Lista completa de Questões de Medicina do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Criança de 8 anos, hígida, é atendida na emergência por apresentar edema importante na mão esquerda, após pequeno traumatismo. O quadro já se arrasta por 3 dias e não há referência de dor ou vermelhidão. A mãe relata que o mesmo já havia acontecido na mão direita, também após trauma, e que havia custado a regredir mesmo com o emprego de antihistamínicos e corticoides prescritos por médico. A hipótese diagnóstica mais provável é
As seguintes drogas podem causar lesão hepática aguda por reação idiossincrásica, com EXCEÇÃO de:
Lactente de 4 meses, com história de virose respiratória leve quinze dias antes, sem antecedentes patológicos de importância, eutrófico, com febre de 37,5° C, dá entrada na emergência com quadro de lesões purpúricas palpáveis, arredondadas nas faces e em membros inferiores e discreto edema de mãos. O resto do exame é normal e a criança apresentase em excelente estado geral. Hemograma mostrou leucocitose, aumento de plaquetas e discreta eosinofilia. A hipótese diagnóstica mais provável é:
A síndrome do álcool fetal apresenta como malformação cardíaca mais característica:
Na síndrome de Wiskott-Aldrich, é característica a presença de:
Escolar do sexo feminino, 9 anos, eutrófica, permaneceu internada na Unidade de Pronto Atendimento durante 2 dias, com diarreia com raias de sangue, cólicas, tenesmo e febre. Segundo a mãe, durante a internação fez uso de hidratação venosa e antibiótico (não sabe dizer qual). Há 7 dias teve alta hospitalar em uso de sulfametoxazol e trimetoprim. Hoje foi trazida à emergência pela mãe, pois ficou muito pálida e cansada. Além disso, está há aproximadamente 10 horas sem urinar, e na última diurese apresentou urina mais concentrada. Ao exame, apresentou-se prostrada, pálida, hidratada, anictéria, com discreto edema palpebral bilateral. Sinais vitais: Frequência cardíaca = 98 bpm; Frequência respiratória = 25 irpm; Pressão Arterial = 98 x 66 mmHg. Perfusão periférica normal. Discreta dor à palpação abdominal, sem visceromegalias. Ausculta cardiorespiratória normal. Os exames mostraram: Hemoglobina 6,6 mg/dL, Ht 20%, 12.700 leucócitos, 43.000 plaquetas, ureia 58 mg/dL e creatinina 1,7 mg/dL. A tríade característica da doença apresentada pela paciente é:
Paciente de 18 meses, sexo masculino, com história pregressa de duas pneumonias e uma sinusite, chega à emergência com quadro de febre há 10 dias, que vem se tornando mais alta nos últimos dias. Procurou a Unidade de Pronto Atendimento, sendo prescritos antitérmicos. Ao exame: Hipoativo, pouco reativo ao manuseio, pálido, ictérico 2+/4+, perfusão periférica lentificada. Adenomegalia submandibular, cervical anterior e média. Hepatoesplenomegalia. Exames complementares: Hemoglobina 7,2 g/dL, Hematócrito 22,3%, Leucometria 4.100, Plaquetas 29.000, Bilirrubina direta 4,5 mg/dL; ALT 1.130 U/L; AST 890 U/L; Ferritina: 8800 ng/ml (elevada) e Triglicerídeos 548 mg/dl. A principal hipótese é:
Recém-nascido a termo com 15 dias de vida, sexo masculino, é trazido à emergência por apresentar 3 episódios de vômitos em pequena quantidade. Não há relato de febre ou diarreia. Está em uso de leite materno exclusivo. Ao exame: hipoativo, pouco responsivo, desidratado. Foram administradas quatro etapas rápidas com solução isotônica, totalizando 80 ml/kg, porém não se observa nenhuma melhora, tendo o recémnascido apresentado mais um episódio de vômito. Exames mostraram hipercalemia, hiponatremia e hipocloremia. A conduta seguinte deve ser:
Lactente de 11 meses com diagnóstico de Tetralogia de Fallot chega à emergência com história de piora da cianose, taquipnéia e torpor. A primeira providência é:
TRAPS, ou Síndrome Periódica associada ao receptor do fator de necrose tumoral, é uma síndrome autoinflamatória hereditária caracterizada por episódios recorrentes de febre, rash e dor abdominal, entre outros sintomas. A principal complicação de TRAPS é:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...