Lista completa de Questões de Medicina do ano 2014 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Medicina - Clínica Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2014
Homem de 60 anos, tabagista crônico (50 anos-maço) e hipertenso, durante situação de estresse emocional apresentou dor retroesternal em aperto, acompanhada de sudorese fria, palidez e parestesias de membros superiores. Foi levado ao hospital, onde se constatou PA: 110 x 60, frequência cardíaca: 52 bpm, ausculta de bulhas rítmicas e normofonéticas, sem sopros e com presença de quarta bulha em foco mitral, pulmões livres, perfusão periférica de 4 segundos, sem estase jugular ou hepatomegalia. Após realizar o eletrocardiograma a seguir, o provável diagnóstico e a conduta são:
Medicina - Clínica Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2014
Homem de 53 anos, sem antecedentes prévios conhecidos, há 15 dias apresenta cefaleia holocraniana de moderada intensidade e tonturas esporádicas. Há 2 dias procurou neurologista, e sua PA estava 140 x 90. Foi solicitada uma tomografia de crânio (sem contraste) e recebeu sintomáticos, sem obter melhora. Hoje os sintomas se intensificaram e procurou o pronto-socorro, onde se constatou PA: 180 x 110, sem sinais meníngeos. O provável diagnóstico e a conduta são:
São considerados harmartomas na criança:
A hérnia diafragmática congênita permanece ainda hoje com elevados índices de mortalidade, mesmo com os recentes avanços de técnica cirúrgica e de terapia intensiva.
Essa elevada mortalidade se deve:
Em relação à atresia de esôfago com fístula tráqueo esofagiana, assinale a alternativa correta.
Dos defeitos congênitos da parede abdominal, assinale a alternativa que apresenta apenas características clínicas e morfológicas da Gastroschisis.
Lactente em torno de 1 ano chega à Unidade de Pronto Atendimento com história clínica de irritabilidade e choro forte há cerca de 24 horas. Durante o exame físico se observa que a criança chora muito, sem posição antálgica por cerca de 15 a 20 minutos e depois fica extenuada, cansada e com sudorese, sugerindo uma dor em cólica. Neste momento, quando então é possível examinar a criança, o abdome não está distendido, os ruídos hidroaéreos estão normais, porém ao toque retal se identificam fezes com sangue.
O diagnóstico provável e o exame de escolha para continuar a investigação são:
Mal formações do sistema urogenital, que se caracterizam por uma abertura ectópica da uretra junto ao sulco bálano prepucial, caracterizam o(a):
Dor abdominal generalizada, distensão abdominal e ausência de eliminação de gases e fezes.
Em crianças com diagnóstico de apendicite aguda assinale a alternativa que se refere corretamente aos sinais e sintomas que estão presentes na grande maioria dos casos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...