Lista completa de Questões de Medicina do ano 2016 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Após a fusão do espermatozoide com o oócito, há a formação do oócito maduro (pronúcleo feminino) e o pronúcleo masculino, ocorrendo, então, a replicação do DNA e a formação de uma nova célula, chamada zigoto. A respeito do desenvolvimento embrionário, é CORRETO afirmar:
Medicina - Médico Legista/Necrotomista - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2016
Com relação aos conhecimentos sobre corpo de delito, perito e perícia em medicina legal e aos documentos médico-legais, assinale a opção correta.
Medicina - Médico Legista/Necrotomista - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2016
Sexologia forense é o ramo da medicina legal que trata dos exames referentes aos crimes contra a liberdade sexual, além de tratar de aspectos relacionados à reprodução. Acerca do exame médico-legal e dos crimes nessa área, assinale a opção correta.
Medicina - Médico Legista/Necrotomista - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2016
Determinada delegacia de polícia, comunicada da existência de um cadáver em estado de putrefação jogado em um canavial de sua circunscrição, deve tomar providências para levantar informações como, por exemplo, a certificação de tratar-se de pessoa, e não de animal, e o estabelecimento da causa da morte , além de realizar diligências diversas.
Assinale a opção correta acerca das atividades médico-legais nesse caso.
Medicina - Médico Legista/Necrotomista - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2016
Psiquiatria forense é o ramo da medicina legal que trata de questões relacionadas ao funcionamento da mente e sua interface com a área jurídica. O estabelecimento do estado psíquico no momento do cometimento do delito e a capacidade de entendimento desse ato são dependentes das condições de sanidade psíquica e desenvolvimento mental, que também influenciam na forma de percepção e no relato do evento, com importância direta para o operador do direito, na tomada a termo e na análise dos depoimentos. A respeito de psiquiatria forense e dos múltiplos aspectos ligados a essa área, assinale a opção correta.
Puérpera, 24 horas após ter recebido alta hospitalar, devido à cesariana eletiva, retorna à maternidade, queixando de mal-estar e calafrio importante. Ao exame físico, temperatura axilar de 39oC, PA: 110x85mmHg, FC: 115bpm, dor abdominal à palpação e útero aumentado 4cm acima da cicatriz umbilical. Colo uterino dilatado e doloroso à mobilização. De acordo com o quadro apresentado, é correto afirmar que
Paciente tercigesta, dois partos vaginais prévios, 35 semanas de gestação, procura o pronto-atendimento da maternidade com fortes dores abdominais há aproximadamente duas horas. Nega doenças prévias, queixas urinárias, perda de líquido ou sangramento pela vagina. Ao exame, PA: 150x100mmHg, altura uterina compatível com idade gestacional, BCF 100bpm, dinâmica uterina ausente com tônus uterino aumentado, colo 3cm de dilatação, apagamento ausente. A conduta correta para o caso apresentado é
Paciente, 34 anos, vai à primeira consulta obstétrica no dia 15/01/2016 com exame de gravidez positivo. Primigesta, afirma estar muito feliz com o resultado, pois estava tentando engravidar havia dois anos. Relata estar sentindo somente leves enjoos pela manhã e um pouco de sono ao longo do dia. Não possue doenças crônicas e não foi submetida a cirurgias ou internações prévias. Por ser adotada, não conhece o histórico médico da família genética. Não fuma ou ingere bebida alcoólica. Relata ter menstruado pela última vez no dia 02/12/2015. Antes disso, os ciclos eram regulares, com fluxo moderado. Nega dismenorreia ou dispareunia. Exame físico sem alterações. Após solicitar os exames de rotina do pré-natal, a paciente pergunta se poderá tirar algumas dúvidas sobre a gestação.
Sobre os esclarecimentos dados, é correto afirmar que
Primigesta de 17 anos, com idade gestacional de 12 semanas e 3 dias, assintomática, comparece à segunda consulta de pré-natal, apresentando os resultados de exames solicitados na primeira consulta: grupo sanguíneo B negativo, coombs indireto negativo, glicemia de jejum: 82mg/dL, hemoglobina 11,1g/dL, sorologia para toxoplasmose: IgG e IgM negativos, anti-HIV, VDRL e HBsAg não reatores e urina rotina sem anormalidades. Exame físico não evidenciou alterações. É conduta adequada em relação ao caso descrito, exceto
Nos métodos para controle da dor durante o parto,
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...