Lista completa de Questões de Medicina do ano 2016 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em relação a métodos e critérios para o diagnóstico do diabetes melito, assinale a alternativa que apresenta um quadro de tolerância a diabetes diminuída, considerando a glicemia de jejum e a de 2 h após 75 g de glicose (em mg/dℓ), respectivamente.
Assinale a alternativa correta a respeito da classificação etiológica dos diabetes tipo 1 (DM 1) e tipo 2 (DM 2).
DM1: destruição das células-beta; a causa idiopática corresponde à minoria.
DM2: defeitos somente na secreção da insulina.
DM1: destruição das células-alfa; a causa idiopática corresponde à maioria.
DM2: defeitos na secreção ou na ação da insulina.
DM1: destruição das células-beta; a causa autoimune com detecção de anticorpos corresponde à minoria.
DM2: somente na produção da insulina.
DM1: destruição das células-beta; a causa idiopática corresponde à maioria.
DM2: defeitos na secreção e na ação da insulina.
DM1: destruição das células-beta; a causa autoimune com detecção de anticorpos corresponde à maioria.
DM2: defeitos na secreção ou na ação da insulina.
Em relação à prevenção do diabetes melito e às suas complicações, é correto afirmar que
Qualquer medicamento do grupo dos anti-hipertensivos comercialmente disponíveis, desde que resguardadas as indicações e contraindicações específicas, pode ser utilizado para o tratamento da hipertensão arterial. Considerando essa informação, assinale a alternativa que apresenta os medicamentos que podem provocar intolerância à glicose, aumentar o risco de aparecimento do diabetes melito e promover o aumento de triglicérides a depender da dose.
Um paciente teve sua pressão arterial medida de diversos modos e obteve o seguinte resultado da pressão arterial mais elevada (em mmhg): no consultório = 150/95; com uso de monitorização ambulatorial da pressão arterial de 24 horas (MAPA), em vigília = 135/85; com automedida da pressão arterial (AMPA) = 30/80; e com monitorização residencial da pressão arterial (MRPA) = 130/85.
Com base nessa situação hipotética, trata-se de
Assinale a alternativa que apresenta as principais recomendações para prevenção da HAS.
A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é uma condição clínica multifatorial caracterizada por níveis elevados e sustentados de pressão arterial. É considerada como um dos principais fatores de risco modificáveis e um dos mais importantes problemas de saúde pública. Para a implantação de programas de prevenção, é preciso considerar os fatores da HAS. Com base nessas informações, assinale a alternativa correta.
Com referência aos quatro estágios de evolução eletrocardiográfica observados em pacientes com diagnóstico de pericardite aguda, julgue os itens subsequentes. O estágio 4 é representado, na maioria das vezes, pela restituição ao eletrocardiograma basal normalização , ou seja, o ponto J, o segmento ST e o PR encontram-se isoelétricos, e as ondas T têm polaridade que acompanha a maior deflexão do complexo QRS.
Com referência aos quatro estágios de evolução eletrocardiográfica observados em pacientes com diagnóstico de pericardite aguda, julgue os itens subsequentes. No estágio 1 (primeiras horas a dias do início do quadro evolutivo), são observados os seguintes achados, geralmente em todas as derivações: o segmento PR encontra-se isoelétrico ou supradesnivelado; infradesnivelamento do ponto J e do segmento ST; e as ondas T têm polaridade oposta à maior deflexão do complexo QRS.
Com referência aos quatro estágios de evolução eletrocardiográfica observados em pacientes com diagnóstico de pericardite aguda, julgue os itens subsequentes. A presença do ponto J e do segmento ST acentuadamente infradesnivelado em associação com ondas T retificadas e o supradesnivelamento do segmento PR são características clássicas do estágio 2 de evolução eletrocardiográfica, geralmente visto na primeira semana de evolução.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...