Lista completa de Questões de Medicina do ano 2016 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma criança de dois anos de idade apresenta um tipo de câncer caracterizado pela produção maligna de linfócitos na medula óssea, disseminando-se rapidamente por todo o organismo através da corrente sanguínea, sendo, portanto uma neoplasia do tipo hematológica. Essas características indicam ser:
A leishmaniose visceral ou calazar é uma doença crônica grave causada por parasito pertencente ao gênero Leishmania. A letalidade humana reduz-se em razão de tratamento adequado, tais como:
I - Os medicamentos à base de antimônio - antimoniato de metilglucamina -, são, no Brasil, utilizados como primeira escolha na terapêutica da leishmaniose;
II - O antimoniato de metilglucamina é especialmente eficaz no tratamento de leishmaniose cutânea, mucocutânea e visceral.
III - O antimoniato de metilglucamina provoca regressão lenta das manifestações clínicas e hematológicas da doença, sem alcançar, entretanto, a esterilização do parasita;
IV - A Organização Mundial de Saúde preconiza que as doses de antimoniais não devem ultrapassar 20mg/kg/dia e o limite de 850mg de antimônio, devido à sua elevada toxicidade;
V - O tratamento padrão consiste em injeções diárias de antimoniais pentavalentes durante um período de 28 semanas.
Está correta a alternativa:
Atualmente, os critérios aceitos para o diagnóstico de Diabetes Mellitus com utilização da glicemia:
I - Sintomas de poliúria, polidipsia e perda ponderal acrescidos de glicemia casual > 200 mg/dl. Compreende-se por glicemia casual aquela realizada a qualquer hora do dia, independentemente do horário das refeições;
II - Glicemia de jejum ≤ 126 mg/dl (7mmol/l). Em caso de altas elevações da glicemia, o diagnóstico deve ser confirmado pela repetição do teste em outro dia;
III - Glicemia de 2 horas pós-sobrecarga de 75 g de glicose > 200 mg/dl;
IV - Glicemia de jejum ≥ 126 mg/dl (7mmol/l). Em caso de pequenas elevações da glicemia, o diagnóstico deve ser confirmado pela repetição do teste em outro dia.
Está correta a alternativa:
O estado de anemia, notadamente a anemia crônica, tem consequências ao portador e que podem ser resumidas em mecanismos que alteram processos fisiológicos resultantes de sua ação normal, a saber:
I - O transporte deficitário de oxigênio pela redução da hemoglobina diminuem as atividades metabólicas de todas as células e induz em disfunções orgânicas generalizadas, cujos principais sintomas caracterizam-se por cansaço, fraqueza e mal estar.
II - O organismo procura se adaptar à situação patológica com evidentes desgastes fisiológicos, especialmente para o sistema endócrino.
III - O transporte deficitário de oxigênio pelo aumento da hemoglobina aumenta as atividades metabólicas de todas as células e induz em disfunções orgânicas generalizadas, cujos principais sintomas caracterizam-se por cansaço, fraqueza e mal estar.
IV - O organismo procura se adaptar à situação patológica com evidentes desgastes fisiológicos, especialmente para o sistema cárdio-respitatório.
Está correta a alternativa:
Paciente apresenta indicações clínicas de cirrose com evidências macronodular, com acúmulo de cobre nos hepatócitos, notando-se vacuolização dos núcleos dos hepatócitos, esteatose e, ocasionalmente, a presença de corpúsculos de Mallory. Depreende-se que, o paciente é portador:
O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é a segunda maior causa de morte e a principal causa de incapacidade no mundo. São classificados como hemorrágico ou isquêmico e que:
I AVC isquêmico o mais frequente, representando a maioria dos casos.
II AVC hemorrágico o mais frequente, representando a maioria dos casos.
III Aterosclerose de pequenas e grandes artérias cerebrais é apenas responsável pelos AVCs hemorrágicos.
IV Clinicamente, tanto o hemorrágico quanto o isquêmico manifestam aparecimento súbito de déficits neurológicos característicos, de acordo com a região cerebral envolvida que, por sua vez, dependerá da circulação afetada.
V A circulação mais comumente afetada é a anterior ou carotídea.
Está correta a alternativa:
Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES), doença autoimune sistêmica, caracterizada pela produção de autoanticorpos, formação e deposição de imunocomplexos, inflamação em diversos órgãos e dano tecidual. Em relação a essa patologia afirma-se:
I Complicações neuropsiquiátricas incluem manifestações focais ou difusas, agudas ou crônicas.
II Etiologicamente está bem definida e esclarecida, e que o surgimento da doença é diretamente relacionado aos fatores hormonais e ambientais.
III A maioria dos pacientes não apresenta fotossensibilidade após exposição à radiação solar ou artificial.
IV A clássica lesão em asa de borboleta, caracterizada por eritema malar e no dorso do nariz, preservando o sulco nasolabial, é identificada em menos de 50% dos casos.
V As lesões do lúpus discoide manifestam-se por placas eritematosas cobertas por uma escama aderente, envolvendo comumente o couro cabeludo, as orelhas, a face e o pescoço.
Está correta a alternativa:
Um paciente adulto apresenta manifestações de doença autoimune, inflamatória, sistêmica e crônica, caracterizada por sinovite periférica e por diversas manifestações extra-articulares, evidenciando-se no curso progressivo, deformidades decorrentes da lassidão ou ruptura dos tendões e das erosões articulares. Essas manifestações infere:
Em clínica médica é muito comum observar a hiperventilação neurogênica central. Sendo assim, qual das alternativas abaixo está associada ao nível da lesão:
Sabendo dos protocolos para tratamento de síndromes, indique o atual tratamento padrão das síndromes mielodisplásicas:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...