Lista completa de Questões de Medicina do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O suicídio representa hoje um importante problema de saúde pública no Brasil e seus índices vêm crescendo a cada ano. A respeito do suicídio pode-se afirmar que:
As brigas do casal eram frequentes, os gastos excessivos. A mulher resolve sair de casa e pede o divórcio. O paciente quebra objetos em casa, queima o próprio carro e sai vagando pelas ruas. Passa cerca de 15 dias dormindo nas ruas e bebendo. Ao ser trazido pela família para internação, mostra-se desconexo, agressivo e diz que quer matar a ex-esposa. O quadro clínico mais provável, neste caso, é:
Paciente usuário de crack chega à consulta com febre, dispneia intensa, mal-estar, dor torácica e fraqueza. Encaminhado à Pneumologia recebe-se a informação de que se trata de um caso de pulmão de crack. A isto se denomina:
A chamada Psicose Puerperal é representada pelo surgimento de sintomas psicóticos súbitos no período puerperal. A respeito desses quadros, pode-se afirmar, quanto à evolução, que:
Paciente de 55 anos, nível superior, chega ao consultório com queixas de estar triste por não conseguir mais ler ou escrever. Traz inúmeros exames laboratoriais normais e uma ressonância magnética cerebral sem alterações. Sua testagem no Mini Mental Status Examination (MMSE) resulta em 24 pontos. A conduta inicial mais indicada é:
A Classificação Internacional de Doenças (CID -10) refere que o diagnóstico de esquizofrenia não deve ser formulado se há sintomas depressivos ou maníacos acentuados. No entanto, há uma rubrica denominada Depressão Pós- Esquizofrênica (F20.4), o que parece a princípio contraditório. A explicação mais plausível para essa categoria é que:
Um paciente de 60 anos chega ao pronto socorro com extrema ansiedade, acusando dores no peito, mal-estar, sensação de morte iminente, vertigens, sem passado de crises semelhantes. A conduta inicial deve ser:
Em um exame psicopatológico de internação, o médico psiquiatra registrou as seguintes observações: paciente consciente, orientado no tempo e espaço, atividade delirante persecutória, humor sem alterações, memória preservada, hipobúlico e normopragmático. Ao analisar este conjunto de observações, conclui-se estar INCONGRUENTE o seguinte item:
A Síndrome de Wernick é decorrente da deficiência de vitamina B1, em indivíduos desnutridos, alcoolistas crônicos, entre outros. Sua tríade sintomatológica corresponde a:
O delírium é uma síndrome neurocomportamental, causada pelo comprometimento da atividade cerebral. São considerados subtipos de delírium:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...