Lista completa de Questões de Medicina do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A ausculta cardíaca é habilidade apurada com a experiência prática. O diafragma do estetoscópio deve ser aplicado firmemente na parede do tórax para melhor detectar os sons de mais alta tonalidade. O examinador precisa concentrar-se na ausculta dos sons cardíacos do paciente, nas suas variações com os movimentos respiratórios, atentando-se, em seguida, na ausculta de sopros eventualmente presentes. O paciente deve ser colocado em posição supina, deitado de forma tranquila e respirando livremente. Com referência às informações apresentadas no texto acima, assinale a opção correta.
Frêmito sistólico apalpado no bordo esternal inferior direito é bem sugestivo de comunicação interventricular.
A ausência de sopro na ausculta precordial descarta a possibilidade de cardiopatia congênita.
Sopro cardíaco está invariavelmente associado a importantes alterações hemodinâmicas.
Em crianças com frequência cardíaca maior, é mais fácil distinguir o sopro de ejeção sistólica do sopro pansistólico.
Sopro contínuo é de natureza diastólica, presente nas situações de estenose valvular.
Várias alterações congênitas das estruturas cardíacas podem estar associadas a síndromes produzidas por anomalias cromossômicas, como, por exemplo, a síndrome de Down (trissomia 21). Diante dessas informações, assinale a opção que apresenta defeito cardíaco congênito mais frequentemente associado a essa síndrome.
coarctação da aorta
estenose mitral
comunicação interatrial ou interventricular
persistência do canal arterial
prolapso de válvula mitral
Texto para as questões 46 e 47
Assim que a criança nasce, a circulação fetal de origem precisa ser imediatamente adaptada às condições de vida extrauterina. Dessa forma, as trocas gasosas são transferidas da placenta para o pulmão. Muitas dessas mudanças são instantâneas, enquanto outras se desenvolvem em períodos de horas ou de dias.Ainda com relação ao assunto abordado no texto acima, assinale a opção correta.
A alta porcentagem de hemoglobina fetal no sangue do recémnascido aumenta a liberação de oxigênio para os tecidos.
Mesmo com menos musculatura, o canal arterial do prematuro responde mais ao oxigênio como estímulo à sua constrição e fechamento.
O recém-nascido em repouso consome, em proporção, menos oxigênio do que a criança maior em virtude do débito cardíaco relativamente alto, próprio da faixa etária.
No recém-nascido a termo, o oxigênio é o fator mais importante para controlar o fechamento do canal arterial.
A constrição da parede do canal arterial que o leva ao fechamento depende da inibição da síntese de prostaglandinas.
Texto para as questões 46 e 47
Assim que a criança nasce, a circulação fetal de origem precisa ser imediatamente adaptada às condições de vida extrauterina. Dessa forma, as trocas gasosas são transferidas da placenta para o pulmão. Muitas dessas mudanças são instantâneas, enquanto outras se desenvolvem em períodos de horas ou de dias.De acordo com as informações apresentadas no texto acima, assinale a opção correta.
A frequência cardíaca diminui após o nascimento em resposta barorreceptora ao aumento da resistência vascular sistêmica decorrente da eliminação da circulação placentária.
O forâmen oval está funcionalmente fechado a partir do terceiro dia de vida.
O fechamento funcional do canal arterial ocorre ao final do terceiro mês de vida.
No recém-nascido normal, o fechamento do canal arterial e a ampliação da resistência vascular pulmonar resultam do aumento da pressão do átrio direito.
Com o início da respiração ao nascimento, aumenta a resistência vascular pulmonar em consequência da vasoconstricção pulmonar produzida pela oxigenação e pela redução da complacência dos tecidos pulmonares.
Uma das alterações do ritmo cardíaco mais frequente na criança é a arritmia sinusal. Essa modificação chama atenção por estar associada a distintos parâmetros fisiológicos do organismo em crescimento e em diferenciação funcional. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.
A arritmia sinusal diminui nas doenças febris e com o uso de drogas vagotônicas como a digital.
A arritmia sinusal intensifica-se com o exercício físico.
Taquicardia associada à apneia periódica é arritmia sinusal comum no prematuro.
Arritmia sinusal é variação fisiológica normal nas descargas de impulsos do nódulo sinusal relacionadas à respiração.
A frequência cardíaca aumenta durante a expiração e diminui na inspiração.
A atresia da válvula tricúspide é malformação cardíaca congênita caracterizada pela falta de escoamento do átrio direito para o ventrículo esquerdo. O retorno venoso sistêmico entra no lado esquerdo do coração por meio do forâmen oval ou de comunicação interatrial associada (defeito de septo atrial). De acordo com essas informações, assinale a opção correta.
