Lista completa de Questões de Medicina do ano 2017 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Na anemia de doença crônica, a anemia tem como causa os efeitos inibitórios das citocinas inflamatórias. A interleucina-6 (IL-6) tem papel central porque age estimulando a produção de hepcidina pelos hepatócitos. A ação da hepcidina consiste em:
Os pacientes portadores de HPN (hemoglobinúria paroxística noturna) que serão submetidos a tratamento com eculizumab devem ser vacinados contra:
Paciente feminina, 30 anos de idade, com história de abortos de repetição e trombose venosa profunda, é encaminhada a um serviço de hematologia para esclarecimento diagnóstico. O teste de coagulação mais específico para o diagnóstico do caso descrito é o:
A gravidez é um estado trombofílico temporário. O risco trombótico que ocorre durante a gravidez está relacionado a:
A deficiência do fator XIII leva à formação de coágulos sanguíneos instáveis e susceptíveis à degradação pela plasmina. Como resultado dessas alterações, os indivíduos acometidos têm tendência a sangramentos. Uma ocorrência mais frequente nessa deficiência, quando comparada com outras coagulopatias hereditárias, é:
Paciente feminina, 20 anos de idade, apresenta história de menorragia, epistaxe, sangramento gengival e episódios repetidos de hemartrose. Exame físico indica artropatia grave em joelhos. O estudo da coagulação revela PTTa normal e TAP prolongado. Os dados clínicos e os resultados dos testes de coagulação sugerem o diagnóstico de:
A deficiência de folato pode ser um risco adquirido para trombose venosa. Nessa deficiência, o mecanismo responsável pelo estado de hipercoagulabilidade é o aumento sérico de:
A cola de fibrina tem sido utilizada como terapia adjuvante ao fator VIII em pacientes hemofílicos. Os constituintes da cola de fibrina responsáveis pelos efeitos hemostáticos são as seguintes proteínas da coagulação:
O grupo D do feto pode ser determinado no pré-natal pela reação em cadeia da polimerase (PCR), amplificando a região do DNA fetal que codifica o RHD. O método preferido, de menor risco para o feto e com menor risco de hemorragia transplacentária, é o que utiliza:
A presença de anticorpos anti-A1 no soro de indivíduos dos grupos A2 ou A2B pode ser causa de discrepância entre as provas direta e inversa. Nesse caso, os indivíduos do grupo A2 são classificados na prova inversa como:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...