinal vital. A principal vantagem dessa medida é
possibilitar uma medida direta da quantidade de oxigênio dissolvida no plasma.
possibilitar a determinação do nível de saturação da hemoglobina com oxigênio (SaO2).
permitir a avaliação direta da pressão parcial de oxigênio no sangue arterial (PaO2).
permitir uma avaliação fidedigna do nível de ventilação.
possibilitar uma mensuração direta da pressão parcial de gás carbônico arterial (PaCO2).
Nos serviços básicos de saúde, o tratamento da hanseníase é eminentemente ambulatorial. O encaminhamento da pessoa com hanseníase para uma unidade de referência somente deve ser feito em determinadas situações. Desse modo, o paciente deverá ser encaminhado à unidade de referência quando apresentar
dermatite esfoliativa provocada pela dapsona.
diminuição do apetite com o uso de rifampicina.
forma clínica virchowiana e multibacilar, com mais de cinco lesões de pele.
forma clínica tuberculoide e paucibacilar, com até cinco lesões de pele.
hanseníase multibacilar em crianças.
O tratamento de escolha para novos casos de todas as formas de tuberculose pulmonar consiste em
dois meses de tratamento com isoniazida, rifampicina e estreptomicina, seguidos de mais quatro meses de tratamento com isoniazida e rifampicina.
dois meses de tratamento com isoniazida, rifampicina e estreptomicina, seguidos de mais sete meses de tratamento com isoniazida e rifampicina.
três meses de tratamento com etambutol, etionamida, pirazinamida e estreptomicina, seguidos de mais nove meses de tratamento com etambutol e etionamida.
dois meses de tratamento com isoniazida, rifampicina e pirazinamida, seguidos de mais seis meses de tratamento com isoniazida e pirazinamida.
dois meses de tratamento com isoniazida, rifampicina, etambutol e estreptomicina, seguidos de mais quatro meses de tratamento com etambutol, isoniazida e rifampicina.
A tuberculose é um problema de saúde prioritário no Brasil. Com relação à tuberculose, assinale a opção correta.
Após a infecção pelo Mycobacterium tuberculosis, transcorrem, em média, de quatro a doze semanas para a detecção das lesões primárias. A maioria dos novos casos da tuberculose pulmonar ocorre em torno de doze meses após a infecção inicial.
A transmissão da infecção pelo Mycobacterium tuberculosis é autolimitada pela resposta imunológica humoral. Com a produção de anticorpos, a transmissão é reduzida, gradativamente, a níveis insignificantes, ao fim de poucas semanas.
O teste sorológico, pelo método ELISA (enzyme-linked immunosorbent assay), é indicado rotineiramente para o diagnóstico preciso da tuberculose.
Ao contrário do que ocorreu nos países desenvolvidos, no Brasil não houve aumento do número de casos notificados de tuberculose em pessoas infectadas pelo HIV.
Os bacilos presentes nas roupas, lençóis, copos e outros objetos se dispersam facilmente em aerossóis e, por isso, desempenham papel importante na transmissão da doença.
O sistema BPA-Mag (boletim de produção ambulatorial) é um aplicativo
auxiliar, por meio do qual ocorre a comunicação entre o Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde e o Sistema de Informações Ambulatoriais.
que gera a remessa de todos os arquivos e relatórios necessários para o pagamento dos estabelecimentos de saúde, após verificar a integridade dos bancos de dados e executar diversas críticas de consistência das tabelas.
de captação destinado ao registro dos procedimentos realizados pelos estabelecimentos de saúde que não exigem autorização prévia do gestor.
para cadastro eletrônico da programação físico-orçamentária dos procedimentos ambulatoriais dos estabelecimentos de saúde.
de gerenciamento das despesas fixas realizadas pelos centros de saúde, o que possibilita a apresentação da competência atual.
O principal mecanismo de ação anti-hiperglicemiante da metformina (biguanida) é
a incrementação da secreção pancreática de insulina.
a redução da velocidade de absorção de glicídios.
a diminuição da produção hepática de glicose.
a redução da secreção de glucagon.
o aumento da utilização periférica de glicose.
Assinale a opção que apresenta um critério válido para o diagnóstico de DM2.
nível de hemoglobina glicada acima de 6%
glicemia pós-prandial acima de 140 mg/dL
glicemia de 2 horas após sobrecarga de 75g de glicose acima de 200 mg/dL
sintomas de poliúria e polidipsia
glicemia de jejum acima de 109 mg/dL
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...