Lista completa de Questões de Medicina do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Escolar de 4 anos, sexo masculino, eutrófico, é trazido à emergência com relato de febre há 2 dias, odinofagia e recusa alimentar. Está em uso de dipirona. A avó trouxe 6 receitas de atendimentos anteriores na Unidade de Pronto Atendimento, nos últimos 5 meses, dizendo que a criança apresentou os mesmos sintomas e que foi medicada com penicilina benzatina ou eritromicina nestes atendimentos. Ao exame, apresenta bom estado geral, corado, hidratado. Frequência Cardíaca = 98 bpm; Frequência Respiratória = 28 irpm; Temperatura axilar = 37,5º C. Apresenta exsudato purulento na orofaringe, aftas no palato e mucosa jugal, adenomegalia cervical dolorosa. O restante do exame físico é normal. A conduta mais adequada neste caso é:
Escolar de 5 anos é trazido à emergência com história de febre de até 38,6ºC, iniciada há 4 dias, cefaleia, prostração, mialgia. Nega outros sintomas. Ao exame físico encontrava-se prostrado, hidratado, corado. Prova do laço positiva. Pressão Arterial = 106x68 mmHg; Frequência Cardíaca = 92 bpm; Frequência Respiratória = 28 irpm; Temperatura axilar = 38ºC. Restante do exame físico inalterado. Hemograma: Hematócrito = 41%; 3.800 leucócitos e 160.000 plaquetas. A conduta a ser tomada neste caso é:
Lactente de 45 dias, sexo masculino, é trazido à emergência pela mãe, que relata vômitos iniciados há 3 semanas, pós alimentares, que se acentuaram na última semana, e ontem vomitou após todas as mamadas. Nega diarreia e febre. Está em uso de leite materno e complementação com chá de camomila porque, segundo a mãe, chora muito. Nascido de parto natural a termo, peso de nascimento = 3.350g, Apgar 9/10, alta com 2 dias de vida em uso de leite materno. Ao exame encontra-se emagrecido, porém ativo, sugando avidamente o seio materno, fontanela algo deprimida, boa perfusão periférica, FC = 128 bpm, FR = 42 irpm. Peso = 3.510g. Restante do exame físico sem alterações. Considerando a principal hipótese diagnóstica, o distúrbio metabólico apresentado neste caso é:
A principal causa de morte relacionada à cetoacidose diabética em crianças é:
Na reanimação cardiopulmonar (RCP) em que o pediatra está sozinho e fora do ambiente hospitalar, recomenda-se iniciar por:
Assinale os ritmos mais comumente encontrados nas paradas cardíacas de crianças, fora ou dentro do ambiente hospitalar.
É trazido pela mãe adolescente um lactente do sexo masculino, de 5 meses e 10 dias, à Emergência. A mãe informa que este apresenta vômitos há 36 horas, associado a 3 evacuações líquido-pastosas neste período, sendo a última com sangue e muco. A mãe nega febre, e diz que, no dia anterior, o mesmo estava muito irritado, com choro intermitente, recusando parcialmente a alimentação e hoje está muito molinho. Faz uso de leite materno e mamadeira com leite de vaca e farinha. Há 12 dias tomou todas as vacinas do calendário referentes aos 4 meses, incluindo a gotinha, porém a mãe não trouxe o cartão de vacinas. Ao exame apresenta-se hipoativo, pálido, taquicárdico, taquipnéico, desidratado, com ausculta respiratória e cardíaca normais. O abdome encontrase doloroso difusamente à palpação. Não há lesões de pele. A principal hipótese diagnóstica é:
Após a terceira hospitalização sequencial de uma idosa de 88 anos, em função de descompensação severa de diabete melito, o médico recomendou aos familiares que ela fosse transferida para uma ILPI para receber cuidados continuados, uma vez que em casa não seguia qualquer recomendação médica. A paciente viveu por mais sete anos na instituição e neste período foi constatada a presença de depressão, hipotireoidismo, demência por múltiplos infartos cerebrais, doença coronariana e insuficiência arterial periférica, sendo hospitalizada apenas na circunstância que ocasionou a sua morte. Em relação à decisão médica de se controlar os fatores de risco relacionados à doença aterosclerótica e à microangiopatia em pessoas idosas, pode-se afirmar que dentre os principais aspectos a considerar tem-se:
A vacinação contra a influenza sazonal é de grande importância clínico-epidemiológica para a população idosa, uma vez que reduz substancialmente o risco de hospitalização por doença cardíaca, cerebrovascular e pneumonia ou influenza, assim como, o risco de morte relacionada a todas as causas. A meta de indivíduos vacinados para a influenza pretendida pelo Ministério da Saúde não têm sido atingida. E, segundo os estudos, a não adesão dos idosos à vacinação se relaciona principalmente ao medo de efeitos colaterais. Em contrapartida, esta adesão aumenta quando o médico indica a vacina. Em relação a este tema pode-se afirmar que:
Idosa de 82 anos morava sozinha, bem próximo à casa dos filhos. História patológica pregressa de hipertensão arterial bem controlada com captopril (25mg 3x/dia) e alfa metildopa (500mg 2x/dia), doença diverticular do cólon com alguns episódios de sangramento, catarata bilateral, glaucoma, depressão em uso de amitriptilina (25mg 2x/dia) e gonoartrose de joelho direito para a qual se automedicava com antiinflamatório não hormonal. Recentemente, surpreendeu sua filha ao perguntar de onde vinham aqueles bichinhos coloridos que andavam na parede. A filha ficou bastante assustada com a insistência da mãe sobre aquelas visões, mesmo após inúmeras explicações quanto à inexistência daquele fato. Preocupada, leva a mãe ao posto de saúde da região. O clínico, que já a acompanhava há algum tempo, ouve o relato e faz um breve exame físico, constatando que a paciente referia parestesia em membro superior esquerdo e apresentava uma pressão arterial de 150/90 mm.hg. A seguir, solicita os exames para investigação do quadro, associa um diurético e prescreve um antipsicótico para melhorar as alucinações. Naquela mesma noite e já em uso das novas medicações, a idosa sofre uma queda ao se levantar no escuro para urinar, sofrendo uma fratura de Colles e sendo internada para resolução cirúrgica. Diante do caso clínico apresentado, pode-se concluir que
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...