O aumento da saturação de oxigênio sistêmica pode resultar de fechamento do canal arterial ou da extensão da comunicação interventricular (defeito do septo ventricular).
A maioria dos pacientes com atresia da tricúspide é diagnosticada nos primeiros meses de vida em virtude da diminuição do fluxo sanguíneo pulmonar e da cianose.
A maior parte dos portadores de atresia da tricúspide apresenta sopro cardíaco holodiastólico audível no bordo esternal direito.
Em quase todos os pacientes portadores de atresia da tricúspide, detecta-se desdobramento da segunda bulha cardíaca.
A combinação de cianose e de eletrocardiograma com desvio de eixo cardíaco para a direita é altamente sugestivo de atresia da tricúspide.
A tetralogia de Fallot é cardiopatia congênita na qual o defeito primário é um desvio anterior do septo infundibular (septo muscular que separa os fluxos aórtico e pulmonar). As consequências do desvio são: obstrução do fluxo ventricular direito (estenose pulmonar); comunicação interventricular (defeito do septo ventricular); dextro-posição da aorta com sobreposição do septo ventricular; e hipertrofia ventricular direita. Com base nessas informações, assinale a opção correta.
As intervenções cirúrgicas para correção de tetralogia de fallot grave são contraindicadas no período neonatal.
O seguimento durante cinco a vinte anos após cirurgia para correção de tetralogia de Fallot revela que a melhora dos sintomas é passageira, com frequentes recaídas.
A criança portadora de tetralogia de Fallot interrompe atividade com esforço físico, assume posição agachada durante alguns minutos e, em seguida, retorna à atividade.
A cateterização cardíaca de portador de tetralogia de Fallot revela pressão sistólica do ventrículo direito inferior à pressão diastólica sistêmica.
A insuficiência cardíaca é complicação frequente em pacientes portadores de tetralogia de Fallot.
O prolapso de válvula mitral resulta de mecanismo anormal da válvula mitral que causa inchaço de um ou ambos os folhetos mitrais, especialmente a cúspide posterior, no átrio esquerdo, no final da sístole. Em consonância com essa afirmação, assinale a opção correta.
Na posição em pé ou sentada, a criança com prolapso de válvula mitral apresenta sopro no início da sístole e estalido da válvula mitral no final da sístole.
O prolapso de válvula mitral é mais frequente em meninos do que em meninas.
O prolapso de válvula mitral pode ser herdado como traço autossômico recessivo, de expressão única.
Não há risco de endocardite bacteriana em caso de prolapso de válvula mitral.
Embora predominantemente congênito, o prolapso de válvula mitral pode não ser identificado até a adolescência ou a idade adulta.
A coarctação da aorta é anomalia cardiovascular que acomete número significativo de crianças. Diferentes graus de constrição da aorta podem ocorrer em qualquer ponto, desde o arco transverso até a bifurcação ilíaca. No entanto, 98% dos casos localizam-se logo abaixo da origem da artéria subclávia esquerda, na origem do canal arterial. É a chamada coarctação justaductal. Com base nessas informações, assinale a opção correta.
A coarctação da aorta associa-se a 90% dos casos de síndrome de Turner.
A coarctação da aorta é anomalia congênita duas vezes mais frequente em meninos do que em meninas.
A diferença de pressão arterial entre pernas e braços é maior no primeiro ano de vida de crianças portadoras de coarctação da aorta.
Pressão maior no braço direito que no esquerdo, em caso de coarctação da aorta, sugere envolvimento da artéria subclávia direita na área de coarctação.
Criança com coarctação da aorta apresenta pressão arterial mais alta nas pernas do que nos braços.
Texto para as questões de 38 a 40
As cardiopatias congênitas acianóticas podem ser classificadas pelo critério que leva em conta a carga fisiológica predominante que impõe ao coração. As lesões mais comuns são aquelas que produzem aumento da carga de volume sanguíneo desviado por meio de shunt esquerda-direita estabelecido nas estruturas cardíacas.Ainda com relação a cardiopatias congênitas acianóticas, assinale a opção correta.
A frequência de persistência do canal arterial é duas vezes maior em meninos do que em meninas.
A persistência do canal arterial é frequentemente associada à infecção congênita por citomegalovírus.
O fechamento funcional do canal arterial ocorre ao final do primeiro ano de vida.
A parede do canal arterial persistente tem composição normal no recém-nascido a termo e é deficiente em componentes da camada mucoide endotelial no prematuro.
Na fase fetal, a maior parte do sangue arterial pulmonar é derivada para a aorta por meio do canal arterial.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...